Parece que piorei com o antidepressivo venlafaxina , tipo fiquei pior da depressao será que posso te

3 respostas
Parece que piorei com o antidepressivo venlafaxina , tipo fiquei pior da depressao será que posso ter transtorno bipolar ou pode ser um efeito parodoxal ?
Dificilmente se você ficou "tipo" (?) pior da depressão é porque tem transtorno bipolar. As pessoas que têm transtorno bipolar, por efeito do uso de antidepressivo, podem entrar num episódio de mania (o oposto da depressão) - e não "tipo" piorar da depressão. Em relação a efeito "paradoxal", uma revisão de estudos sobre pessoas que referem ter piorado da depressão, com uso de antidepressivo, sugeriu que estas "pioras" possivelmente são devidas a efeito nocebo - uma espécie de "autossugestionamento" que leva a pessoa a sentir piora, mas não causada pelo antidepressivo. O mecanismo do antidepressivo faz a pessoa melhorar da depressão ou pode não melhorar, mas não piorar. Assim, se piorou da depressão, pode ser porque o remédio ainda não fez efeito, a dose seja insuficiente ou não seja o melhor remédio para seu caso.

Impossível falar de seu diagnóstico só com os dados fornecidos. Você pode ter "piorado" por causa dos efeitos colaterais do medicamento que acontecem no inicio do tratamento. Os efeitos benéficos costumam aparecer após 2 semanas. O ideal para evitar esses efeitos ruins, é iniciar com 37,5 mg e aumentar para 75 mg após uma semana. Novos aumentos vão depender de sua resposta.
Olá, a Venlafaxina é um antidepressivo que pode cursar com sintomas de adaptação no organismo, os quais tendem a melhorar dentro de 10 a 14 dias. Entre esses efeitos podem aparecer náuseas, tontura, cefaléia, insônia e boca seca. Importante destacar que pode até mesmo haver uma piora dos sintomas nesse intervalo, o que pode ser justificado pela modulação dos neurotransmissores serotonina e noradrenalina.
Dessa forma, depende quais alterações você está apresentando.Não necessariamente é um efeito paradoxal ou significa que você tenha Transtorno Afetivo Bipolar. Aguarde o tempo adequado para verificar uma melhora desses efeitos de adaptação e caso os sintomas persistam ou tenha desconforto sugiro que retorne ao seu psiquiatra.
Lembro que uma boa Aliança Terapêutica com o profissional de confiança pode melhorar muito sua adesão ao tratamento. O profissional deve sempre fazer esclarecimentos, ajustes e trazer segurança no uso da medicação