Oque é neurose obsessiva? É a mesma coisa que o toc ou são coisas distintas?

17 respostas
Oque é neurose obsessiva? É a mesma coisa que o toc ou são coisas distintas?
Boa tarde! Antigamente, usávamos o termo 'neurose obsessiva' para descrever um tipo de preocupação intensa e pensamentos que ficam na mente de forma persistente. Atualmente, usamos uma palavra mais específica, que é 'Transtorno Obsessivo-Compulsivo' ou TOC.
Então, o TOC é quando você fica com pensamentos que não consegue tirar da cabeça, e isso pode gerar muita ansiedade. Para tentar aliviar essa ansiedade, a pessoa acaba realizando comportamentos repetitivos, como lavar as mãos muitas vezes, verificar algo repetidamente ou realizar outros rituais. Em resumo, a 'neurose obsessiva' é um termo mais antigo que costumávamos usar, mas agora preferimos usar 'Transtorno Obsessivo-Compulsivo' para descrever esse conjunto de pensamentos indesejados e comportamentos repetitivos. Se você estiver passando por algo assim, procure uma ajuda psicológica. Espero ter ajudado, fique bem.

Olá!
Neurose obsessiva falando especificamente da psicanálise é uma estrutura psíquica.
Já toc é uma patologia.
Espero ter ajudado.
Olá! Neurose obssessiva é um termo apenas utilizado pela psicanálise, que não tem correspondência com a medicina ou outras abordagens da psicologia.

O TOC é um transtorno mental que precisa de tratamento psicológico e/ou psiquiátrico, que pode gerar sofrimento e prejuízos no dia a dia da pessoa que o padece. Os pensamentos intrusivos associados a comportamentos compulsivos para eliminá-los podem ser de diferentes tipos, p. ex. limpeza e contaminação, verificação e checagens, de conteúdo agressivo, sexual, religioso, relacionado a superstições, alinhamento ou simetria, acumulação, preocupações somáticas (corpo/ doenças), repetições e contagens mentais entre outros.
A neurose obsessiva corresponde, nos manuais de classificação de doenças, ao Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), o qual se caracteriza pela presença de obsessões e/ou compulsões.

As obsessões se constituem de pensamentos indesejáveis, invasivos e repetitivos que invadem a mente, e causando ansiedade, já as compulsões são comportamentos e rituais realizados no intuito de aliviar a ansiedade geradas pelas obsessões e impedir que estes pensamentos impositivos, mesmo que irracionais, se tornem realidade.

Tanto as obsessões quanto as compulsões consomem tempo da pessoa e causam vergonha, minam a autoestima, além de outros prejuízos e devem ser tratados com auxílio de profissionais da área de Medicina e Psicologia.

Psicóloga Carmen Bitarães
Na perspectiva da psicanálise, a neurose obsessiva é uma condição psíquica caracterizada por padrões repetitivos de pensamentos, imagens ou impulsos indesejados e intrusivos, geralmente acompanhados de rituais mentais ou comportamentais destinados a aliviar a ansiedade associada. Esses rituais são conhecidos como compulsões mentais ou ações compulsivas.

A neurose obsessiva é um termo que tem suas raízes nas obras iniciais de Sigmund Freud e foi posteriormente desenvolvido por outros psicanalistas. Na teoria psicanalítica, a neurose obsessiva está associada ao conflito intrapsíquico entre desejos e impulsos inaceitáveis e as defesas mentais que buscam contê-los.

Diferentemente do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) na abordagem psiquiátrica, a neurose obsessiva na psicanálise é mais ampla e não se concentra apenas nos comportamentos compulsivos externos visíveis. Ela também considera os mecanismos de defesa psíquicos, como a repressão, a formação reativa e a intelectualização, que são estratégias inconscientes utilizadas para lidar com os conflitos internos.

É importante notar que, embora haja sobreposições entre a neurose obsessiva e o TOC, eles não são considerados equivalentes. O TOC é muitas vezes abordado sob a ótica da psiquiatria e psicologia comportamental, enquanto a neurose obsessiva é um termo mais específico dentro da tradição psicanalítica.

Em resumo, na psicanálise, a neurose obsessiva é uma condição que envolve padrões obsessivos e rituais compulsivos, sendo interpretada como resultado de conflitos inconscientes. Embora compartilhe características com o TOC, são abordagens conceituais distintas para compreender e tratar esses fenômenos psíquicos.
Espero ter ajudado. Sou a Maísa, psicóloga e psicanalista. Coloco-me à disposição, caso queira conversar. Basta entrar em meu perfil, será um prazer. Convido-o(a) a conhecer meu trabalho. E lembre-se: cuide de você! '@maisaguimaraes_psi'"

Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise
Neurose obsessiva é uma preocupação exagerada com o que os outros vão pensar de mim e o que eu vou pensar de mim mesmo. Toc é ação de verificação, limpeza, pensamentos repetitivos compulsivos obsessivos que escravizam a pessoa,
Um abraço,
Lea
A neurose obsessiva é um termo usado pela psicanálise que explica uma estrutura psíquica, um neurótico obsessivo é um "doente do pensamento" e seu desejo inconsciente é colocado como um desejo impossível. Por isso, todos os sintomas apresentados são para tomar distância do desejo. Já o transtorno obsessivo-compulsivo é um termo usado pela psiquiatria para explicar uma patologia mental. A psiquiatria vai tratar os sintomas do TOC enquanto a psicanálise vai entender junto ao neurótico obsessivo a estrutura e as causas do seu desejo impossível. Não é simples entender assim com poucas linhas, mas espero ter clareado a diferença entre os dois termos.
Olá. Não são conceitos equivalentes, mas será sempre importante compreender a formação de cada profissional, pois a linha de estudo e especializacões farão com que se trabalhe e idenrifique a problemática de forma diversificada . A
neurose obsessiva aponta para uma das principais estruturas definidas pela psicologia clássica, na visão da psicanálise. No TOC é possível encontrar os comportamentos repetitivos que representam fonte de alivio para os pensamentos obsessivos ou não.
Caso você tenha um ou outro diagnóstico e esteja em tratamento, sugiro perguntar para as ou os profissionais que acompanham você. Peça informações, leituras. Veja se a formação dessas pessoas aponta para uma ou outra direção.
Do ponto de vista do tratamento, o importante é perceber se está se sentindo melhor, se o tratamento é responsável, se as indicações e/ou medicações contribuem, compreendendo como elas atuam.

Segue uma discussão interessante sobre os temas que sugiriu.
Não a observe como 1 leitura definitiva sobre sua pergunta, mas como uma reflexão para que possa se aprofundar mais, caso sua questão seja mais teórica. Se o que precisa é saber se está tudo bem com seu tratamento ou de quem você acompanha, cuida, minha indicação é que apenas busque tranquilidade, caso o tratamento estaja sendo eficazttps://rbp.celg.org.br/detalhe_artigo.asp?id=328
TOC é uma categoria diagnóstica do DSM. Neurose obsessiva é um tipo clínico categorizado pela psicanálise. O diagnóstico de TOC é diferencial descritivo, ou seja, não há uma explicação para causa (etiologia). Já os diagnósticos da psicanálise, temos uma descrição e uma etiologia. No caso específico da Neurose obsessiva, trata-se de um tipo de neurose (são três tipos) e o quadro dinâmico do paciente demanda a apreensão de uma certa sitaxe sintomática. Por isso, elencar sintomas não só é insuficiente, quanto pode gerar erros, dado que é comum a simulação de sintomas parecidos por outro tipo de neurose, como a histérica. Neurose obsessiva não é coisa do passado, é atual e presente. Lembrando que neurose, para a psicanálise, não é uma doença, mas um tipo de organização psíquica que é a mais comum em nossa cultura. Por muito anos, a aproximação de TOC e neurose obsessiva foi feita, pois nos primeiros volumes do DSM, se usava muito termos da psicanálise. Com a medicalização e o esvaziamento crítico do DSM, alguns termos foram mudando e outros apagados para definir apenas descrições, sem uma racionalidade.
A neurose obsessiva é um tipo clínico categorizado pela psicanálise. O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) categoria diagnóstica do DSM (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) é uma condição psicológica caracterizada por padrões repetitivos e intrusivos de pensamentos, imagens ou impulsos indesejados, conhecidos como obsessões. Essas obsessões frequentemente provocam ansiedade significativa. Para aliviar essa ansiedade, a pessoa se envolve em comportamentos ritualísticos ou compulsões.

As obsessões são pensamentos persistentes e perturbadores, enquanto as compulsões são comportamentos repetitivos realizados em resposta às obsessões. Por exemplo, alguém pode ter obsessões relacionadas à contaminação e, como resposta, desenvolver rituais compulsivos de lavagem das mãos.

O TOC pode interferir significativamente na vida diária e no bem-estar emocional da pessoa. O tratamento frequentemente envolve abordagens terapêuticas, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC), que ajuda a identificar e modificar padrões de pensamento disfuncionais e comportamentos compulsivos.

É fundamental compreender que o TOC é uma condição tratável, e muitas pessoas experimentam melhorias significativas com intervenções terapêuticas apropriadas
Olá. Tudo bem? Olha só o TOC é uma categoria diagnóstica do DSM. Neurose obsessiva é um tipo clínico categorizado pela psicanálise. O diagnóstico de TOC é diferencial descritivo. Na psicologia, a neurose obsessiva, também conhecida como transtorno obsessivo-compulsivo de personalidade (TOCP), é um padrão de comportamento caracterizado por uma preocupação excessiva com a ordem, perfeição e controle, muitas vezes às custas da flexibilidade, abertura e eficiência. Pessoas com TOCP podem ser extremamente cuidadosas com seus trabalhos e listas, e podem ser perfeccionistas ao ponto de isso interferir em sua produtividade.
Por outro lado, o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) é um transtorno de ansiedade caracterizado por pensamentos intrusivos, indesejados (obsessões) e comportamentos repetitivos ou mentais (compulsões) que a pessoa se sente compelida a executar em resposta a uma obsessão ou de acordo com regras que devem ser aplicadas rigidamente. O TOC pode causar significativo sofrimento e interferir no funcionamento diário de uma pessoa.
Embora os nomes sejam semelhantes e ambos os transtornos envolvam padrões de pensamento e comportamento obsessivos, eles são distintos:

Foco: No TOCP, o foco está em perfeição, organização e controle. No TOC, as obsessões e compulsões podem ser sobre uma variedade de temas, não necessariamente relacionados a ordem ou perfeição.

Insight: Pessoas com TOC geralmente reconhecem que suas obsessões e compulsões são irracionais, enquanto pessoas com TOCP podem ver seus comportamentos como razoáveis e justificados.

Comportamento compulsivo: No TOC, as compulsões são frequentemente realizadas para aliviar a ansiedade causada pelas obsessões. No TOCP, os comportamentos são mais sobre manter um senso de ordem e perfeição.
É importante ressaltar que apenas um profissional de saúde mental como o psiquiatra ou psicólogo habilitado pelo CRP podem diagnosticar esses transtornos adequadamente.
A neurose obsessiva é um termo da psicanálise que se caracteriza por padrões de pensamentos repetitivos; já o TOC é um transtorno onde a pessoa apresenta pensamentos obsessivos (repetidos) seguido de comportamentos compulsivos para aliviar o pensamento, isto é, a pessoa precisa realizar tal tarefa para que esse pensamento desapareça.
Por se tratar de um transtorno, muitas vezes é necessário tratamento psicoterápico e psiquiátrico para que os sintomas possam desaparecer e a pessoa possa ter uma qualidade de vida mais saudável.
É preciso atenção para o seguinte fato: se na Psicanálise se fala em Neurose Obsessiva e na Psicologia, de modo geral, se fala em TOC, isso não significa que são nomes diferentes para a mesma "coisa". Observa-se que o modo de fazer diagnóstico é distinto para esses dois campos do saber. A Clínica Psicanalítica é uma clínica da escuta, enquanto que a psicologia é uma clínica do olhar, por assim dizer. Nesse último caso, é como se o profissional ficasse em busca de "ver" quais sintomas do paciente se "encaixam" em categorias de manuais diagnósticos e assim, poder dizer que o paciente X é portador do transtorno Y, entende? A Psicanálise por sua vez, é diferente: ela não nasce de uma teoria. Ela nasce da clínica, vai para a teoria e retorna à experiência clínica, para verificação teórica. É o que há de mais ético! Nesse caso, o sujeito é escutado em profundidade e tomado para muito além de seus comportamentos, sintomas, diagnósticos, em uma palavra: ele é tratado como um sujeito em toda a sua complexidade. É um tratamento muito mais completo e profundo!
Boa tarde, o TOC se caracteriza por obsessões e compulsões que provocam muita ansiedade e mal-estar. A pessoa sente necessidade de suprimir a ansiedade causada pela obsessão através de rituais que chamamos de compulsão. No que diz respeito a neurose obsessiva, foi um termo criado por Freud para designar um sofrimento psíquico do sujeito que diz respeito ao desejo reprimido. Então , neurose obsessiva se caracteriza por padrões de pensamentos repetitivos, marcados pela culpa. O TOC se apresenta por pensamentos obsessivos seguido de comportamentos compulsivos para aliviar o pensamento, está restrito a descrição de fenômeno. Ambos são tratáveis e há melhoras significativas com o tratamento psicoterápico adequado. Coloco-me à disposição.
A diferença, principalmente, do transtorno para a compulsão (TOC), em forma de pensamento ou ritual é que no segundo você não consegue deixar de pensar ou de realizar a ação, mesmo que pareça absurda; se tenta evitar a ansiedade sobe muito e causa sofrimento psicológico intenso. Neste ponto, geralmente a pessoa costuma esconder dos outros, com receio de julgamento. Procure psicologia para evoluir a terapia e controlar a compulsão, integrando áreas de atendimento, conforme for indicado.
"Neurose obsessiva" é um termo que foi amplamente usado em teorias psicanalíticas, principalmente associado a Sigmund Freud, para descrever um transtorno mental caracterizado por pensamentos persistentes e intrusivos (obsessões) e comportamentos repetitivos (compulsões). Esse termo caiu em desuso em muitas partes da comunidade psiquiátrica moderna, sendo substituído por termos mais específicos e definidos, como o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC).

Neurose Obsessiva vs. Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)
Neurose Obsessiva:

Origens Teóricas: Vem da psicanálise e está fortemente ligada às teorias de Freud sobre conflitos inconscientes e ansiedade.
Enfoque: Coloca mais ênfase nos processos mentais e conflitos emocionais subjacentes que conduzem ao comportamento obsessivo-compulsivo.
Tratamento: Tradicionalmente envolve psicanálise ou terapias psicodinâmicas que visam explorar e resolver os conflitos internos, muitas vezes relacionados à infância, que supostamente alimentam os sintomas obsessivos.
Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC):

Origens Teóricas: Classificado como um transtorno de ansiedade nos sistemas de diagnóstico contemporâneos como o DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais).
Enfoque: Trata-se de um transtorno caracterizado por obsessões (pensamentos, imagens ou impulsos recorrentes e indesejados que são intrusivos e causam angústia significativa) e compulsões (comportamentos repetitivos ou atos mentais que uma pessoa se sente impelida a realizar em resposta a uma obsessão ou de acordo com regras que devem ser aplicadas rigidamente).
Tratamento: Frequentemente tratado com Terapia Comportamental Cognitiva (TCC), particularmente com a técnica de Exposição e Prevenção de Resposta (ERP), além de medicamentos como Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina (ISRS).
Considerações Modernas
Embora o termo "neurose obsessiva" ainda possa ser usado em alguns contextos de discussão psicanalítica, o TOC é o termo e o diagnóstico que prevalecem na prática clínica moderna, com critérios bem definidos e estratégias de tratamento baseadas em evidências. Essa mudança reflete uma transição mais ampla na psiquiatria de uma abordagem baseada em teorias psicanalíticas para uma baseada em modelos biológicos e cognitivo-comportamentais.

Se você está lidando com sintomas que parecem alinhar-se com TOC ou qualquer forma de ansiedade relacionada a pensamentos obsessivos e comportamentos compulsivos, é importante procurar aconselhamento de um profissional de saúde mental. Eles podem oferecer diagnóstico preciso e um plano de tratamento eficaz.
Olá! A Neurose obsessiva é um modo de organização discursiva. O TOC pode ser considerado como um fenômeno, que não depende de estrutura específica para se fazer presente. Para a construção de um saber entorno de questões que lhe afetam, o espaço de psic(análise) há de ser uma direção possível. Abraço.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!