olá, tenho 18 anos e mais ou menos 2 anos eu passei por um trauma que foi ver uma pessoa infartar. a

13 respostas
olá, tenho 18 anos e mais ou menos 2 anos eu passei por um trauma que foi ver uma pessoa infartar. a forma como tudo aconteceu muito rápido me assustou e eu comecei a achar que isso ia acontecer comigo também, fiquei com isso na cabeça e comecei a sentir todos os sintomas, já fui ao cardio duas vezes já fiz todos os exames e os médicos sempre falam que meu coração tá perfeito e não tenho nenhum problema, sou nova pra pensar nisso. são dias e dias, as vezes tô tranquila, as vezes me dá as crises. Qual o melhor tratamento pra mim ?
Olá, Bom dia! Pelo seu relato, entendo que passou por uma situação traumática - assisitir a um infarto - e que não consegue lidar com a ideia de finitude que a situação levantou. O medo de morte é o mais temido e, curiosamente, o único que certamente acontecerá. Acontece que viver a vida "aguardando" ou tentando adivinhar esse momento a torna sofrida e aflitiva. Esse é o seu caso, um trauma que lhe gera ansiedade extrema, afetando sua vida e sua integridade física inclusive. Uma psicoterapia interventiva seria muito positiva para você, para que você trabalhe esse medo, esse temor, e consiga retomar sua vida normal.

Olá tudo bem? Assistir a um evento como esse pode ser muito traumático, pois não sabemos o que fazer e nos sentimos impotentes diante da morte de alguém ou da nossa própria. Possivelmente, os sintomas que o levam a pensar que vai morrer também, estão relacionados a sua experiência e a forma como você enxerga a morte, e imagino que esteja lhe trazendo sofrimento. A psicoterapia é um tratamento bastante eficiente para lidar com esses traumas e vai lhe ajudar a compreender os aspectos relacionados a essa situação.
Um grande abraço
Olá! Percebo a angústia no seu relato, vivenciar uma situação-limite nos faz questionar muitas coisas, e por vezes é uma experiência que deixa marcas profundas, não é? Antes de tudo, te aconselho a buscar atendimento psicológico para que possa olhar para essa situação e também avaliar a possibilidade de acompanhamento medicamentoso, um trabalho conjunto com a psiquiatria. A psicoterapia não tem o poder de mudar ou te fazer esquecer o que aconteceu, mas pode te ajudar a vincular essa vivência a sua história. Assim, diluindo essa experiência na linguagem, no pensamento e no fluxo da vida, a psicoterapia pode te ajudar a dar um sentido a esta vivência, para que assim ela não fique apenas cristalizada nestes sintomas que têm te acometido.
Olá. Sinto muito pela sua dor! Vivenciar esse tipo de situação tende a causar grande sofrimento se nao for olhada com a atenção que merece. Não é uma situação simples, portanto a sua mente tambem não deve ter entendido como uma situação simples. Quando há sintomas fisicos causados por sintomas emocionais, chamamos de somatização, que nada mais é que o corpo respondendo a algo que a mente não conseguiu elaborar. O melhor tratamento é sempre com psicoterapia, para conseguir ressignificar esse momento e entender os motivos que não te deixaram elaborar o acontecimento de outra forma.
Olá! É realmente muito difícil passar por uma situação como essa que você vivenciou. Nessas horas, percebemos o quanto podemos ser frágeis e que de repente as coisas podem mudar de uma hora para outra. Essa percepção costuma gerar angústia, medo, ansiedade. Todos sabemos que não temos controle de tudo. Mas quando algo nos tira o chão, podemos ter dificuldade para levar a vida de forma leve. Sugiro que você procure um profissional de psicologia para te ajudar a superar essa experiência. Você terá ajuda para refletir e compreender seus sentimentos e pensamentos, e aprender a lidar com tudo o que essa situação despertou em você. Um grande abraço!
Oi, como vai? Não acredito que exista o melhor tratamento, mas sim uma relação de empatia com o profissional que irá lhe atender. Isto ajudará muito no seu desenvolvimento na psicoterapia. Siga sua intuição e faça uma boa escolha! Não se preocupe tanto pois o que você está sentindo, muito influenciada ainda pelo fato que aconteceu, é transitório e pode ser diluído com as sessões. Se precisar, estou a disposição! Bom caminho...
Ola! Pelo seu relato, voce se assustou demais ao ver uma pessoa infartar e isso fez com que seu cerebro se colocasse no lugar do infartado e apartir daí voce passou a sentir medo (pânico) de infartar tb..pois deve ter acontecido em um dia comum, num lugar comum, enfim... te aconselho a buscar hipnoterapia para lhe ajudar a superar esse trauma.
Um acompanhamento psicológico pode te ajudar bastante no entendimento desta questão, modificação da maneira como está recebendo e reagindo a esta informação.
Possivelmente você está passando por um estresse pós traumático, pois o ocorrido foi bastante significativo para você.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 180
Para casos sobre trauma é muito indicado psicoterpia EMDR.
Olá! Imagino como essa situação tenha sido muita traumática mesmo. Você pode estar vivenciando o estresse pós-traumático (TEPT) que é um distúrbio de ansiedade que se manifesta em decorrência de o portador ter sofridos experiências de atos violentos ou de situações traumáticas. Para confirmar esse fato, sugiro que procure ajuda psicológica, será feito um diagnóstico correto. Espero ter ajudado!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 190
Olá! Obrigado por compartilhar sua história conosco. Parece que você tem lidado com ansiedade e medo devido a um evento traumático que ocorreu há cerca de dois anos. Isso pode ser muito difícil de lidar sozinho, mas saiba que a ajuda profissional pode ser muito útil para você.

Eu sugiro que você busque um psicólogo para ajudá-lo a entender e lidar com esses sintomas. O tratamento para ansiedade pode envolver terapia cognitivo-comportamental, que pode ajudá-lo a desafiar e mudar seus padrões de pensamento negativos, aprender habilidades de relaxamento e desenvolver estratégias para lidar com situações desencadeadoras.

Além disso, um psicólogo também pode ajudá-lo a entender seus medos e preocupações e trabalhar com você para encontrar maneiras de enfrentá-los. Eles podem ajudá-lo a desenvolver habilidades para lidar com as crises de ansiedade quando elas acontecem, para que você possa lidar melhor com elas.

Não tenha medo de procurar ajuda. Falar com um profissional pode ser o primeiro passo para superar seus medos e ansiedades e retomar o controle de sua vida. Lembre-se de que você não está sozinho e há pessoas dispostas a ajudá-lo.
Olá! Acredito que a psicoterapia pode te ajudar bastante compreender e a reduzir a intensidade dessas sensações de medo, ansiedade e sofrimento por conta deste trauma que sempre retorna.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
olá, como vai?
Lamento muito pelo trauma que você vivenciou e pelos sintomas de ansiedade que têm enfrentado desde então. É comum que experiências traumáticas, como testemunhar uma situação de infarto, desencadeiem preocupações e sintomas de ansiedade em relação à própria saúde.

Com base no que você descreveu, parece que você está lidando com um transtorno de ansiedade pós traumático. Aqui estão algumas opções de tratamento que podem ajudar:

Terapia cognitivo-comportamental (TCC): A TCC é uma abordagem terapêutica eficaz para o tratamento da ansiedade relacionada à saúde. Um psicólogo treinado pode ajudá-lo a identificar e desafiar pensamentos irracionais sobre sua saúde, bem como desenvolver estratégias para enfrentar seus medos e reduzir a ansiedade.
Mindfulness e meditação: Práticas de mindfulness e meditação podem ajudar a acalmar sua mente e reduzir a ansiedade. Essas técnicas ensinam a focar sua atenção no momento presente, em vez de se preocupar com o futuro ou com possíveis problemas de saúde.
Exercícios de relaxamento: Aprender técnicas de relaxamento, como respiração profunda, relaxamento muscular progressivo ou imaginação guiada, pode ajudar a aliviar a ansiedade e os sintomas físicos associados.
Apoio social: Busque apoio de amigos, familiares ou grupos de apoio que possam oferecer compreensão e encorajamento durante esse período desafiador.
É importante lembrar que o tratamento da ansiedade relacionada à saúde pode levar tempo e esforço, mas com apoio e dedicação, é possível reduzir a intensidade dos sintomas e recuperar uma melhor qualidade de vida. Se você estiver enfrentando dificuldades significativas para lidar com sua ansiedade, não hesite em buscar ajuda profissional de um psicólogo ou psiquiatra. Eles podem ajudá-lo a encontrar o melhor plano de tratamento para suas necessidades específicas. Te desejo um feliz dia!
@psicologia.veredas

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!