Polissonografia ou Eletroencefalograma ajudam a detectar depressão?

4 respostas
Polissonografia ou Eletroencefalograma ajudam a detectar depressão?
Polissonografia pode estar alterada, em algumas pessoas com depressão, porém ela não é necessária no diagnóstico. Já as alterações da eletroencefalografia, mesmo em deprimidos, são ainda mais inespecíficas. Não há necessidade de nenhum dos dois exames para se diagnosticar depressão. Depressão não é "detectada": a depressão é um fenômeno psicológico/comportamental, no qual a pessoa sente tristeza/desânimo profundos, com perda do prazer naquilo que gostava de fazer, associado a vários sintomas como pensamentos correspondentemente tristes que persistem na mente do(a) paciente, dificuldades de concentração, alterações do sono, do apetite, diminuição do desejo sexual e mesmo alentecimento do próprio comportamento visível. Assim, de nada adiantaria um exame não mostrar uma alteração, se a pessoa insistir que está se sentindo deprimida. Por outro lado, se a pessoa não se sente deprimida e o exame mostrar alguma alteração, ela não será tratada apenas porque o exame está alterado. Também, por enquanto, não há indicação de que estes exames sejam usados na prevenção de recaídas, o que é feito através do uso prolongado (ou mesmo permanente) de medicações antidepressivas, aliadas ou não a psicoterapias. Assim, a depressão é diagnosticada exclusivamente através da entrevista e exame psíquico dos pacientes e, se necessário, da entrevista com familiares ou conhecidos íntimos (caso os relatos da pessoa não sejam suficientemente completos ou confiáveis).

Não existe nenhum exame que possa diagnosticar Depressão.
Depressão é um transtorno de humor marcado pela sensação persistente de tristeza, perda de interesse em atividades que em momentos anteriores traziam prazeres.
Os sintomas de depressão podem variar de leves a graves.
Depressão é doença e precisa de tratamento, psicológico e algumas vezes psiquiátricos.
Somente poderá ser diagnosticado por médico e/ou psicólogo
Esses exames não podem detectar depressão e nem estados depressivos, que comumente são percebidos e sentidos como alteração no humor, com demasiada perda de vontade de viver. e profunda desesperança. Para que o diagnóstico seja feito com precisão procure um psicólogo ou psiquiatra. Não ignore os sintomas que já duram há algum tempo.
Olá! Não há um exame para identificar a depressão, como um exame de sangue, tomografia, etc. Conforme mencionado pelos colegas acima, o diagnóstico é por meio da entrevista durante a consulta com o paciente. Os relatos de sintomas são avaliados e o médico psiquiatra ou psicólogo seguem os critérios definidos no CID-10 ou DSM-IV para diagnosticar.