Olá, sou Bruna. Nesses dias passei por grande período de stress só que agora que o stress foi, eu es

20 respostas
Ola. Nesses dias passei por grande período de stress só que agora que o stress foi, eu estou completamente apática, não tô conseguindo sentir nenhuma emoção e tô parecendo um robô, vivendo e sentindo nada. Será que meus sentimentos vão voltar com o tempo??
 Augusta Olivério
Psicólogo
São Paulo
Olá, boa tarde! Sim, o stress emocional, quando muito intenso, pode realmente trazer a sensação de esgotamento emocional, que na prática é exatamente o que você relata sentir - falta de emoção. É como se esvazeassemos nossa cota emocional. Faça uma avaliação à respeito do ocorrido e verifique se ainda ficou alguma mágoa ou qualquer outro sentimento em relação ao ocorrido. Certifique-se de que você manifestou tudo aquilo que pensou e sentiu em relação ao ocorrido, nada mais ficou guardado. Procure relaxar, meditar e se cercar de coisas que costumavam te fazer feliz. Deixe suas emoções fluírem por elas mesmas. Aos poucos você vai preenchendo sua "cota" emocional novamente. M é preciso respeitar seu tempo, pois as emoções voltarão aos poucos. Seja paciente e tudo ficará bem. Boa sorte!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Érica Ribeiro Marques
Psicólogo, Psicopedagogo
Niterói
Sim! Costuma ser desse jeito. Mas procure uma ajuda psicológica e fale a respeito. Estou a disposição.
 Ricardo C. Koury
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá, normalmente depois de muito estresse, nossa mente ainda tem algumas lembranças sobre o que aconteceu e, estas lembranças, podem vir recheadas de emoções. Porém, pode acontecer justamente o oposto, que é esta apatia que está sentindo. Não se preocupe! A prática da psicoterapia poderá lhe auxiliar bem nesta e em outras questões que podem surgir. Fique à vontade para entrar em contato. Bom caminho...
 Milena Fiorini
Psicólogo
Florianópolis
Olá! No momento em que estamos passando por um forte estresse, é possível e normal não percebermos as emoções e os sentimentos envolvidos na situação, dada a demanda do contexto que nos exige agir de forma rápida e intensa. Porém, pode acontecer que após a passagem dessa fase crítica, o organismo apresente reações tanto fisiológicas quanto psicológicas, que podem se manifestar de diversas formas. Ajudaria muito se você iniciasse um tratamento psicológico a fim de conseguir processar melhorar os acontecimentos, entrar em contato com as emoções e os sentimentos que permearam o evento e, por fim, encontrar estratégias para melhorar. Fico à disposição!
Olá, é bem provável que seus sentimentos voltem sim. Como você passou por uma situação de estresse elevado, agora que acabou, seu organismo vai para o outro extremo, o que lhe da essa sensação de que está sem emoções. Mas com o tempo vai voltando ao equilíbrio. Busque fazer atividades que sejam prazerosas e que você possa relaxar. Caso, após um tempo, não se sinta melhor, aconselho a buscar ajuda profissional.
Dra. Mariana Ozório
Psicólogo, Psicanalista
Belo Horizonte
Olá, espero que esteja melhor agora! Em situações de estresse muito agudas é comum o esgotamento emocional profundo. Com o passar dos dias o equilíbrio se reestabelecerá. Porém recomendo que procure um profissional especializado da área de Psicologia, para que possa conversar e lidar melhor com as situações de estresse e com os seus sentimentos! Coloco-me à disposição! Abçs,
Te convidamos para uma consulta: Psicanálise - R$ 120
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Dra. Cristina Monteiro
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Olá! O que você está descrevendo é o que denominamos "piloto automático". Quando isso acontece, é mais fácil ficarmos desatentos ao que acontece interna e externamente. Além disso, também facilmente entrarmos em contato com nossos estados mentais automáticos negativos, que nos conduzem rapidamente a transtornos mentais como ansiedade e depressão. Sugiro que procure um psicólogo para sair mais eficazmente dessa situação. Qualquer dúvida, estou à disposição.
Dra. Andressa Zirretta
Psicólogo
Balneário Camboriú
Olá! O mais importante é voce buscar um atendimento psicologico para entender o que aconteceu com voce nesse periodo, o que causou tudo isso... pois se tem sintoma, tem uma causa também... embora ja tenha passado o nivel de estresse alto e agora tenha chegado o relaxamento.... é necessario que vc encontre o conflito biologico que te levou a sentir tudo isso.
Espero ter ajudado. Att,
 Andréa Macagnani
Psicólogo
Maringá
Olá! O stress pode provocar muitos sintomas e desregular nossas emoções. E diante de emoções intensas ou fortes pode ocorrer esse anestesiamento. A psicoterapia pode te ajudar a entender melhor as suas emoções e também a expressá-las de forma saudável, que te ajude. Fico à disposição! Um abraço!
Bom dia.
O stress é a consequência de como avaliamos a situação. Para algumas pessoas não há stress e para outras, sim.
Procure um psicólogo cognitivo-comportamental para lhe ajudar a identificar suas exigências/ crenças que a leva a tal esgotamento emocional
 Weslley Sá Farias
Psicólogo, Psicanalista
Aracaju
Depende da natureza da situação estressora pela qual você passou, se ela tiver causado um episódio de burnout, provavelmente, você voltará a sentir suas emoções depois do necessário descanso, porém, se tal situação estressora tiver te pressionado a criar uma barreira para você deixar de sentir suas emoções, elas não retornarão tão clara e espontaneamente assim, será necessário iniciar uma análise com um psicanalista.
 Stephanie Von Wurmb Helrighel
Psicólogo, Psicanalista
Porto Alegre
Oi querida, boa noite.
Certamente o que você descreve parece uma reação aguda ao estresse (situação traumática). A verdade é que você ainda está processando todos os efeitos deste evento e a sua psiquê está tentando te proteger, da maneira que pode no momento, afastando suas emoções da sua percepção na tentativa de evitar um colapso, ou talvez já em um (vai depender da intensidade desse sintoma, dentre outras questões).
Isso não significa que você as perdeu, mas significa que você perdeu a capacidade de senti-las momentaneamente. Indico que procures um profissional psicólogo, em psicoterapia vocês poderão processar isso juntos até encontrar a melhor forma de elaboração.
Fico à disposição caso deseje iniciar esse processo comigo. Grande abraço.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 210
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Dra. Carolina Coloda
Psicólogo
Guarapuava
As consequências do estresse podem afetar tanto o bem-estar físico quanto o mental. Quando o estresse se torna intenso e frequente, pode desencadear uma série de efeitos negativos no corpo e na mente. Alguns dos prejuízos à saúde associados ao estresse incluem:

1. Problemas cardiovasculares, como aumento da pressão arterial e risco de doenças cardíacas.
2. Distúrbios gastrointestinais, como gastrite, úlceras e síndrome do intestino irritável.
3. Comprometimento do sistema imunológico, tornando a pessoa mais suscetível a infecções.
4. Dores de cabeça frequentes e tensão muscular.
5. Distúrbios do sono, insônia e fadiga crônica.
6. Aumento do risco de desenvolver ansiedade e depressão.

Além disso, o estresse prolongado também pode impactar negativamente o comportamento, levando a hábitos pouco saudáveis, como alimentação desequilibrada, consumo excessivo de álcool e tabagismo.

Para prevenir as consequências negativas do estresse, é essencial adotar estratégias de gerenciamento do estresse, como a prática regular de exercícios físicos, técnicas de relaxamento, meditação e busca por atividades prazerosas que ajudem a aliviar a tensão emocional.

Se quiser saber mais sobre como lidar com o estresse ou precisar de apoio para cuidar da sua saúde mental, estou aqui para ajudar!
Dra. Diana Rugeles
Psicólogo
Niterói
Como vai?
É compreensível que após um período de grande estresse, você possa se sentir emocionalmente esgotado e apático. O esgotamento emocional pode se manifestar de diferentes formas, incluindo a sensação de estar desconectado das emoções ou sentir-se "vazio" por dentro.

A boa notícia é que muitas pessoas experimentam uma recuperação gradual após períodos de estresse intenso. À medida que você se afasta das fontes de estresse e permite-se descansar e se recuperar, é possível que seus sentimentos comecem a retornar gradualmente.

No entanto, se você está preocupado com a persistência da apatia ou se ela está interferindo significativamente em sua vida cotidiana, pode ser útil procurar apoio de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra. Eles podem ajudar a entender melhor suas emoções, desenvolver estratégias para lidar com o esgotamento emocional e fornecer suporte durante esse período de recuperação. Te desejo um feliz dia!!
@psicologia.veredas


 Icaro Munhoz Rizieri
Psicólogo
Franca
Nossas emoções são determinadas por diversos fatores inibitórios (CONTROLADORES). Quando somos expostos a tensões extremas nosso organismo tenta a todo custo equilibrar nosso sistema para continuar funcionando, ainda que tenha que inibir diversas emoções. Depois de sofrer a tensão, seu organismo não reconhece a pausa e reage como se ainda tivesse que lidar com um grande estresse e INIBE DIVERSAS EMOÇÕES para poder continuar operando, podendo ser uma das causas dessa sensação de não estar sentindo nada. Exemplos disso são profissões de risco como de caminhoneiros que precisam ficar acordados por longos períodos de tempo, forçando o organismo a inibir as sensações que sensibilizam ao sono, causando diversos problemas de controle emocional e falta de sono. Muitas vezes, mas não exclusivamente, expondo esses trabalhadores a optar por uso de medicamentos e álcool para regular os períodos de sono. Práticas de relaxamento, terapia e meditação podem ajudar a regular seu sistema inibitório para que você consiga regular seu estado emocional.
 Thais Brasil Vicari
Psicólogo
Osasco
Olá!
O que você está descrevendo pode acontecer após um período intenso de estresse. Quando passamos por um grande estresse, o nosso corpo e a nossa mente entram em um estado de alerta constante, e, depois que o estresse diminui, é comum sentir-se emocionalmente esgotado e até apático. Essa sensação de estar 'desligado' ou de não conseguir sentir emoções pode ser uma resposta natural ao desgaste emocional que você experimentou, pois vivenciou um momento de muito desgaste emocional.
A boa notícia é que sim, seus sentimentos podem voltar com o tempo. Trabalhar com um terapeuta pode te ajudar a acelerar esse processo, identificando estratégias para reconectar-se com suas emoções e gradualmente reintroduzir atividades e pensamentos que promovam um maior senso de vitalidade. É importante dar tempo a si mesma para se recuperar, mas, se essa apatia persistir, buscar apoio profissional pode ser muito benéfico para te ajudar a se reequilibrar emocionalmente.
Se cuidar e dar atenção aos seus sentimentos e emoções é fundamental nesse momento. Com o suporte adequado, você pode voltar a sentir suas emoções de forma mais plena e saudável, com isso gerenciando melhor esses momentos de estresse.
Fico a disposição!
Dr. Rafael Peixoto
Psicólogo, Terapeuta complementar
Petrópolis
Obrigado pela sua pergunta! Sob a luz da Psicologia, o que você está vivenciando pode estar relacionado a um estado de esgotamento emocional ou dissociação, comum após períodos intensos de estresse. De acordo com o DSM-5, esses sintomas podem ocorrer em quadros como Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) ou Transtornos Depressivos, nos quais o cérebro pode entrar em um “modo de proteção”, bloqueando emoções como forma de lidar com a sobrecarga.

A Terapia Cognitivo-Comportamental e a Terapia do Esquema ajudam a identificar e ressignificar pensamentos e comportamentos que mantêm essa apatia. Já a Hipnose Clínica pode ser útil para acessar memórias emocionais e desbloquear sentimentos reprimidos, promovendo maior equilíbrio.

Evite a automedicação, pois pode agravar os sintomas. Conte comigo para orientá-la nesse processo terapêutico e ajudá-la a redescobrir suas emoções de forma segura.
 Aurilene Recco Silva
Psicólogo
Dourados
Sinto muito que você esteja passando por essa sensação de apatia. O estresse intenso pode, de fato, afetar nosso estado emocional de forma profunda, e, em alguns casos, pode levar a um período de desconexão ou entorpecimento emocional como uma forma de proteção do nosso organismo. Isso pode fazer com que você se sinta como se estivesse "vivendo no automático", sem conseguir acessar suas emoções de maneira plena.

É possível que, com o tempo, à medida que você se recupera do estresse e encontra formas de se reconectar consigo mesma, seus sentimentos voltem a fluir. No entanto, é importante ter paciência com esse processo. Se essa apatia persistir ou começar a afetar ainda mais sua qualidade de vida, buscar apoio psicoterapêutico pode ser um passo importante. A psicoterapia pode ajudar a explorar essas sensações e ajudá-la a reencontrar suas emoções, além de fornecer ferramentas para lidar com o estresse de forma mais saudável no futuro.

Seus sentimentos podem voltar, mas dar-se permissão para passar por esse momento de forma acolhedora e buscar ajuda, se necessário, pode acelerar esse processo de reconexão.
 Helio Martins
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Olá, tudo bem?

O que você está sentindo faz muito sentido. Depois de um período intenso de estresse, o cérebro pode entrar em um estado de "desligamento emocional" como uma forma de proteção. É como se ele tivesse gasto tanta energia lidando com a sobrecarga que, agora, estivesse tentando se recuperar, economizando recursos. Essa apatia pode ser temporária e tende a melhorar com o tempo, mas também é um sinal de que seu corpo e sua mente precisam de descanso e regulação.

Do ponto de vista da neurociência, o estresse crônico pode levar a um aumento no nível de cortisol, que, quando prolongado, afeta áreas do cérebro responsáveis pelas emoções, como o sistema límbico. Isso pode resultar em um estado de embotamento emocional, no qual sentimentos positivos e negativos parecem distantes ou até inacessíveis. É como se o cérebro tivesse entrado em um "modo de economia de energia", priorizando apenas funções básicas enquanto se recupera do desgaste.

Talvez valha refletir: o que você tem feito para se permitir essa recuperação? Como tem sido seu sono, alimentação e momentos de descanso? E se, ao invés de se preocupar em sentir algo agora, você se desse um pouco de tempo e espaço para simplesmente ser, sem cobranças?

Os sentimentos tendem a voltar conforme o cérebro se reorganiza e encontra um novo equilíbrio, mas se essa sensação de apatia persistir por muito tempo ou vier acompanhada de outros sintomas, como desinteresse total pela vida, pode ser um sinal de que algo mais profundo precisa ser olhado. Se quiser explorar isso melhor, estou à disposição.
Boa noite,
Pelo seu relato, você deve ter passado por um estresse por um período longo. Quando seu corpo e sua mente passaram por um desgaste é possível que você crie uma forma de proteção, e você experimente uma espécie de desconexão emocional, onde vc se sente desconectado de suas próprias emoções como você estivesse vivendo no piloto automático. embora isso seja seja desconfortável e angustiante é um mecanismo de defesa do seu organismo e na maioria dos casos com o tempo e devido apoito as emoções voltam se reconectar.
abraços

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.