Olá, tomei corticoide por 2 anos, por conta própria, para amenizar efeitos de uma alergia que não fo
2
respostas
Olá, tomei corticoide por 2 anos, por conta própria, para amenizar efeitos de uma alergia que não foi identificada por 3 especialistas. Agora descobri que provavelmente meu intenso ganho de peso e rosto muito redondo é por isso. Procurei um médico e estou fazendo o desmame, mas gostaria de saber se meu rosto vai voltar ao normal e se sim, em quanto tempo?
O uso indiscriminado de corticóide por tão longo tempo acabou acarretando o que se chama de síndrome de cushing. Há pacientes que conseguimos desmamar o corticóide. Outros, por conta de falência da glândula suprarenal vão precisar tomando uma pequena dose de corticóide o resto da vida. De todo modo a perda ponderal e o formato do rosto podem levar meses até voltar ao normal.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Complementando meu colega, reforço o risco da auto-medicação que pode trazer consequências irreversíveis, como ele disse. E, por isso, a grande importância de insistir na busca pelo médico que consiga chegar ao seu diagnóstico mesmo que, infelizmente, essa jornada seja difícil. A especialidade da alergia e imunologia é um ramo da medicina muito complicado, pois nem todo desencadeante é evidente na história do paciente e ainda temos a dificuldade com os rótulos no Brasil que não são obrigados a pormenorizar tudo que é adicionado ao produto, seja ele alimentar ou cosmético.
Espero que esteja em acompanhamento com um endocrinologista para auxiliar a tratar os efeitos do corticóide por tão longo prazo, pois só ele (durante o acompanhamento) poderá responder com maior propriedade a sua pergunta.
Espero que esteja em acompanhamento com um endocrinologista para auxiliar a tratar os efeitos do corticóide por tão longo prazo, pois só ele (durante o acompanhamento) poderá responder com maior propriedade a sua pergunta.
Perguntas relacionadas
- Tomei duoflan injetáveis ontem, hoje o meu rosto está quente e vermelho. O que faço?
- Tive reação alérgica depois de usar uma tinta de cabelo, o medico receitou prednisona 20mg ,tomar 2 comprido ao dia ,é normal sentir dor de cabeça?
- Estou tomando prednisona mais ainda não sinto fome. É normal?
- Decradon 4g uma vez por dia; Pode interferir no exame de sangue iGm; de covid.?
- fiz demame de dexametasona e estou sentindo formigamento nos pés. estou com uma infecção na boca e o dentista me passou metronizadol e o formigamento nos pes piorou. seá que foi o metronizadol? é normal? em quanto tempo deve parar?
- Olá, meu médico prescreveu o prednisona 20mg 1 comprimido de 12/12h por 7 dias, para tratar colite junto com Mesacol MMX 1.200mg. Preciso fazer o desmame do corticoide usando por 7 dias? Esse período é considerado uso prolongado? Vou ter efeitos colaterais? Obrigada!
- O dentista me passou dexametasona por 5 dias, ao dps fui em outra dentista ela me passou por mas 3 dias, tomei a injeção dexametasona tbm, ai dps voltei para o dentista e aí sei que ao tomo é uns 17 dias tomando dexametasona, 1 comprimido de 4 mg de 12/12 hrs, precisa fazer o desmame, ou posso…
- Estou com sequelas de uma Conjuntivite muito forte. Oftalmologista prescreveu Colirio Ster em um tratamento por 5 semanas (35 dias). Estou com receio, pois vi na bula que pode desenvolver Catarata ou Glaucoma.
- Extrai um siso tem uma semana. A doutora receitou entre os remédios o Dexametasona. Me deu ataque de soluços muito forte, enjôo, arroto e dor no estômago. Já tem 3 dias que terminei o remédio, o soluço melhorou, mas ainda estou com muito enjôo e arroto. É normal do Dexametasona acontecer esses…
- Posso tomar azitromicina estando tomando dexametasona??
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 180 perguntas sobre Cortax
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.