Olá, sou Bruna. Nesses dias passei por grande período de stress só que agora que o stress foi, eu es

14 respostas
Ola. Nesses dias passei por grande período de stress só que agora que o stress foi, eu estou completamente apática, não tô conseguindo sentir nenhuma emoção e tô parecendo um robô, vivendo e sentindo nada. Será que meus sentimentos vão voltar com o tempo??
Olá, boa tarde! Sim, o stress emocional, quando muito intenso, pode realmente trazer a sensação de esgotamento emocional, que na prática é exatamente o que você relata sentir - falta de emoção. É como se esvazeassemos nossa cota emocional. Faça uma avaliação à respeito do ocorrido e verifique se ainda ficou alguma mágoa ou qualquer outro sentimento em relação ao ocorrido. Certifique-se de que você manifestou tudo aquilo que pensou e sentiu em relação ao ocorrido, nada mais ficou guardado. Procure relaxar, meditar e se cercar de coisas que costumavam te fazer feliz. Deixe suas emoções fluírem por elas mesmas. Aos poucos você vai preenchendo sua "cota" emocional novamente. M é preciso respeitar seu tempo, pois as emoções voltarão aos poucos. Seja paciente e tudo ficará bem. Boa sorte!

Sim! Costuma ser desse jeito. Mas procure uma ajuda psicológica e fale a respeito. Estou a disposição.
Olá, normalmente depois de muito estresse, nossa mente ainda tem algumas lembranças sobre o que aconteceu e, estas lembranças, podem vir recheadas de emoções. Porém, pode acontecer justamente o oposto, que é esta apatia que está sentindo. Não se preocupe! A prática da psicoterapia poderá lhe auxiliar bem nesta e em outras questões que podem surgir. Fique à vontade para entrar em contato. Bom caminho...
Olá! No momento em que estamos passando por um forte estresse, é possível e normal não percebermos as emoções e os sentimentos envolvidos na situação, dada a demanda do contexto que nos exige agir de forma rápida e intensa. Porém, pode acontecer que após a passagem dessa fase crítica, o organismo apresente reações tanto fisiológicas quanto psicológicas, que podem se manifestar de diversas formas. Ajudaria muito se você iniciasse um tratamento psicológico a fim de conseguir processar melhorar os acontecimentos, entrar em contato com as emoções e os sentimentos que permearam o evento e, por fim, encontrar estratégias para melhorar. Fico à disposição!
Olá, é bem provável que seus sentimentos voltem sim. Como você passou por uma situação de estresse elevado, agora que acabou, seu organismo vai para o outro extremo, o que lhe da essa sensação de que está sem emoções. Mas com o tempo vai voltando ao equilíbrio. Busque fazer atividades que sejam prazerosas e que você possa relaxar. Caso, após um tempo, não se sinta melhor, aconselho a buscar ajuda profissional.
Olá, espero que esteja melhor agora! Em situações de estresse muito agudas é comum o esgotamento emocional profundo. Com o passar dos dias o equilíbrio se reestabelecerá. Porém recomendo que procure um profissional especializado da área de Psicologia, para que possa conversar e lidar melhor com as situações de estresse e com os seus sentimentos! Coloco-me à disposição! Abçs,
Te convidamos para uma consulta: Psicanálise - R$ 120
Olá! O que você está descrevendo é o que denominamos "piloto automático". Quando isso acontece, é mais fácil ficarmos desatentos ao que acontece interna e externamente. Além disso, também facilmente entrarmos em contato com nossos estados mentais automáticos negativos, que nos conduzem rapidamente a transtornos mentais como ansiedade e depressão. Sugiro que procure um psicólogo para sair mais eficazmente dessa situação. Qualquer dúvida, estou à disposição.
Olá! O mais importante é voce buscar um atendimento psicologico para entender o que aconteceu com voce nesse periodo, o que causou tudo isso... pois se tem sintoma, tem uma causa também... embora ja tenha passado o nivel de estresse alto e agora tenha chegado o relaxamento.... é necessario que vc encontre o conflito biologico que te levou a sentir tudo isso.
Espero ter ajudado. Att,
Olá! O stress pode provocar muitos sintomas e desregular nossas emoções. E diante de emoções intensas ou fortes pode ocorrer esse anestesiamento. A psicoterapia pode te ajudar a entender melhor as suas emoções e também a expressá-las de forma saudável, que te ajude. Fico à disposição! Um abraço!
Bom dia.
O stress é a consequência de como avaliamos a situação. Para algumas pessoas não há stress e para outras, sim.
Procure um psicólogo cognitivo-comportamental para lhe ajudar a identificar suas exigências/ crenças que a leva a tal esgotamento emocional
Depende da natureza da situação estressora pela qual você passou, se ela tiver causado um episódio de burnout, provavelmente, você voltará a sentir suas emoções depois do necessário descanso, porém, se tal situação estressora tiver te pressionado a criar uma barreira para você deixar de sentir suas emoções, elas não retornarão tão clara e espontaneamente assim, será necessário iniciar uma análise com um psicanalista.
Oi querida, boa noite.
Certamente o que você descreve parece uma reação aguda ao estresse (situação traumática). A verdade é que você ainda está processando todos os efeitos deste evento e a sua psiquê está tentando te proteger, da maneira que pode no momento, afastando suas emoções da sua percepção na tentativa de evitar um colapso, ou talvez já em um (vai depender da intensidade desse sintoma, dentre outras questões).
Isso não significa que você as perdeu, mas significa que você perdeu a capacidade de senti-las momentaneamente. Indico que procures um profissional psicólogo, em psicoterapia vocês poderão processar isso juntos até encontrar a melhor forma de elaboração.
Fico à disposição caso deseje iniciar esse processo comigo. Grande abraço.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 210
As consequências do estresse podem afetar tanto o bem-estar físico quanto o mental. Quando o estresse se torna intenso e frequente, pode desencadear uma série de efeitos negativos no corpo e na mente. Alguns dos prejuízos à saúde associados ao estresse incluem:

1. Problemas cardiovasculares, como aumento da pressão arterial e risco de doenças cardíacas.
2. Distúrbios gastrointestinais, como gastrite, úlceras e síndrome do intestino irritável.
3. Comprometimento do sistema imunológico, tornando a pessoa mais suscetível a infecções.
4. Dores de cabeça frequentes e tensão muscular.
5. Distúrbios do sono, insônia e fadiga crônica.
6. Aumento do risco de desenvolver ansiedade e depressão.

Além disso, o estresse prolongado também pode impactar negativamente o comportamento, levando a hábitos pouco saudáveis, como alimentação desequilibrada, consumo excessivo de álcool e tabagismo.

Para prevenir as consequências negativas do estresse, é essencial adotar estratégias de gerenciamento do estresse, como a prática regular de exercícios físicos, técnicas de relaxamento, meditação e busca por atividades prazerosas que ajudem a aliviar a tensão emocional.

Se quiser saber mais sobre como lidar com o estresse ou precisar de apoio para cuidar da sua saúde mental, estou aqui para ajudar!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Como vai?
É compreensível que após um período de grande estresse, você possa se sentir emocionalmente esgotado e apático. O esgotamento emocional pode se manifestar de diferentes formas, incluindo a sensação de estar desconectado das emoções ou sentir-se "vazio" por dentro.

A boa notícia é que muitas pessoas experimentam uma recuperação gradual após períodos de estresse intenso. À medida que você se afasta das fontes de estresse e permite-se descansar e se recuperar, é possível que seus sentimentos comecem a retornar gradualmente.

No entanto, se você está preocupado com a persistência da apatia ou se ela está interferindo significativamente em sua vida cotidiana, pode ser útil procurar apoio de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra. Eles podem ajudar a entender melhor suas emoções, desenvolver estratégias para lidar com o esgotamento emocional e fornecer suporte durante esse período de recuperação. Te desejo um feliz dia!!
@psicologia.veredas

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!