Olá Tenho 54 anos, sexo feminino..meu nível de Vit.D está 72, devo preocuparme. Obrigada Claudia

2 respostas
Olá
Tenho 54 anos, sexo feminino, meu nível de Vit.D está 72, devo preocupar me.
Obrigada
Os níveis ideias de vitamina D são acima de 20 para população saudável até 60 anos e entre 30 -60 para populações de risco como idosos, gestantes, pacientes com osteoporose… acima de 100 há risco de toxicidade e hipercalcemia.

Olá! É ótimo que você esteja atenta aos seus níveis de vitamina D, uma vez que ela desempenha um papel crucial em várias funções do corpo, incluindo a saúde óssea, o funcionamento do sistema imunológico e a regulação do humor. Um nível de vitamina D de 72 ng/mL indica que você está dentro de uma faixa considerada ótima por muitos especialistas em saúde. Geralmente, os níveis de vitamina D são classificados da seguinte forma:

- Deficiência: Menos de 20 ng/mL
- Insuficiência: 20-29 ng/mL
- Suficiência: 30-100 ng/mL
- Potencialmente excessivo: Acima de 100 ng/mL

Com base nessa classificação, seu nível de vitamina D não é motivo de preocupação; na verdade, está em uma faixa que muitos consideram ideal para a maioria das pessoas. Manter níveis adequados de vitamina D é importante para a saúde geral, especialmente para mulheres na faixa etária dos 50 anos, devido ao aumento do risco de osteoporose e outras condições relacionadas à idade.

Na medicina integrativa, além de monitorar os níveis de vitamina D, também consideramos a importância de uma abordagem holística para a saúde. Isso inclui uma dieta balanceada, rica em nutrientes, exposição solar moderada (uma fonte importante de vitamina D), atividade física regular e manejo do estresse. Todos esses fatores contribuem para manter não apenas os níveis adequados de vitamina D, mas também promovem um bem-estar geral.

É importante continuar monitorando seus níveis de vitamina D periodicamente, especialmente se você vive em regiões com pouca luz solar durante certas épocas do ano, ou se você tem condições de saúde que podem afetar a absorção de vitamina D. Além disso, discuta com seu médico sobre a necessidade de continuar suplementando vitamina D, se for o caso, e a dosagem apropriada para suas necessidades individuais.

Lembre-se, a manutenção da saúde é um processo contínuo que envolve uma combinação de cuidados médicos adequados, estilo de vida saudável e atenção às necessidades nutricionais do seu corpo. Se você tiver mais perguntas ou preocupações sobre sua saúde, é sempre aconselhável buscar orientação médica personalizada.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia.