Olá sou mãe de um jovem de 17 anos, com síndrome de Asperger. Uma única consulta quando ele tinha

5 respostas
Olá sou mãe de um jovem de 17 anos, com síndrome de Asperger. Uma única consulta quando ele tinha 6anos, após alguns testes e questionário, falou me da SA. Nunca mais procurei ajuda profissional , porém leio muito sobre o assunto na internet. Porém estou achando ele sem perspectiva devo procurar?
Olá. Sugiro que procure ajuda de um psicólogo clínico, preferencialmente que atue com abordagem comportamental. Esta Síndrome está hoje associada a uma forma branda do autismo, identificada como Transtorno do Espectro do Autismo. Os sintomas apresentados estão ligados a dificuldades de se relacionar, déficits de comunicação e aprendizados etc. Este profissional poderá ajudar a encontrar perspectivas e adequação para os possíveis desafios. Tente e seja feliz.

Como o colega disse, uma ajuda especializada de um psicologo clinico seria o ideal.
O Asperger é considerado autismo de alto rendimento e por isso acredito que com estimulo e tratamento adequado as respostas podem ser positivas.
Acredito que deve ter acontecido algo que justificasse você e ele ficarem sem apoio, desde o período do diagnóstico até hoje, mas suponho que ele esteja demonstrando através do "estar sem perspectiva" que a ajuda agora é muito importante. Apesar dele ter uma síndrome, a qualidade de vida dele poderá ser melhorada, após um acompanhamento psicológico adequado, pois provavelmente ele terá condições de aprender novas formas de lidar com os relacionamentos e com a vida. Busque ajuda e entenda que por mais que você estude sobre o assunto, é diferente e mais eficiente aceitar ajuda de um profissional com experiência prática nesta área e com mais condições para ajudá-lo e você também, para aprender lidar com esta situação.
Boa tarde, seria importante a procura por um psicoterapeuta especializado nesta área, pois poderia te ajudar assim como a teu filho. Principalmente nesta etapa de escolha profissional, aonde ele começa a ter uma exigência maior do mundo externo. Acredito que um acompanhamento diminuiria seus sintomas e ajudaria a aprender estratégias para usá-las nos seu dia a dia. Um abraço
Seria interessante que ele fizesse psicorerapia com um psicologo comportamentalista. Necessita descobrir quais são suas habilidades, trabalhar seus deficits para ter uma vida funcional.