Perdi minha mãe há 2 meses. Sinto um buraco no peito, boca seca, muitondesanimo pela vida. As veze

33 respostas
Perdi minha mãe há 2 meses. Sinto um buraco no peito, boca seca, muitondesanimo pela vida.
As vezes acho que estou louca, só lembro das coisas ruins que aconteceram. Tenho tido crises.
Sinto formigamento nas mãos . Uma sensação q a qq momento tb vou morrer.
Primeiramente, sinto muito pela sua perda, tenho certeza de que não deve ser fácil perder uma pessoa tão importante assim.
O que está acontecendo é um processo de luto, ele é composto por vários sentimentos que se misturam e intercalam de forma pouco organizada, provocando uma instabilidade emocional, ou seja, em muitos momentos você sente uma enorme vontade de chorar, em outros você sente muita raiva, abandono, uma tristeza sem fim, uma vontade de ficar sozinha e se desligar do mundo, como se a vida não tivesse mais nenhum sentido. O luto também provoca reações no corpo, como: não conseguir dormir, falta de apetite ou comer de mais, dor no peito, fadiga, tremedeira, falha na memória. Muitas vezes, o luto vem acompanhado da ansiedade, o que gera algumas crises, sensação de angústia, coração acelerado, falta de ar e um medo de morrer a qualquer momento, fazendo com que ocorra várias crises.
É muito importante que você busque ajuda para passar por isto, porque você não precisa passar por isto sozinha. A terapia vai te ajudar a diminuir um pouco a dor que está sentindo em relação a perda, não posso te dizer que a dor vai sumir, porque ela não some, ela só é ressignificada com o tempo, ou seja, a dor vai se transformar em saudade. A terapia vai te ajudar neste processo e a diminuir estes sintomas que você está sentindo.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130

Boa noite!
Sinto muito pela sua perda, imagino o quanto difícil uma perda tão significativa como essa e a tão pouco tempo, tudo oque descreve são sintomas pertinentes ao período de luto, onde para cada um tem um tempo para ser vivido.
O luto em si, tem suas fases e também suas oscilações, fazendo ter dias melhores e piores, uma instabilidade emocional bastante grande, onde parece que não vamos dar conta.
Nesse momento se tiver a possibilidade faça terapia, vai ser de grande valia para amenizar esse momento tão difícil.
Fico a disposição
Olá.

O processo de luto é doloroso, pela descrição dos teus sintomas você além da perda está experimentando sensações físicas de ansiedade. Falar sobre a perda com alguém disposto a lhe ouvir pode ser um importante remédio para aliviar o sofrimento e te ajudar a elaborar melhor este duro processo.

O meu pesar e desejo de força para superar este momento. Fico a disposição também para lhe ajudar.
Natural que vivencie um processo de luto por conta desta perda tão recente. Porém é importante acompanhar pois ao que tudo indica, você também apresenta sintomas relacionados a ansiedade. Existem diversas técnicas que podem te ajudar, me acompanhe no meu canal no instagram que lá eu falo bastante sobre o tema.
Olá! Meus sentimentos pela sua perda, realmente perder alguém tão importante como uma mãe, é doloroso demais. 3 meses me parece um tempo prolongado para o luto, claro que não existe um tempo "certo", mas percebi na sua mensagem que pode ser algo além do luto. De qualquer forma, o que você está vivendo altera a sua percepção da realidade, a vida fica mais cinza, e será necessário elaborar novos meios de viver e sentir realizada. Apoio emocional e orientação será essencial para desenvolver maior autoconhecimento e encarar este desafio que é viver sem uma pessoa amada. Te desejo melhoras, e fico a sua disposição para te dar esse apoio profisisonal.
Olá.. Sinto pela sua perda e pelo sofrimento que está vivenciando. O luto é um processo muito delicado, enfrentado por aqueles que perdem alguém querido. Mas apesar de muito doloroso, é um processo natural para o ser humano, que nos leva a pode acomodar estes novos sentimentos e experiências após a perda.
Normalmente, com a passagem do tempo, o enlutado experimenta mesmo estas oscilações. Sentimentos misturados de ansiedade, desesperança são relatados com frequência, até que essa dor possa ser de alguma maneira compreendida, acolhida, 'organizada'.
O mais importante é que você possa buscar um cuidado neste momento, primeiramente no suporte da sua rede de apoio próxima e também ajuda profissional caso estes sintomas estejam trazendo dificuldades no seu dia a dia, conforme você relatou.
Formigamento nas mãos e sensação de morte iminente são sintomas que podem estar associados à uma ansiedade ou mesmo a uma crise de pânico, decorrente do que você tem passado.
Busque ajuda para que você possa ter apoio ao atravessar esta fase.
Estimo suas melhoras e, por trabalhar diretamente com o luto como tema central, me coloco à disposição.

De acordo com o seu relato e a visão através das medicinas orientais, você está com desequilíbrio no sistema fisioenergético do coração. Boca seca, sensação de vazio no peito e parestesia nas mãos são sinais que indicam este diagnóstico. O tratamento mais rápido e efetivo para o seu caso envolve fórmulas fitoterápicas contendo Suan Zao e outras ervas, além de acupuntura e elaboração verbal em processo psicoterápico para processamento do luto.
Olá! Primeiramente, meus sentimentos. Acredito que esteja vivenciando o luto e os sintomas parecem estar associados a ansiedade. Medos, preocupações são possíveis pensamentos que desencadeiam a ansiedade. Procure um psicólogo para que consiga superar esse momento e obter o controle de sua ansiedade, reduzindo ou eliminando os sintomas.
O rompimento de um vínculo significativo pode trazer sintomas físicos, afinal o seu corpo expressa suas emoções nesse momento de sofrimento emocional. Se esse processo está sendo muito difícil, procure um profissional para te acolher e ajudar a compreender de uma forma mais clara o que foi vivenciado por vocês duas e o sentido colocado nesse período relacionado ao seu Luto. Lembre-se que a tristeza, caracterizada pela falta de ânimo, disposição e outras insatisfações, é um sentimento natural e necessário para elaborar a finitude e essa nova realidade da ausência. Porém, no momento que o funcionamento normal da sua vida começa a ficar prejudicado, esses sintomas devem ser analisados e acompanhados da melhor maneira possível.

Oi, como vai? Imagino o quão difícil está sendo seus dias. Eu compreendo a sua dor, de verdade. A sensação de que não se pode fazer nada e que mesmo assim a vida tem que seguir é difícil de suportar... No entanto, o luto, por mais intenso que seja, é passageiro. Creio eu que todos estes sintomas estejam relacionado à ele. O que acha de buscar uma terapia? Compreender melhor como era a sua relação com a mãe e outros assuntos que possam surgir... Se sentir necessidade, não hesite em fazer contato. Estou aqui para o que precisar. Abraços
Olá! Primeiramente, sinto muito pela sua perda. O que você relata é um processo de luto natural do ser humano, quando temos uma perda na vida. É preciso vivê-lo para que ele não venha a se tornar um luto complicado. Ele provoca sensações diversas no corpo e na alma. É doloroso e algumas vezes fica difícil enfrentá-lo sozinho. Busque ajuda de um psicólogo, se achar necessário. Sinta-se abraçada.
Sinto muito pela sua perda! Perder alguém tão próximo assim é muito difícil e para todo processo de luto há algumas etapas que inevitavelmente passaremos. Pelos sintomas que você descreve, no entanto, este processo parece estar intensificado com crises de ansiedade. Seria importante um acompanhamento para ajudar você a passar por este momento tão difícil.
Olá. Lidar com a perda de alguém significativo em nossas vidas não é fácil. Os sintomas parecem apontar para ansiedade, além do processo de luto que ocorre com você. Caso seja possível, sugiro que busque um profissional para te ajudar a criar recursos para enfrentar esta situação.
Olá! O processo pelo qual você está passando é de luto, irá precisar de um tempo para elaborar essa perda, sentir a dor da ausência da sua mãe. Após essa elaboração sua vida precisa seguir, o que não significa esquecer. Expressar seus sentimentos é crucial para a elaboração dessa perda. Se esse processo se alongar impedindo suas atividades diárias, interferindo nas suas relações, procure ajuda profissional.
Sinto muito pela sua perda! Esse processo pode ser muito difícil e trazer junto sintomas como os que você está experienciando. Caso você sinta que não está conseguindo lidar com tudo isso sozinha, busque ajuda de pessoas que você confia e de um profissional, pois a psicoterapia pode ser uma grande aliada nesse momento. Sinta-se abraçada.
Olá, primeiramente sinto muito por sua perda!!! O processo de luto não é linear como muitas pessoas acreditam. Podemos falar em algumas fazes que são esperadas, porém muitas vezes é um processo muito único para cada pessoa. Permita-se sentir essa dor, você não está louca.

O luto não é uma doença e sim um processo tão humano e genuíno como o próprio amor e outros sentimentos que nutrimos ao longo da vida. Se sentir, como descreve a cima, os sintomas se intensificando, e prejudicando sua qualidade de vida procure ajuda, a psicoterapia pode ser uma grande aliada nessas horas. Se precisar de algo fico a disposição.

Como diria um estudioso da psicologia sobre o luto "Só há luto onde existiu amor"

Vou te indicar a leitura de um livro lindo chamado "Sabendo que és minha" da autora Fabrina Martinez, o livro é uma autobiográfica de quando a própria autora perdeu sua mãe. Talvez em contato com isso, você se sinta mais acolhida. Abraço

Olá! A expressão do luto pode se dar por manifestações físicas, como o choro, e emocionais, como tristeza, raiva e ansiedade.
Sua perda é bastante recente, é natural que te sintas ainda muito fragilizada para lidar com a questão e apresente sinais físicos e emocionais. A tristeza envolve sentimentos de vazio, saudade intensa, desespero e solidão inconsoláveis. Aceite seus sentimentos e saiba que o luto é um processo, dê tempo a si mesmo.
Procure por uma rede de apoio (amigos, familiares, cônjuge), não se isole, mantenha hábitos saudáveis, busque por atividades que lhe tragam prazer (mesmo que nesse momento seja difícil identifica-las, lembre-se do que costumava fazer e gostava)...
Você conseguirá superar esse momento difícil. Permita-se dar tempo ao tempo e você vai perceber que, aos poucos, tudo ficará melhor. Grande Abraço, conte comigo se precisares de ajuda profissional!
Sinto imensamente pela sua perda. O luto realmente é um processo muito difícil, que precisa ser vivido na sua intensidade. É importante que você busque apoio, procure estratégias de ressignificação da sua perda. Não tem uma forma ou tempo correto de viver um luto, respeite seu tempo, sua dor, não siga conselhos que lhe mande superar, ser forte ou não sofrer, pois só você e sua mãe sabem o tamanho e a intensidade da relação que vocês viveram, permita-se sentir e chorar essa perda. O luto é uma dor que precisa ser vivida, precisa de estratégias de ressignificação e recomeçar. Fique bem. Forte abraço.
o luto para cada um é vivenciado de forma diferente, mas com certeza é sempre muito doloroso. Ficar triste e desaminado faz parte do processo, o que precisa prestar atenção é se consegue manter suas atividades diárias, trabalho, vida social etc....
Se levar a vida adiante está impossivel, é importante buscar ajuda e encontrar uma forma saudavel de passar por esse processo.
Boa tarde, sinto muito pela sua perda.
O falecimento de pessoas que amamos geram uma dor emocional muito grande, sendo essa dor sentida fisicamente. Neste momento é muito importante trabalhar e vivenciar o luto para que seja possível seguir em frente.
O acompanhamento profissional pode te ajudar nesse processo de elaboração do luto.
OI...
sinto muito pela sua perda, entendo e compreendo bem o que é passar por isso, o que é vivenciar esse momento.
A perda nos gera muitos sentimentos, emoções , e também o processo de luto, nesse momento estar em terapia é fundamental, tratar das memórias, de como ressignificar a vida, colocar os pensamentos em ordem.
Busque ajuda, se cuide,
Abraço
Bom dia! Sinto muito pela sua perda. O luto é um momento difícil em nossas vidas, onde temos que refletir, entender os nossos sentimentos e frustrações. O luto tem algumas fases que todos vivenciamos. Quando você puder faça terapia, vai te ajudar neste processo para amenizar a dor da perda que sente. Estou à disposição.
Olá, sinto muito pela sua perda. Você está vivendo o luto pela sua perda, e é um momento muito difícil de vivenciar. O luto é um processo individual é sentindo a sua maneira. A experiência do luto pode se apresentar de maneira física sim, como muito bem citado por você e tbém emocionais como choque, tristeza, raiva, culpa, desamparo, medo e ansiedade. Não conseguir controlar os sentimentos principalmente a raiva e tristeza é muito normal, conseguir falar sobre eles pode ajudar no processo. Esse sofrimento da perda vai amenizando a medida que a pessoa se adapta a perda e pode passar por dias melhores e outros nem tanto. Não ter pressa é importante, respeitar o seu tempo.
Olá! Sinto muito por sua perda.
O processo de luto é demorado, com altos e baixos, é uma vivência da ausência e do vazio deixados pela pessoa querida. Geralmente, é associado à angústia, ansiedade, desânimo, desamparo... Procure um profissional da psicologia para cuidar desse processo, é muito doloroso estar nesse lugar, ainda mais sozinha.
Olá!
É super legítima a sua dor, compreendo. Mas o luto é um processo que precisa ser elaborado, possui etapas ( quatro ) , e depende da ajuda de um profissional.
Dentre as suas fases, há cada etapa para ser vivida, respeitada e amadurecida, afim de que você consiga olhar para trás e ficar com a saudade das boas lembranças.
Não sei há quanto tempo está em luto, normalmente o luto pode durar de 6 à 2 anos, se passou disso, oriento e saliento mais ainda a ajuda de um profissional.
Estou à disposição.
Olá, imagino que ter de lidar com a perda da sua mãe esteja sendo muito sofrido e até assustador. Procure por atendimento profissional, existem mesmo algumas situações na vida em que as emoções são tão intensas que podemos ter, inclusive, o receio de enlouquecer, como você mencionou. As crises que você também relatou são um indício de como a situação está intensa demais para que você possa lidar com ela sozinha. A ajuda profissional existe para estes momentos.
Oi, sinto muito pela sua perda e pelo que está passando! Com uma situação de sentimentos intensos como a que o luto trás, é adequado que busque suporte e ajuda profissional, tal como o trabalho do psicólogo para processar a perda e lidar com os incômodos. Me coloco à disposição. Abraço.
Olá, sinto muito que esteja passando por este processo. Podemos dizer que está enfrentando o luto, a perda da sua mãe e infelizmente essas sensações são comuns, sugiro que faça psicoterapia, no sentido de amenizar essas sensações. Espero que fique bem, um forte abraço.
Se você desejar melhorar, sugiro psicoterapia, boa sorte.
Eu sinto muito. O luto é uma das experiências mais dolorosas que podemos enfrentar em vida. As lembranças são inevitáveis e, por mais que você queira e se esforce, infelizmente, não conseguimos controlar quando e quais virão em mente, podendo aparecer tanto as percebidas como boas como aquelas entendidas como ruins. Lidar com os sentimentos envolvidos e essas lembranças pode também fazer com que você se sinta sozinha diante de todo o sofrimento imposto pela perda. A psicoterapia pode ser uma das formas possíveis para que você cuide com muita cautela desse sofrimento. Espero que você encontre um lugar aconchegante, confortável e respeitoso, de tal forma que você se sinta à vontade em falar sobre o que você anda pensando e sentindo. Às vezes, quando não entendemos bem algo, podemos até pensar que se trata de uma loucura, quando muitas das vezes somente estamos falando de uma condição nova, inesperada e que pode muito assustar. Você está reagindo da forma como está sendo possível e isso já é muito. Eu espero que você continue nessa busca por melhorar, pois só o fato de você ter feito essa questão já pode ser um sinal dessa busca!.
Sinto muito pela perda da sua mãe. É normal passar por uma fase de luto e experimentar uma ampla gama de emoções, incluindo tristeza profunda, desânimo, ansiedade e até mesmo sensações físicas como formigamento nas mãos e uma sensação de boca seca. O luto é um processo individual e pode afetar as pessoas de maneiras diferentes.

É importante permitir-se sentir e processar suas emoções nesse momento, sem se julgar ou se criticar por elas. O luto pode ser um processo doloroso e desafiador, e é normal ter altos e baixos durante esse período. É importante também ter em mente que o processo de luto não tem um cronograma específico e pode levar tempo para que você se adapte à perda da sua mãe.

É recomendado buscar apoio durante esse momento difícil. Falar com um amigo de confiança, um conselheiro ou um profissional de saúde mental pode ser útil para compartilhar seus sentimentos e obter suporte emocional. A terapia individual pode ser especialmente benéfica para ajudá-lo a lidar com o luto, processar suas emoções, aprender estratégias de enfrentamento saudáveis e desenvolver maneiras saudáveis de lidar com a perda.

Se você está enfrentando crises de ansiedade intensas ou sentimentos de desespero persistentes, é importante buscar ajuda profissional imediatamente. Um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou um psiquiatra, pode avaliar sua situação e fornecer o suporte adequado. Eles podem ajudá-lo a desenvolver estratégias de enfrentamento eficazes e identificar se há necessidade de intervenções adicionais, como medicação, para ajudar a gerenciar os sintomas.

Lembre-se de que é normal passar por um período de luto após a perda de um ente querido e que é importante buscar apoio emocional e profissional durante esse momento. Não hesite em buscar ajuda se estiver se sentindo sobrecarregado. Você não está sozinho e o suporte adequado pode ajudá-lo a atravessar esse momento difícil.
Primeiramente, sinto muito pela sua dor. Não existe uma fórmula mágica para superar acontecimentos dolorosos. Em busca de respostas coerentes, em tentar se sentir bem, as vezes passamos muito tempo "dentro da nossa cabeça" ruminando o que aconteceu e isso pode levar a mais sofrimento. Aprender a se relacionar com esses sentimentos e pensamentos difíceis que o termino desencadeou através da psicoterapia é importante para que você consiga sair desse ciclo.

Aconselho voce a buscar um profissional que voce se identifique, sinta confiança e se sinta acolhido.
Espero ter ajudado. Sou a Letícia, sou psicóloga. Me coloco a disposição, caso queira conversar é só entrar em meu perfil e será um prazer. Te convido conhecer meu trabalho. E lembre-se: Cuide de voce! Abraço afetuoso e melhoras.
***e caso sinta vontade e confortável, esse é meu instagram profissional, e lá eu posto conteúdos relacionados a saude mental: @psi.leticiaaa***

O processo de luto pode ser difícil e trazer memórias e sensações desagradaveis. Não fique sozinha, peça ajuda de pessoas queridas e se puder faça psicoterapia, tenho confiança de que vai te ajudar a lidar com tudo isso. Abraço.