Por que quase nunca se dá a devida atenção para a irritação e a falta de paciência? Quase sempre

6 respostas
Por que quase nunca se dá a devida atenção para a irritação e a falta de paciência? Quase sempre se fala em euforia o que muitas vezes dá uma impressão errada a respeito do transtorno.
A irritabilidade e falta de paciência são sintomas frequentes de depressão, já a euforia é mais frequente nos episódios maníacos. Não é que não se dê atenção aos primeiros, mas como para diagnosticar transtorno bipolar se faz necessário pelo menos 1 episódio maníaco, provavelmente por isso, os textos dêem mais ênfase a esse último.
Já numa avaliação psíquica, devemos valorizar todos os sintomas apresentados pelo paciente.
Espero haver respondido a sua dúvida.

Talvez pela falta de conhecimento sobre a doença, se dá mais importância ao aspecto maníaco pois é quando o bipolar tem comportamentos exagerados. Porém a irritabilidade deve ser observada e compreendida. É de suma importância a psicoterapia para aprender a se autorregular/ conhecer. Espero ter ajudado.
Tanto a falta de paciência quanto a irritação acomete a todos em algum momento porém a intensidade e a frequência talvez façam a diferença para nomear bem como classificar tais afecções.
É importante entender também os sintomas latentes para além dos sintomas aparentes . A Psicoterapia poderá te ajudar nesta investigação e talvez possa lidar melhor com esses afetos .
Quando se trata de bipolaridade é necessário identificar esse estado de euforia (mania) em pelo menos uma ocasião para além do estado depressivo. Mas essa irritabilidade e falta de paciência são sim aspectos importantes a serem observados, aliás, são comportamentos que geram muitos problemas tanto para a pessoa com transtorno bipolar como para familiares, colegas de trabalho/graduação e amigos. Essa é mais uma razão para que, além do tratamento medicamentoso, é importante haver com acompanhamento com psicoterapeuta. Afinal, nem sempre a gente fica irritado e sem paciência porque temos algum tipo de diagnóstico não é? Todo mundo se irrita, bipolar ou não, e para todos é necessário estratégias para administrar tais sentimentos e impulsos.
Olá. Nos livros médicos e de estudos em psiquiatria descrevem um quadro característico de "disforia" o que contemplaria a irritabilidade e falta de paciência. Abraço.
Olá! Um dos maiores desafios dos pacientes de saúde mental é que as pessoas em geral não entendem o problema e estão sempre cheios de preconceitos ou estereótipos. No caso da bipolaridade, ela se manifesta de forma muito singular em cada sujeito, e isso torna difícil a compreensão da comunidade. Busque um psicoterapeuta para entender o funcionamento do seu adoecimento, como controlá-lo e retomar sua qualidade de vida. Lembre-se que a família também precisa ser incluída no tratamento para uma melhora no quadro. Um grande abraço.