Polissonografia ou Eletroencefalograma ajudam a detectar depressão?

4 respostas
Polissonografia ou Eletroencefalograma ajudam a detectar depressão?
Polissonografia pode estar alterada, em algumas pessoas com depressão, porém ela não é necessária no diagnóstico. Já as alterações da eletroencefalografia, mesmo em deprimidos, são ainda mais inespecíficas. Não há necessidade de nenhum dos dois exames para se diagnosticar depressão. Depressão não é "detectada": a depressão é um fenômeno psicológico/comportamental, no qual a pessoa sente tristeza/desânimo profundos, com perda do prazer naquilo que gostava de fazer, associado a vários sintomas como pensamentos correspondentemente tristes que persistem na mente do(a) paciente, dificuldades de concentração, alterações do sono, do apetite, diminuição do desejo sexual e mesmo alentecimento do próprio comportamento visível. Assim, de nada adiantaria um exame não mostrar uma alteração, se a pessoa insistir que está se sentindo deprimida. Por outro lado, se a pessoa não se sente deprimida e o exame mostrar alguma alteração, ela não será tratada apenas porque o exame está alterado. Também, por enquanto, não há indicação de que estes exames sejam usados na prevenção de recaídas, o que é feito através do uso prolongado (ou mesmo permanente) de medicações antidepressivas, aliadas ou não a psicoterapias. Assim, a depressão é diagnosticada exclusivamente através da entrevista e exame psíquico dos pacientes e, se necessário, da entrevista com familiares ou conhecidos íntimos (caso os relatos da pessoa não sejam suficientemente completos ou confiáveis).

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não existe nenhum exame que possa diagnosticar Depressão.
Depressão é um transtorno de humor marcado pela sensação persistente de tristeza, perda de interesse em atividades que em momentos anteriores traziam prazeres.
Os sintomas de depressão podem variar de leves a graves.
Depressão é doença e precisa de tratamento, psicológico e algumas vezes psiquiátricos.
Somente poderá ser diagnosticado por médico e/ou psicólogo
Esses exames não podem detectar depressão e nem estados depressivos, que comumente são percebidos e sentidos como alteração no humor, com demasiada perda de vontade de viver. e profunda desesperança. Para que o diagnóstico seja feito com precisão procure um psicólogo ou psiquiatra. Não ignore os sintomas que já duram há algum tempo.
Olá! Não há um exame para identificar a depressão, como um exame de sangue, tomografia, etc. Conforme mencionado pelos colegas acima, o diagnóstico é por meio da entrevista durante a consulta com o paciente. Os relatos de sintomas são avaliados e o médico psiquiatra ou psicólogo seguem os critérios definidos no CID-10 ou DSM-IV para diagnosticar.

Especialistas

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Laguna

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1127 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.