Olá. Tenho 49 anos, mulher. Faço academia fazem mais de 10 anos, corrida (provas de 21km) e pedais p

1 respostas
Olá. Tenho 49 anos, mulher. Faço academia fazem mais de 10 anos, corrida (provas de 21km) e pedais provas curtas e endurance. Porém extrassistoles que eu sentia esporadicamente, uma ou duas por mês no máximo, de um dia para outro passaram a uma média de 700 em 24 horas. Hoje tomo Concor 2,5 o que controla perfeitamente. Porém minha capacidade aeróbia foi para o espaço (fui avisada que aconteceria). Não esperava que fosse tão drástico a ponto de correr 2km e ter que parar para recuperar e retomar o treino. Isso é muito frustrante e já começo a ter sinais de depressão. Li sobre ablação quem sabe é minha esperança. Extrassistoles Ventriculares monomorficas. Grata

Olá. Primeiramente, é importante reconhecer sua dedicação à atividade física e como isso é benéfico para a saúde geral. No entanto, compreendo sua frustração com a mudança na capacidade aeróbica após o início do tratamento com Concor (bisoprolol), um betabloqueador.

Os betabloqueadores, como o Concor, são comumente utilizados no tratamento de arritmias cardíacas, como extrassístoles ventriculares, pois reduzem a frequência cardíaca e a demanda de oxigênio do coração. Isso pode resultar em uma diminuição da capacidade de exercício aeróbico, como você descreveu.

A ablação cardíaca é um procedimento que pode ser considerado para o tratamento de arritmias, incluindo extrassístoles ventriculares, especialmente em casos onde a medicação não é suficientemente eficaz ou causa efeitos colaterais significativos. Durante a ablação, um cateter é utilizado para identificar e destruir (ablatar) as áreas do coração que estão causando a arritmia.

A decisão de prosseguir com a ablação depende de vários fatores, como a frequência e a gravidade das arritmias, a resposta à medicação atual, e a presença de quaisquer condições cardíacas subjacentes. É importante discutir com seu cardiologista a possibilidade da ablação, seus benefícios potenciais, riscos e como ela pode se encaixar no contexto da sua saúde geral e estilo de vida.

Além disso, é fundamental abordar os sinais de depressão que você mencionou. Mudanças na capacidade de realizar atividades que você gosta podem ter um impacto emocional significativo. É aconselhável conversar sobre isso com seu médico ou um profissional de saúde mental, pois o apoio psicológico pode ser uma parte importante do seu tratamento e bem-estar geral.

Lembre-se de que o manejo de condições cardíacas é um processo contínuo e pode exigir ajustes ao longo do tempo. É importante manter uma comunicação aberta com seus profissionais de saúde e discutir todas as suas preocupações e opções de tratamento disponíveis.