Olfato aguçado depois da gravidez oq pode ser? Sinto cheiro de longe e de tudo

14 respostas
Olfato aguçado depois da gravidez oq pode ser? Sinto cheiro de longe e de tudo
É bom procurar um médico para dosar os seus hormônios e entender o caso de forma completa. Após a gravidez? Quanto tempo após? Sabe-se que na gravidez o aumento das taxas de progesterona aguça as percepções de cheiro. Faça uma avaliação com o seu ginecologista. Espero ter ajudado.

Durante a gravidez o olfato tende a estar mais aguçado, em decorrência do aumento de progesterona e de estrógeno na corrente sanguínia. É comum perceber aromas que antes eram imperceptíveis, o que pode levar a sentir enjôo com esses cheiros fortes. Procure evitar perfumes, cremes, sabonetes e Shampoos muito perfumados. Evite estar em locais com produtos químicos com cheiro forte e encontre um produto cujo cheiro possa ser agradável e competir com esses odores, como casca de limão ou laranja. Atenção! É, importante uma avaliação médica para investigar se a origem do hiper olfato está associada com a gestação ou se existe outra explicação clínica para esse quadro! Se for conveniente, você pode fazer Sessões de Aconselhamento Psicológico para Gestantes que irão ajudá-la a compreender a origem dis sintomas e como procurar ajuda e orientação para esse período da vida, que muitas vezes nos deixam com a sensação de desamparo!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 250
Boa noite! O mais aconselhado é tirar essa dúvida com o médico que te acompanha, porém há chances também de ser emocional, efeito dessa coisa e tanto que você está passando que é a gravidez! Fazer psicoterapia/análise pode ser muito proveitoso!
Olá, é recomendado consultar um médico ginecologista para obter orientações precisas e adequadas. Além disso, buscar o apoio de um psicólogo perinatal, um profissional especializado na fase do puerpério, pode trazer benefícios significativos no processamento dessa etapa e oferecer suporte emocional durante a transição. O período em que você está vivenciando é marcado por várias mudanças e ter um acompanhamento psicológico pode ajudar a enfrentar esse momento com apoio, acolhimento e uma escuta ativa, sem julgamentos.
Bom dia! A ocorrência de um olfato aguçado após a gravidez é uma experiência relativamente comum e tem sido relatada por algumas mulheres. Esse fenômeno é conhecido como " hiperolfato " ou " hiperosmia " e pode ser atribuido a diversas razões. Durante a gravidez, ocorrem mudanças hormonais significativas , o que pode afetar o sentido do olfato, levando a um aumento na sensibilidade olfativa, tornando os cheiros mais intensos e perceptíveis. Também após a gravidez podem ocorrer alterações no sistema nervoso central e no sistema límbico, que estão envolvidos na percepção e processamento dos odores. Se você está enfrentando essa situação, é recomendável conversar com seu médico para obter uma avaliação mais precisa e descartar outras causas.
Agradeço sua pergunta. Se você tiver mais perguntas no futuro, não hesite em me procurar. Estou aqui para fornecer informações e suporte.
Por que isto te preocupa?
Bom dia! Se você está experimentando um olfato aguçado depois da gravidez, é possível que isso esteja relacionado a mudanças hormonais que ocorrem durante a gestação. Algumas mulheres relatam que seus sentidos do olfato ficam mais sensíveis durante e após a gravidez.
As mudanças hormonais, como o aumento dos níveis de estrogênio, podem afetar a percepção olfativa. Essa sensibilidade olfativa pode variar de mulher para mulher e também pode ser influenciada por outros fatores, como alterações psicológicas e emocionais após o parto. Se você estiver preocupada ou isso estiver afetando negativamente sua qualidade de vida, é recomendado que você consulte um médico para uma avaliação mais precisa e orientação adequada. Parabéns pelo nascimento do(a) bebê! Um abraço
Olá, olha esse sintoma que você está descrevendo é fisiológico, sugiro que procure o seu médico para entender melhor o que está acontecendo.
ola, recomendo vc buscar um medico para ter certeza por meio de exames, alem de verificar outras questoes.
Olá! Sugiro que vc entre em contato com seu médico para verificar a questão hormonal. É comum algumas mulheres relatarem essa alteração durante a gestação. Se está passando pelo puerpério e estiver difícil lidar com essa e outras questões, faça acompanhamento psicológico. Buscar apoio profissional nessa fase é muito importante pata lidar da melhor forma possível com as tantas mudanças e desafios do período. Fique bem!
Quando eu estive grávida tive hipersensibilidade auditiva...

o que você tem hipersensibilidade ofaltiva.

Comum demais, afinal você está fazendo o maior trabalho do mundo, que é gestar uma criança, e como uma onça voc~e fará de tudo para defender a sua cria! por isso as sensações aumentam a vigília.

legal seria investigar de você está com algum excesso de preocupação.

Como psicóloga que acompanha o pré-natal, indico terapia na gracidez, sempre.
Interessante vc procurar seu médico para sanar todas suas duvidas.
Olá. Muito interessante e complexo é o nosso organismo. Durante a gravidez, o aumento dos níveis de hormônios pode levar a mudanças em todo o organismo, neste seu caso especifico resultando em uma sensibilidade aumentada ao olfato. Isso é comum e geralmente temporário, mas pode variar de pessoa para pessoa. Sempre à disposição.
O olfato aguçado após a gravidez é uma ocorrência relativamente comum e pode ser atribuído a várias razões. Durante a gravidez, as mudanças hormonais podem afetar os sentidos de uma mulher, incluindo o olfato. Esse aumento na sensibilidade olfativa pode ser devido a alterações hormonais, aumento do fluxo sanguíneo para o nariz e mudanças na região cerebral que processa odores. Além disso, algumas mulheres relatam que o olfato mais aguçado pode ser uma forma de proteção, ajudando-as a evitar alimentos ou substâncias que possam representar riscos para a gravidez. No entanto, é importante estar ciente de que cada pessoa pode experimentar essas mudanças de maneira diferente e que o olfato aguçado após a gravidez geralmente diminui com o tempo. Se você estiver preocupada com essa sensibilidade excessiva, recomendo consultar um médico para uma avaliação mais detalhada.