Pessoas que tem impotência psicológica necessariamente não tem libido ?

9 respostas
Pessoas que tem impotência psicológica necessariamente não tem libido ?
Nome complexo esse "impotência psicológica". Me remete a uma deficiência intelectual muito grande, seria isso? De qualquer forma libido seria energia sexual, a qual pode ser direcionada para uma série de coisas. Não há relação entre interesse sexual e problemas intelectuais não a relação entre interesse sexual e problemas intelectuais.

Olá, o que você chama de impotência psicológica? Seria a sensação de não conseguir alguma coisa?
A ausência de libido que você se refere é referente a desejo sexual?
Bom, entendo que a mente esta diretamente ligada ao nosso corpo, não ha separação. Então, se você estiver triste, angustiado, deprimido, como medo, isso poderá interferir no seu desejo sexual. Quero lhe dizer que isso não é um problema da libido e sim que suas energias, que por horam estão canalizadas para outras questões que seu corpo reconhece como mais importante.
abraço
A resposta é não.

A impotência psicológica não esta relacionada diretamente a libido, a falta de libido é decorrente da muitas questões psicológicas que afetam a pessoa impotente. Por exemplo: Estresse no trabalho ou familiar, o grande consumo de pornografia, a ansiedade ou medo quanto ao desempenho sexual, todos estes e outros são fatores que geram ansiedade e esta ansiedade esta ligada a baixa da libido, consequentemente gerando a impotência psicológica.

Atingindo os fatores que geram esta ansiedade ocorrerá um aumento na auto estima e consequentemente um aumento também na libido.

Para isso procure um especialista da saúde mental.

Um abraço.
Olá,
Não necessariamente!
A impotência psicológica não está relacionada diretamente a libido.
Parando para refletir O que é libido? A libido é o desejo ou impulso sexual de um homem e ou de uma mulher.A libido na visão psicológica é fundamental para entender o comportamento humano. É uma energia ou força vital psíquica.Os motivos são os mais variados possíveis, desde uma baixa autoestima,alimentação inadequada, stress, depressão,ansiedade e enfim.... até uma TV num quarto de casal.
Abraço!
Não existe "zero" libido. A libido está ligada às pulsões do sujeito. Por questões diversas, e muitas vezes inconscientes, este sujeito tem suas pulsões recalcadas ou direcionadas para a (auto)destrutividade e paralisia do que Freud chamou de Pulsão de vida, ou a responsabilidade sobre seu Desejo, como disse Lacan.
O paradoxo é que ele só sai desta posição, na convocação do Desejo (libido - pulsão de vida) e os ATOS ligados à ele.
Olá! A sua questão a respeito da impotência psicológica e a presença da libido pode levar a diferentes caminhos de resposta.

A ausência da libido (e impotência) podem ser consequência de quadros relativos à depressão, transtornos de ansiedade específicos, dificuldades presentes na dinâmica do casal, problemas e preocupações com questões da vida cotidiana, tais como trabalho, filhos, amigos. Mesmo em relação as desilusões em relação a própria vida. Nesse ponto, todas as condições que retiram a pessoa de sua tranquilidade podem levar a pessoa a inibir sua libido.

No caso da presença da libido e da impotência, isso pode ser ocasionado por considerações negativas em relação a própria performance sexual, o medo de não conseguir satisfazer a(o) parceira(0), consumo excessivo de pornografia. Em situações desse tipo, a impotência pode estar presente e a libido preservada.

Em ambas as situações o acompanhamento profissional pode trazer grande melhora no quadro.

Fico a sua disposição.
A impotência Psicológica ou orgânica pode ser causada por um trauma psicológico e se a libido do indivíduo estiver dentro dos padrões de normalidade o desejo acontecerá normalmente. Assim o indivíduo pode ter desejo e não conseguir efetivar o ato sexual por inúmeras razões. Dentre elas a ansiedade, estresse e etc. Neste caso um psicólogo poderá ajudá-lo nestas questões.
Freud determinou que a libido é uma energia psíquica que trafega e carrega dois campos : o campo do ego e o dos objetos; sendo que o ego consciente e o inconsciente são os reservatórios e executores dessa energia. Logo uma impotência sexual, se não é de ordem biológica e sim psicológica, indica que o ego inconsciente está com dificuldades de direcionar essa energia para o sexo ou a está desviando, por n motivos, para outros objetos.Ou seja, o problema pede que se averigue como o sujeito do inconsciente ( ego ics) está canalizando a cota de libido sexual para outros objetos ou em que está em dificuldades em fazê-lo fluir satisfatoriamente na satisfação sexual.
Não necessariamente. Assumindo que a impotência psicológica a qual você se refere trata-se de impotência sexual sem causa física e entendendo que você está chamando de libido o desejo sexual, posso responder que nem sempre tal impotência acontece devido a falta de desejo. Em algumas vezes o desejo está presente, mas outros fatores impedem que ele se expresse, tais como ansiedade, medo, valores morais e etc. Contudo, também há os casos em que, de fato, o desejo sexual está ausente, mesmo que a pessoa se encontre em uma situação sexual.