Por que o modelo transdiagnóstico é importante? .

3 respostas
Por que o modelo transdiagnóstico é importante? .
 Ana Maria Leonel
Psicanalista, Psicólogo
Guararema
O modelo transdiagnóstico é importante porque ele integra o tratamento da sua saúde mental. Em vez de tratar cada sintoma (como ansiedade, pânico ou preocupação) como um problema separado, ele busca a raiz que alimenta todos eles.
Ao entender o funcionamento do seu cérebro e da sua mente, você ganha ferramentas práticas e um autoconhecimento profundo para lidar com a ansiedade, de uma forma que ela não volte a dominar a sua qualidade de vida. É um caminho mais estratégico para a sua liberdade.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O modelo transdiagnóstico é importante porque ajuda a compreender e tratar os mecanismos psicológicos comuns a diferentes transtornos mentais, como pensamentos disfuncionais, evitação emocional e dificuldade de lidar com sentimentos intensos.
Ele permite ao terapeuta trabalhar o que realmente mantém o sofrimento, promovendo mudanças mais profundas e duradouras.

Essa abordagem torna o tratamento mais flexível, personalizado e eficaz, favorecendo autoconhecimento, regulação emocional e qualidade de vida — independentemente do diagnóstico específico.
 Aline Saramago Sahione
Psicólogo, Psicanalista, Nutricionista
Rio de Janeiro
O modelo transdiagnóstico é importante porque permite identificar e intervir nos processos psicológicos centrais que sustentam diferentes transtornos, em vez de focar apenas em diagnósticos isolados. Ao tratar esses mecanismos comuns, como a evitação, a ruminação ou a desregulação emocional, é possível reduzir múltiplos sintomas, prevenir comorbidades e promover maior equilíbrio psicológico. Por exemplo, sintomas de ansiedade, depressão e fobia social podem coexistir ou se alternar ao longo do tempo por compartilharem processos psicológicos semelhantes. Ao intervir nesses processos de base, o tratamento se torna mais eficaz e preventivo.

Especialistas

Ana Cristina Vieira Cardoso

Ana Cristina Vieira Cardoso

Psicólogo

Vitória da Conquista

Wellington Aparecido Silva

Wellington Aparecido Silva

Psicólogo

Marília

Francielly Pedroso Salvador

Francielly Pedroso Salvador

Psicólogo

Londrina

Ana Suely de Moura

Ana Suely de Moura

Psicólogo

Jaboatão Dos Guararapes

Anderson Siqueira Pereira

Anderson Siqueira Pereira

Psicólogo

Porto Alegre

Luana Caroline Silva Vieira

Luana Caroline Silva Vieira

Psicólogo

Lavras

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1003 perguntas sobre Saude Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.