Os sintomas de uma pessoa com Déficit do Processamento Auditivo Central desaparecem depois do tratam

12 respostas
Os sintomas de uma pessoa com Déficit do Processamento Auditivo Central desaparecem depois do tratamento????
Oi, tudo bem?
Após uma avaliação de processamento auditivo central, caso haja necessidade e alteração nas habilidades auditivas, será encaminhado para terapia de PAC, podendo ser tanto sem e/ou em cabina acústica. É importante reforçar que a terapia tem que ser feita por um profissional especializado, no caso, um fonoaudiólogo.
O treinamento será baseado nas dificuldade já identificadas durante a avaliação. As atividades realizadas envolvem a memória, discriminação de sons em intensidades ou frequências diferentes, manter a atenção durante o estimulo de fala, havendo ruído competitivo (fala e/ou sons não verbais),
tudo isso será realizado de acordo com as necessidades de cada indivíduo.
É um treinamento e irá estimular as vias auditivas para melhorar a condição do indivíduo durante o dia a dia (trabalho, escola, ouvir música e outros). Geralmente são feitas 12 sessões de terapia, 1x por semana, e ao final uma reavaliação para saber quais habilidades foram normalizadas e/ou continuam alteradas. Por isso, pode haver melhora ou não do DPAC, depende de cada caso.

Recomendo que procure um profissional e realize uma avaliação detalhadas.

Abraços,
Sílvia Siqueira

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O resultado ao tratamento das alterações do processamento auditivo central visam a reabilitação das funções auditivas alteradas e sua melhora vai depender do grau de comprometimento e da realização correta dos exercícios propostos, tendo alto percentual de melhora.
Sempre antes de iniciar um treinamento auditivo, ou seja, a terapia do processamento auditivo, eu costumo realizar um protocolo de rastreio para identificar como esse transtorno está impactando a vida da pessoa. Como também de acordo com as queixas trazidas realizo outras avaliações e testes, muitas vezes relacionados a linguagem, aprendizagem e comportamento (vai depender da queixa). Entao inicio o treinamento auditivo visando melhorar ou reabilitar as funções auditivas alteradas. Com isso, pode haver melhora das funções auditivas sim, porém muitas vezes é necessário trabalhar em paralelo ao treinamento as alterações encontradas na avaliação. Nem sempre o profissional que faz a terapia do processamento auditivo faz essa intervenção. Apenas se o profissional tiver experiência em terapia de processamento auditivo e terapia de linguagem. No geral, observa -se grande melhora...
O tpac ( transtorno de processamento auditivo central) é um transtorno que com os exs e treino poderá ser melhorado! Em alguns casos alguns pacientes conseguem após o tratamento melhoras significativas em todas as habilidades auditivas e “zerar “ o transtorno!
Após o tratamento é preciso fazer acompanhamento com reavaliação após 6 meses / 1 ano!
Vale ressaltar que quando o transtorno é primário ou seja não está acompanhado de nenhum transtorno secundário como : dislexia, tdah etc é mais fácil conseguir melhores resultados !
Em alguns casos é necessário o uso de cabine audiométrica e audiômetro com objetivo de controlar os estímulos!
Como as colegas já informaram, é de extrema importancia que o Treinamento auditivo em casos de TPAC, seja realizado pelo profissional capacitado e que este faça um monitoramento antes, durante e depois do treinamento em cabina ou fora dela. Ao final das sessões, que variam de acordo com a dificuldade apresentada, observa-se, geralmente um melhor desempenho nas tarefas que, durante o exame de PAC apresentavam inabilidades, a melhora pode ser identificada no desempenho escolar, em terapia fonoaudiológica, ou na própria percepção dos familiares que observam melhor compreensão e desempenho ao realizar atividades acadêmicas ou sociais.
Apesar da gravidade do problema, a DPAC tem grande possibilidade de melhora dependendo do grau de acometimento e do tratamento realizado, e além do tratamento fonoaudiológico, é importante que haja também um acompanhamento psicopedagógico.
boa tarde, o tratamento fonoaudiológico e psicopedagogico auxiliam muito na redução das dificuldades apresentadas pelo DPAC.
Não podemos afirmar que os sintomas vão ser totalmente remediados, pois em alguns casos, os sintomas apresentados podem não estar ligados somente ao comprometimento das vias auditivas. Neste sentido, assim como uma colega já disse, dependendo da queixa e do resultado da avaliação, uma avaliação mais ampla se faz necessária a fim de um diagnóstico mais preciso e conduta terapêutica mais abrangente e assertiva.
Sim é possível resolver. entretanto cada caso é um caso e o envolvimento da família e escola tem suma importância.
Sim. Mas é necessário trabalhar as habilidades auditivas prejudicadas em terapia. Melhor que seja com um profissional que domina e executa tanto o exame como a terapia de PAC.
Olá, é possível que desapareçam sim. Importante avaliar qual o déficit específico do PAC e saber se é necessário ou não fazer manutenções após a alta.
Olá !!! É possível porém vai depender das alterações apresentadas e do grau dessas alterações. É importante realizar a Avaliação e o Tratamento com profissionais especializados em Transtorno do PAC .

Especialistas

Priscila Kemelin Castro

Priscila Kemelin Castro

Fonoaudiólogo

Osasco

Patricia Maia Tavares

Patricia Maia Tavares

Fonoaudiólogo

Rio de Janeiro

Hellen Fernanda da Silva

Hellen Fernanda da Silva

Fonoaudiólogo

São Paulo

Nara Furtado

Nara Furtado

Fonoaudiólogo

Teresina

Suevellyn Nascimento

Suevellyn Nascimento

Fonoaudiólogo

Nova Lima

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 35 perguntas sobre Déficit do Processamento Auditivo Central
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.