Olá, tudo bem? tomo escitalopram 10mg cerca de 3 semanas, sei que ele causa certos efeitos, mas me s

3 respostas
Olá, tudo bem? tomo escitalopram 10mg cerca de 3 semanas, sei que ele causa certos efeitos, mas me sinto muito mais agitado e triste durante esse período. Acordo com tremores, dias melhores e dias piores e uma sensação de inquietação nas mãos e pés. Existe alguma forma de mitigar essas sensações ou só com a adaptação para proveito dos benefícios terapêuticos? venho tomado chás para controlar também mas me sinto sem vontade e para baixo, perdi o apetite também e me sinto triste
Dra. Ilana  Souza
Psiquiatra
Rio de Janeiro
Essa reação pode acontecer nas primeiras semanas de uso.
O escitalopram pode inicialmente aumentar a ativação do organismo, gerando agitação, tremores, inquietação, piora transitória da ansiedade e até sensação de tristeza ou desânimo antes de começar a melhorar.
Isso acontece porque o cérebro ainda está se ajustando à medicação, e esse período de adaptação pode trazer oscilações de humor e sintomas físicos.
Na prática, essa fase costuma melhorar ao longo de 2 a 4 semanas, com início mais claro dos benefícios após esse período.
Existem estratégias que podem ajudar a tornar essa adaptação mais confortável, como ajustes de dose, horário ou medicações de apoio, quando necessário.
Se os sintomas não estiverem melhorando ou estiverem muito intensos, é possível ajustar a condução para passar por essa fase com mais tranquilidade e segurança.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É comum sentir mais agitação, tremores e até piora do humor nas primeiras semanas de escitalopram. Isso tende a melhorar com o tempo, mas se estiver muito intenso, pode e deve ser ajustado com seu médico , não é necessário apenas “aguentar”.
Recomendo acionar o psiquiatra que te atende para melhor esclarecimento ou procurar uma nova segunda opinião médica para possivelmente introdução de medicação SOS, usadas em caso de "crises". Mas na maioria das vezes, o recomendado é tentar tolerar ao máximo a adaptação, mas se em 3 semanas você ainda sente, comunique ao seu psiquiatra imediatamente

Perguntas relacionadas

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.