Ouví dizer que é possivel chegar na fase do sono leve fase 1 com consciencia... mas como faço isso??

14 respostas
Ouví dizer que é possivel chegar na fase do sono leve fase 1 com consciencia... mas como faço isso??
Chegar à fase do sono leve (fase 1) mantendo a consciência é um fenômeno conhecido como "sonho lúcido". Um sonho lúcido ocorre quando você está ciente de que está sonhando e, em alguns casos, pode até ter algum controle sobre o que está acontecendo no sonho. Mas não é tão fácil assim ter sonhos lúcidos. Contudo, não é tão fácil ter um sono lucido. Segundo as pesquisas, a maioria das pessoas tem no máximo, dez ao longo da vida.
Existem várias técnicas que as pessoas relatam serem úteis para induzir sonhos lúcidos entretanto ressalto que nenhuma delas assegura que você consiga ter. Mas aqui estão algumas abordagens que você pode experimentar:
Verificações da Realidade: Realize verificações regulares ao longo do dia para avaliar se você está sonhando ou acordado. Por exemplo, tente ler algum texto, olhar para um relógio, ou tentar voar. Se você realizar essas verificações com frequência durante o dia, essa prática pode se transferir para os seus sonhos, ajudando-o a perceber quando está sonhando.
Diário de Sonhos: Mantenha um diário de sonhos e anote todos os detalhes que conseguir lembrar assim que acordar. Isso ajuda a aumentar sua consciência dos padrões dos seus sonhos, tornando mais fácil reconhecê-los enquanto você está sonhando.

Fase do sono um com consciência: você pode fazer meditação. Práticas de hipnose conscientes tb usam, mas não recomendo fazer sozinho. Hipnose bem sucedida requer experiência, psicoterapia conjunta. Para sua segurança, por acessar o inconsciente.
Olá! Tudo bem?

Entrar na fase de sono leve com consciência, também conhecida como sonho lúcido, geralmente envolve práticas como manter um diário de sonhos e praticar técnicas de indução de sonhos lúcidos, como MILD (Mnemonic Induction of Lucid Dreams) ou WILD (Wake-Induced Lucid Dreams). Explore essas técnicas gradualmente para aumentar suas chances de experimentar o sonho lúcido.
Mas fica o alerta: há alguns transtornos e condições de saúde mental, como esquizofrenia, psicose, distúrbio bipolar em fase maníaca, que devem evitar a indução de sonhos lúcidos, porque podem exacerbar os sintomas ou o quadro como um todo. E mesmo se você não tiver essas condições mentais, há pesquisas que mostram que a indução de sonhos lúcidos podem causar experiências dissociativas, ou seja, você pode começar a ficar confuso (a) sobre o que é real e o que não é.
Aconselho que, se você for começar a praticar mesmo, converse com sua psicóloga e sua psiquiatra sobre esta vontade e veja se será saudável para você.
Um abraço!
Bom dia,
Importante avaliá-lo antes, para não sugerir algo que não seja funcional. Procure um psicólogo especialista em sono para lhe ajudar
Olá! Muito interessante a sua dúvida. Como paciente é muito bom que você se interesse na sua saúde mental e em um bom sono lúcido. É importante entender que o que o mais importante sobre a saúde mental é ter um sono reparador diário, o sono REM, para isso, deverá ter atenção para a alimentação noturna adequada e duração de no mínimo sono de 8h. Seu interesse na fase 1 do sono é bem interessante. Logo, é importante se atentar nos detalhes do preparo e no tempo que levará para a experiência e ainda manter o sono REM adequado. Meditação durante o dia também é um bom preparo e o consumo de álcool atrapalha os bons resultados, principalmente poucas horas antes de dormir, bem como alguns alimentos podem atrapalhar sua experiência. Procure orientação com profissional. Estou a disposição.
Olá. Você pode praticar meditação, pesquisar sobre imaginação ativa e também as técnicas mencionasas aqui, por alguns colegas.
Colocando a sua mente totalmente na respiração: quando inspirar sinta o cosmos entrando em você e ao expirar sinta-se entrando no cosmos. Observe que o ar que entra é frio e o ar que sai é quente: o cosmos entra frio e a sua energia o esquenta e você o devolve quente.
Mentalize a frase: NADA ME INCOMODA.
Relaxe o maxilar e sinta-se nas nuvens.
Esse é o caminho,
Um abraço,
Lea
Desenvolver a capacidade de ter consciência durante a fase 1 do sono, conhecida como sonho lúcido, envolve práticas como mindfulness, diário de sonhos e verificações de realidade. Tenho cerca de 10 anos de experiência em sonhos lúcidos, alcançando em média 5 por semana, sou especialista na área. Inclusive consigo ajudar a resolver os grandes mistérios que ronda os sonhos e a desenvolver "poderes". Além disso, é crucial compreender que existe diferentes níveis de consciência lúcida dentro dos sonhos. Estou disponível para um chat mais detalhado, caso tenha mais dúvidas ou queira discutir aspectos específicos sobre sonhos lúcidos.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 207
O 1º Estágio, é a fase da sonolência, quando se inicia a transição do sono leve para o mais profundo, em que a pessoa pode ser facilmente despertada. O 2º Estágio ocorre quando a atividade cardíaca é reduzida e os músculos ficam relaxados, nela também acontece a desconexão do cérebro com os estímulos do mundo real.
Já o 3º Estágio caracterizada pelo descanso da atividade cerebral e pelo sono profundo, o que acontece em média 40 minutos por noite.
A 1ª etapa é de oscilação entre estar acordado e adormecer. Somente com a entrada na 2ª etapa é que se perde a consciência. Então, por ainda não estar totalmente sem consciência na etapa 1, algumas ferramentas podem auxiliar a manter a consciência, segundo especialistas, ao abordar esse processo chamado de sonho lúcido. Algumas técnicas são usadas para isso:

(1) Crie um diário dos sonhos. Assim que acordar, mantenha os olhos fechados por alguns minutos e tente recordar ao máximo o que sonhou.
(2) Faça testes de realidade.
(3) Escolha um teste de realidade e faça-o várias vezes durante o dia.
(4) Escolha um método.
(5) Induza o sonho lúcido.
(6) Utilize ferramentas.

É importante buscar um profissional especialista para auxiliar com as ferramentas adequadas.
Olá. A experiência de alcançar a fase de sono leve com consciência é conhecida como "sonho lúcido". Embora haja uma quantidade significativa de relatos anedóticos sobre técnicas para induzir o sonho lúcido, a pesquisa científica sobre o assunto é mais limitada e muitas técnicas ainda estão sendo exploradas. Além disso, é sempre aconselhável consultar fontes atualizadas e revisadas para obter informações mais recentes sobre o assunto. Sempre à disposição.
Durante o sono nosso cérebro se comporta de formas diferentes. Uma delas é "desligar" a área relacionada a consciência e realidade. Os sonhos, ainda pouco investigados pela ciência, são uma construção do nosso cérebro. E o fato dessas áreas estarem desligadas nos permite ter sonhos de diversas formas. Sonhos lúcidos ou conscientes, como se soubéssemos que estamos dormindo, geralmente ocorrem pelo despertar de uma área cerebral antes de outras. Não pode ser controlado.
Olá! Manipular os sonhos é algo magnifico. A neurociencia sugere que o cortex pré-frontal é responsável pelo sonho consciente. Estudos dissem que o controle motor pode estar envolvido com o sonho lúcido. Em suma existem diversas técnicas para o desenvolvimento desse tipo de sonhos
Olá. A temática que você busca compreender é chama de Sonhos Lúcidos, para desbravar esse campo onírico é necessário treinamento e uma rotina de sono equilibrada.
É possível desenvolver técnicas para ter consciência nos sonhos. Caso tenha interesse em saber mais, entre em contato, tenho aulas disponíveis sobre esse tema em específico.
Chegar na fase do sono leve com consciência, conhecida como "sono lúcido", é um fenômeno interessante e desejado por muitas pessoas. A neurociência tem feito descobertas incríveis sobre o fenômeno.
Te oriento a manter um diário de sonhos: Anote seus sonhos regularmente para aumentar sua consciência sobre o mundo dos sonhos. Isso pode ajudar a reconhecer padrões e sinais de que você está sonhando. Realizar reality checks: Durante o dia, faça perguntas a si mesmo para verificar se está sonhando ou acordado. Por exemplo, pergunte-se se está sonhando e tente ler algo duas vezes para verificar se as palavras mudam. Essa prática pode se transferir para seus sonhos, ajudando você a perceber quando está sonhando. Praticar a visualização: Antes de dormir, visualize-se em um sonho lúcido. Imagine-se percebendo que está sonhando e tomando controle da situação. Quanto mais você praticar, maior será a probabilidade de ocorrer um sonho lúcido. Experimentar a técnica WILD (Wake-Induced Lucid Dreaming): Essa técnica envolve manter a consciência enquanto seu corpo entra no sono. Deite-se em uma posição confortável e concentre-se em manter sua mente alerta enquanto seu corpo relaxa. À medida que você entra no sono, pode começar a ter experiências de sonho lúcido. Utilizar dispositivos de auxílio: Alguns dispositivos, como máscaras de sono ou aplicativos de monitoramento do sono, podem ajudar a detectar quando você está na fase REM do sono, que é quando os sonhos mais vívidos ocorrem. Eles podem emitir sinais sonoros ou visuais para ajudar a aumentar a consciência durante o sonho.
Lembrando que a prática e a paciência são fundamentais para alcançar o sono lúcido. Nem todos conseguem de imediato, mas com persistência e dedicação, é possível experimentar essa sensação.
Procure um profissional para lhe ajudar! Estou aqui caso precise. Abraços e boa sorte!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!