Olá. Tenho ansiedade, depressão e TEPT, possuo suspeitas de tdah mas o que realmente me preocupa é q

14 respostas
Olá. Tenho ansiedade, depressão e TEPT, possuo suspeitas de tdah mas o que realmente me preocupa é que eu também venho apresentando sinais e sintomas de autismo leve e borderline, só que haviam me dito que esses dois transtornos não podem co-existir em uma pessoa, o problema é que as características são bastante claras e apesar da minha terapeuta ainda não ter confirmado, essa suspeita ainda existe. Queria entender isso com clareza se essa comorbidade pode acontecer ou não.
Olá, tudo bem?
Vamos lá esclarecer sua dúvida.
Primeiro quero deixar claro que não estou te dando um diagnóstico, isso leva tempo com um profissional. Mas para você entender, uma pessoa autista ela tem 3 pilares que sustentam o diagnóstico, 1- comprometimento da linguagem, ou seja, dificuldade em entender ironias, duplo sentido, sarcasmo, etc. (além dos casos onde alguns não falam verbalmente, mas se comunicam de outra forma). 2- comprometimento social, ou seja, aquelas pessoas que não conseguem fazer amizades, ou quando fazem não duram muito tempo. 3- comprometimento sensorial/comportamental, ou seja, as estereotipias e comportamentos repetitivos. Este é o autista.
Mas por causa do ambiente, das dificuldades da vida, bulliyngs, etc, o autista pode desenvolver ansiedade, depressão, transtorno de fobia social, tdah, e muitos outros transtornos, que chamamos de comorbidades.
O autismo é um transtorno do desenvolvimento e o borderline é um transtorno de personalidade.
O transtorno de personalidade é multifatorial, ou seja, muitas coisas podem desenvolver esse transtorno.
Então podemos ter um autista com varias comorbidades, inclusive o borderline.
O transtorno é o autismo, e este tem associado outros transtornos.
Agora, autismo e borderline são muito confundidos no momento do diagnóstico.
Converse bastante com o profissional que está lhe atendendo para ter um bom diagnóstico.
Espero ter ajudado, estou a disposição.

Olá! esses diagnósticos citados foram avaliados por um psiquiatra juntamente a um psicólogo ou neuro? é muito importante ter primeiramente um cuidado com relação a isso, a internet e até mesmo o DSM pode nos confundir muitas vezes quanto aos sinais e sintomas de determinados transtornos. Dito isso, é necessário que se realize uma bateria de testes e exames neuropsicológicos e afins, para constatar se realmente existe um indício dessas suspeitas. Não se informe pela internet, pois você pode acabar vendo coisas que apenas te apavore sem necessidade, procure um profissional especialista para que te auxilie nessas dúvidas, e continue no tratamento psicológico. Passar bem ^^
Olá! A comorbidade pode ocorrer sim... O diagnóstico deve ser realizado por um profissional especializado e as vezes pode envolver uma equipe multidisciplinar. Converse com seu terapeuta para que possa esclarecer suas dúvidas.
Boa tarde
Uma boa avaliação psicológica com profissional experiente vai lhe ajudar a identificar o que está passando
Olá!
Esses diagnóstico foram feitos por um psiquiatra?
De qualquer forma me parece que você tem se definido e identificado com tantos transtornos e rótulos e pode estar esquecendo do Ser que você é! Na terapia é importante aprendermos a lidar na prática com os transtornos, de forma que vc seja funcional, porém é super importante olhar para o Ser que vc é para além de qualquer diagnóstico e identificação com eles.
Um Bom Caminho!
Olá! Como você relatou que faz terapia, o adequado é relatar essa sua dúvida para ela. Te dar qualquer possível diagnóstico aqui, sem conhecer sua história de vida é complicado, continue a terapia, terá sua resposta!
Olá! Vejo no seu relato que você tem diagnóstico fechado em ansiedade, TEPT e depressão mas tem dúvidas sobre ter borderline e autismo. Como surgiu essa dúvida? Esses possíveis diagnósticos foi você que procurou?
Cuidado com a procura excessiva de diagnóstico que lhe enquadre, pois isso pode te deixar mais ansioso e confuso. Para ter diagnóstico correto e que venha lhe ajudar na sua jornada de bem-estar, aconselho a procura de um psiquiatra para que ele consiga, junto com sua psicóloga, entender o seu caso.
Mais importante que o diagnóstico é trabalhar em terapia sua qualidade de vida e como os seus pensamentos estão contribuindo para sua saúde mental.
Boa noite, vc tem procurado em alguns lugares os sintomas e tem se identificado?
Ou já tem um diagnóstico? Nesse diagnóstico procurou ler em algum local sobre?
Prefiro não ver meus pacientes como um número, todas as pessoas tem suas próprias escolhas.
É muito vago te responder algo desta forma.
Se já está fazendo psicoterapia, acredito que deva confiar em sua psicoterapeuta é aguardar um pouco
Olá! Você é muito mais que um ou vários diagnósticos. A identificação de uma doença e seu tratamento são muito importantes, claro, mas não conseguem alcançar a complexidade que compõe uma pessoa. Em sua fala você enumera vários diagnósticos e talvez eles estejam pesando muito em sua vida. Converse com o(s) médico(s) que já te acompanha(m) para entender melhor esses processos de adoecimento e procure fazer psicoterapia porque ela poderá ajudar a que você se veja de forma mais ampla e entenda sua complexidade e beleza que vão muito além de diagnósticos.
Olá! Procure um especialista para te avaliar e passar um diagnóstico correto!
Olá! O transtorno de Personalidade Borderline e autismo podem estar presentes na mesma pessoa. Você relata alguns transtornos veja com o profissional que fez a avaliação para fazer um diagnóstico diferencial para avaliar melhor, pois alguns sintomas podem estão presentes em mais de transtorno e assim podem ser confundidos.
bom dia,existem vários traços, que assim denominamos para as características dos comportamentos semelhantes a alguma forma psíquica que venha a ser reconhecida, seja da ordem de transtorno ou da ordem de sintomas mais soltos, como a ansiedade ora vendida como vilã, a ansiedade está presente em todo e qualquer momento de vida, a diferença que certas vezes tal sensação pode ocorrer de forma que não damos conta, e esta ansiedade se "transporta", determinando assim por vezes o reconhecimento de algum transtorno. a forma como aparece e se repete, bem como as associações sobre os fatores seus sociais, influem em uma escuta profissional, vamos agendar suas sessões e melhor captar sobre estes fatos que se assemelham e dirigem seu entendimento sobre várias formas psíquicas " de adoecimento".

me procure no google:

Psicologia Atendimento Clínico. Psicólogo Adelson Paiva.
On-line e Presencial em consultório.( Vila Isabel, Tijuca, Meier, Botafogo)

PS: estou aguardando, até breve,
se cuida , fique bem . !!
Olá. Primeiramente, é importante entender que os transtornos mentais são complexos e podem se sobrepor ou coexistir em uma pessoa. Diagnosticar transtornos mentais com ou sem comorbidades, é uma tarefa que requer tempo. Como você mencionou, você está em contato com uma terapeuta que pode ajudá-lo a explorar essas questões com mais profundidade e fornecer orientação e suporte adequados. Também pode encaminhá-lo a um profissional especializado em avaliação mais aprofundada, neuropsicólogo e a um psiquiatra. Sugiro que fale com os profissionais que são aptos a explicar e medica-lo se necessário. Fazer pesquisas na internet só confundem e aumentam a ansiedade, não confie nessas fontes de pesquisa.
Lembre-se de que você não está sozinho nessa jornada
e que é fundamental cuidar da sua saúde mental e buscar o apoio necessário para gerenciar suas condições da melhor forma possível. Sempre à disposição.
Compreendo o que está passando, mas é muito importante você cuidar da regulação emocional, até para aguardar o momento do diagnóstico. Esse seu comportamento é típico do transtorno de ansiedade. Com um trabalaho de regulação emocional você conseguirá lidar melhor com isso e até sentir-se melhor em esperar o diagnóstico mais tranquilo. Independente de qualquer coisa, poder aprender a lidar co sua ansiedade será o ponto chave para lidar com o diagnóstico e o tratamento a seguir.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!