Olá tenho uma cunhada que tem síndrome de down,e ela é muito ciumenta e obcecada por mim,quer está o

24 respostas
Olá tenho uma cunhada que tem síndrome de down,e ela é muito ciumenta e obcecada por mim,quer está o tempo todo si possível só do meu lado..isso é bom pra ela?
Olá, Talvez seja importante compreender o contexto que vocês estão, inciando a psicoterapia poderia investigar isso de forma mais profunda.

Olá me parece que você está com dificuldade de lidar com o comportamento da sua cunhada. E estas dúvidas estão deixando você preocupado, saber se a forma de se relacionar com ela é adequado depende de uma série de informações. Diante desta situação o melhor é buscar um suporte psicológico que poderá ajudar a compreender melhor seus sentimentos.
O comportamento de sua cunhada pode estar relacionado a diversas questões. Primeiramente, pessoas com síndrome de Down podem desenvolver comportamentos de apego, tal como qualquer outra pessoa. Elas podem criar fortes laços afetivos com pessoas de seu convívio e se sentirem seguras ao estar ao lado dessas pessoas.

Por outro lado, a obsessão e o ciúme excessivos podem não ser saudáveis, tanto para ela quanto para você. Isso pode indicar uma dependência emocional e pode limitar a sua cunhada em desenvolver outras habilidades sociais e relações afetivas. Além disso, a dependência excessiva de uma única pessoa pode gerar ansiedade e insegurança quando essa pessoa não está disponível.

É importante promover a independência e as habilidades sociais de pessoas com síndrome de Down. Isso pode incluir ensiná-la a desenvolver hobbies, atividades recreativas e relacionamentos com outras pessoas além de você.

Além disso, seria bom buscar o aconselhamento de um psicólogo ou profissional de saúde mental que tenha experiência no trabalho com pessoas com síndrome de Down. Eles podem ajudar a desenvolver estratégias para gerenciar esses sentimentos de ciúme e obsessão e promover o bem-estar emocional de sua cunhada.

Lembre-se, o objetivo não é afastá-la, mas ajudá-la a construir um ambiente mais equilibrado e saudável, no qual ela possa se sentir segura e amada, mesmo quando você não está por perto. Cada caso é único e merece uma abordagem personalizada, por isso, é essencial contar com o apoio de profissionais de saúde qualificados para isso.
Olá, a síndrome de Down é uma doença genética que afeta o desenvolvimento intelectual e emocional de uma pessoa. Cada pessoa com síndrome de Down é única e as características e comportamentos podem variar. No entanto, muitas vezes é importante estabelecer limites saudáveis e equilibrados em qualquer relacionamento, incluindo relacionamentos com pessoas com síndrome de Down. Embora o ciúme e a obsessão sejam comuns entre algumas pessoas com síndrome de Down, é crucial criar um ambiente saudável para todos os envolvidos. É ótimo que você se preocupe com o bem-estar de sua cunhada, mas também é importante que ela aprenda a controlar suas emoções e a construir relacionamentos com outras pessoas. Comunique-se com clareza: explique à sua cunhada que é importante que ela interaja com outras pessoas e tenha seu próprio tempo. Mostre que você se preocupa com ela, mas também precisa de espaço e tempo para outras atividades. Para compreender todo o contexto a psicoterapia é o melhor caminho. Espero ter contribuído com sua inquietação! Abs
Olá! Talvez seja importante vocês, enquanto familiares, lidarem de maneira a explicar para ela os comportamentos mais adequados, as situações, e tentar perceber se faz algo que favoreça ou reforce o comportamento ciumento ou obsessivo dela. Em caso de dificuldades nesse manejo recomendo buscarem um profissional
Olá!
Provavelmente seja interessante saber por que você ou outras pessoas da família poderiam considerar bom ou ruim quais comportamentos específicos, e se vocês conseguem se comunicar bem com ela. Seria interessante identificar quem que tem dúvidas.
Boa sorte!
Oooi, como você está? Espero que você esteja bem.
Pelo seu relato, eu entendi que você está preocupado, se esse contato pode ser benéfico ou não para ela.
Importante refletir também, se esse contato está sendo benéfico para você. E como você está se sentindo sobre isso.
Sempre relevante, a gente pensar nas nossas relações e nos limites que podemos colocar para que elas se mantenham saudáveis.
Até mesmo, se você se sentir à vontade para conversar com o seu parceiro e a família dele sobre isso, pode ser interessante para vocês terem a possibilidade de lidarem juntos com a situação.
Além disso, recomendo a psicoterapia para que você possa elaborar melhor os seus sentimentos e identificar melhor sobre os contatos que estão sendo benefícios ou não.
Espero ter ajudado em algo.
Olá. Provavelmente você transmite alguma segurança para ela, mas a questão é, como você se sente com ela tão próxima e tão obcecada por você você? Importante é saber se você está confortável nessa situação e ai sim saberemos se será bom ou ruim para sua cunhada essa relação que ela construiu com você.

Abraço
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 250
Olá, em primeiro lugar é importante lembrar que pessoas com síndrome de down devem ser inseridas no contexto social da melhor maneira possível.
A família deve estar atenta para orienta-la e garantir o bem estar tanto da moça quanto dos que convivem com ela.
Se você estiver tendo dificuldades de lidar com a situação aconselho um dialogo aberto e respeitoso com os familiares.
A questão é, ela está recebendo acompanhamento devido? Tem atendimento adequado para o seu diagnóstico? Se este ciúme e obsessão estão acontecendo, isso precisa ser trabalhado com o(a) psicóloga dela, mas caso isto não aconteça, você procurar orientação profissional pode ajudá-lo a enfrentar essa situação. Apesar dela sofrer com um transtorno, ela precisa entender que você tem seus limites definidos e sua comunicação precisa ser assertiva com ela, para que ela não crie expectativas.
Precisando de ajuda, estou à disposição. Abraço!
Bom dia, esse alto grau de apego não é bom para ninguém. É importante sempre desenvolver a autonomia, relacionamentos saudáveis. Pessoas com síndrome de Down podem ser muito carinhosas e apegada o que pode torna-las dependentes.
Trabalhar o espaço pessoal, incentivar e estimular o laço afetivo com outras pessoas torna vida social mais rica para ela e cria laços saudáveis entre vocês.
Certamente ela gosta muito de você para ter ciúmes mas a gente não pode esquecer que ciúme é um sentimento que dói e nos machuca.
Busque um profissional para auxilia-la e acompanha-las. Habilidades Sociais e relacionamentos são muito importantes serem trabalhados para uma maior qualidade de vida. Abraços.
Estar obcecado por algo ou alguém não um comportamento considerado saudável, digamos assim. É importante buscar ajuda para desenvolver autonomia e desapego dela e seu. Abraço
É importante pensar que independentemente dela ser uma pessoa com síndrome de down, nós como indivíduos precisamos desenvolver autonomia.

Desta forma, é relevante compreender os motivos dessa insegurança que ela apresenta, principalmente com você, mas se isso existe com outras pessoas também ao seu redor, qual frequência? Quais são as situações?. Essas são algumas questões que dentro do processo psicoterapêutico podem ser mais elucidativas por meio da ajuda e olhar profissional

Além disso, percebo sua preocupação com ela, mas, também é significativo, você pensar em como você está se sentindo em relação a essa situação para que possa encontrar um dialogo com ela e encontrarem formas para que ambos se sintam bem nessa relação, mas também, é sempre sugestivo o acompanhamento psicológico se essa situação causa angustia, descontentamento, sofrimento para você e/ou para ela.

Espero poder ter te ajudado.
Fico a disposição, caso você queira iniciar o seu processo, ou até mesmo, indicar para ela!
Olá, comportamento de apego e ciúmes excessivo não faz bem para ninguém, nem para aquele que age nem para aquele que recebe a ação. Compreendo sua preocupação com sua cunhada. Ela necessita de orientação e cuidados para que isso não lhe faça mal e não sofra com outras pessoas que não saibam lidar com esse comportamento dela. Interessante ajuda profissional para acompanhá-la.
Olá , talvez você ofereça para sua cunhada um acolhimento que a deixe bem , segura , confortável. A questão é que esse tipo de relação vai criando uma simbiose que depois fica difícil ela aceitar outras pessoas entre vcs . Aos poucos vc pode introduzir outras pessoas nessa relação , vc mostrando a ela que tem outras pessoas legais igual a vc . É vc quem vai dar essa passagem e fazer esse ligação .
Oi, não é fácil ter alguém precisando tanto da gente não é, mas o que faz ela sentir o que ela sente? Quando estamos falando de questõews familiares, ver o funcionamento sistêmico, de toda a família é importante. ainda mais sendo cunhados, onde estao os irmaos, ou familiares diretos... Bora entender rtudo isso? Inclusive entender se você também precisa que a pessoa precise d vc... se te faz útil ou algo parecido... bora fazer umas sessoes.
Olá! Costumo dizer que tudo que está em excesso ou em falta precisa ser olhado com maior atenção. É importante pensar quais são os prejuizos que isso causa ou pode causar nela, bem como em você. Sugiro buscar acompanhamento psicológico para trabalhar essa questão.
Entendo a sua preocupação. Recomendo que, considere a possibilidade de agendar uma consulta para discutir essas dinâmicas familiares. Estou à disposição caso queira agendar. Essa abordagem pode oferecer suporte, proporcionando insights valiosos.
As pessoas com Síndrome de Down tem necessidade de bastante afeto e toque. Compreender como isso te afeta pode ser um caminho para ficar mais tranquilo e poder se relacionar melhor com a sua cunhada e toda a família. Fico a disposição para uma visita ao meu perfil e para agendar uma sessão.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Olá, espero que esteja bem.
Entendo sua preocupação.
Certamente esse apego - da forma que você descreve, pelo menos - não é algo de ordem saudável, mas vale investigar as razões de estar acontecendo dessa forma.
Esse ciúmes que você relata poderia ser bem trabalhado em um atendimento psicológico de qualidade.
Antes disso, porém, valem algumas reflexões: o ambiente em que ela vive lhe é acolhedor? Outras pessoas dão afeto e suporte adequados? Com quem ela costuma ter contato no dia a dia?
Estar inserido em um ambiente saudável e acolhedor, com contato social de qualidade é imprescindível para qualquer pessoa. Há a possibilidade de o círculo social de sua prima, tanto pela Síndrome, quanto por outras questões sociais ou familiares, estar reduzido. Nesse sentido, vale a pena o cuidado com essa questão.
Recomendo que busque compreender o contexto de vida desse sujeito e, ademais, procure uma psicoterapia para se instrumentalizar mais sobre o assunto e, também, a como manejar melhor essa relação.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150
As pessoas com síndrome de Down podem ter uma tendência natural a buscar conexões emocionais e sociais com os outros, assim como qualquer pessoa. Isso pode se manifestar como um forte apego às pessoas próximas, pois essas relações podem oferecer conforto, segurança e um senso de pertencimento. Além disso, a comunicação e a interação social podem ser especialmente importantes para pessoas com síndrome de Down, pois podem enfrentar desafios específicos nesses aspectos.
Além disso, muitas pessoas com síndrome de Down têm uma sensibilidade emocional aguçada e valorizam profundamente as relações interpessoais. Elas podem se beneficiar significativamente do apoio e da proximidade de amigos e familiares, o que pode levar a um apego mais forte e intenso às pessoas ao seu redor.
Seria importante ter mais informações sobre o contexto familiar. Mas no momento te pergunto, sobre essa situação, está confortável para você?
Entendo que a situação pode ser desafiadora. A síndrome de Down pode variar em suas manifestações e cada indivíduo é único em suas necessidades e comportamentos. O ciúme e a necessidade de estar perto de você podem ser expressões da natureza afetuosa e social da sua cunhada, mas também podem ser sinais de uma dificuldade em lidar com as emoções e com a relação interpessoal.

É importante procurar entender as razões por trás desse comportamento. Pode ser que ela se sinta mais confortável e segura ao seu lado, ou talvez esteja buscando validação e atenção. Por outro lado, pode ser uma manifestação de uma dependência emocional que precisa ser abordada de forma delicada e cuidadosa.

É crucial equilibrar o apoio e a conexão emocional com a promoção da independência e autonomia dela. Encorajar atividades e interações sociais que não dependam exclusivamente de você pode ser benéfico para o desenvolvimento dela. Além disso, buscar orientação de profissionais especializados em síndrome de Down pode ser útil para encontrar estratégias específicas para lidar com essa situação.

Em resumo, é importante encontrar um equilíbrio entre apoiar e encorajar sua cunhada, ao mesmo tempo em que promove sua independência e desenvolvimento pessoal.