Olá Tenho muita dor na região da ATM essa dor também existe no ouvido acompanhada de um zumbido be

4 respostas
Olá
Tenho muita dor na região da ATM essa dor também existe no ouvido acompanhada de um zumbido bem forte , perdi quase toda audição deste ouvido , agora sinto tbm um desconforto ao engolir será que isso pode relação ?
Qual seria o melhor tratamento ?
Desde já agradeço se for atendido .
Boa tarde, o zumbido pode ser relacionado sim com a articulação temporo mandibular
Necessitamos de alguns exames e uma avaliação clinica mais detalhada para melhor diagnostico
Obrigado

Olá, para algumas pessoas, quando há Disfunção da ATM (articulação temporomandibular), pode gerar sintomas otológicos como você descreveu.
O tratamento inicia identificando a causa das suas dores. Para isso, consulte um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.
A posição dos dentes durante a mordida pode alterar a posição das ATM, que se localiza muito próximo do ouvido e pressionar a região do ouvido e causar desconforto e até dor na região do ouvido.
Pressão no ouvido pode alterar a pressão e refletir como zumbido.
Pressão pode ter relação com a perda da audição, mas nem sempre é só isto, as vezes o trabalho com muito barulho, ou trabalho em turnos pode causar zumbido, e alguns medicamentos também causam zumbido.
Consulte um dentista ou um otorrino que poderão te ajudar.
Olá, apesar das diversas causas, na maioria das vezes, o zumbido é provocado por perdas na audição e doenças no próprio aparelho auditivo sendo uma avaliação com um Otorrinolaringologista necessária. Em seguida a articulação temporomandibular (ATM) precisa ser examinada por um especialista em patologias da ATM /DTM para verificar os distúrbios que podem estar causando dor e eventualmente a associação com o zumbido.