Por que sinto tanta angustia, dores no peito e crises de ansiedade diante da ideia de uma mudança de

17 respostas
Por que sinto tanta angustia, dores no peito e crises de ansiedade diante da ideia de uma mudança de cidade já que é mudança pra melhor?
Olá! Mudanças sempre trazem um pouco de ansiedade, tudo que é novo e desconhecido nos deixa assim. Mas no seu caso parece que é um nível de ansiedade maior, talvez desproporcional à situação, o que deve ser um alerta. Precisaríamos entender juntos muitos aspectos: você se sente assim em outras situações? Já teve alguma mudança que foi traumática? Por que você acha que será uma mudança pra melhor? Enfim, seriam muitas perguntas... Como isso está te trazendo sofrimento, eu indico que procure um psicólogo que possa te ajudar a se sentir melhor com esse cenário. Fico à disposição!

Olá, o medo da mudança é algo que permeia o íntimo de cada indivíduo, em mais ou em menos intensidade. É natural a insegurança sobre aquilo que não conhecemos ainda. Em uma mudança tem muita coisa envolvida, laços que ficam para trás, a ideia de ter que se adaptar num novo meio social, dependendo do lugar pode haver mudança cultural, tem a construção do lar… enfim tem muita coisa envolvida. Então essa resposta está dentro de você, busque refletir e veja quando você faz essa pergunta para si qual a primeira resposta que te vem à cabeça? O que essa nova cidade significa para você? O que a anterior significa? O que você irá deixar para trás? O que terá de novo? Caso sinta necessidade busca ajuda psicológica, no processo terapêutico fica mais fácil achar essas respostas e você pode compreender de onde veio esses medos e então transforma-los!
Boa sorte e um Bom Caminho!
Muito provavelmente porque esse "melhor" não é páreo frente a assoladora ideia de mudanças na tua vida. Isso levando em conta somente essa tua pergunta, pois não o conheço. Há uma infinidade de fatores que podem estar contribuindo pra que você esteja se sentindo desta forma. Como descobrir? Terapia.
Natural. Nosso cérebro responde dessa forma quando nos sentimos: ameaçados ou mesmo quando é algo novo. Faz parte da nossa proteção.
Se os sintomas persistirem, procure um psicólogo cognitivo comportamental especializado em transtornos de ansiedade
Essa é uma resposta que está dentro de você mesmo, o que podemos fazer aqui é teorizar que um possível medo pelo desconhecimento das condições de vida na nova cidade, um apego à cidade em que você está, algum significado importante que você atribua a ela... Enfim, podemos lançar várias suposições, mas a verdade para essa questão só poderá ser encontrada dentro de você.
Nessas situações você está lidando com algo novo pra você. Está prestes a viver uma experiência nova da sua vida, algo que nunca viveu, o que vai acabar gerando varias expectativas, sendo que elas podem ser boas ou ruins. Com isto, você pode acabar ficando ansiosa, pois não sabe o que vai acontecer, gerando diversos pensamentos sobre a mudança em si. Caso estes pensamentos não sejam bem trabalhados, você pode acabar somatizando e tendo algumas reações manifestadas em seu corpo. Buscar uma terapia neste momento de mudança pode ser de grande ajuda, lá você pode falar sobre este assunto de forma livre. Espero ter ajudado.
Essa é uma pergunta que só você pode responder e que com certeza a terapia ajudaria a elaborar a resposta!
Mas para ir pensando na sua própria pergunta... mudanças, mesmo que para melhor, implicam em perder alguma coisa. Imagino que você esteja deixando algo familiar para trás e encarando algo desconhecido. Isso pode ser bem angustiante. Cabe pensar que coisas são essas que está deixando para trás e o que muda junto com essa mudança para entender melhor sua angústia e transformar ela em algo diferente
Como muitos colegas já explicaram as mudanças podem gerar medos e e inseguranças,porém como você relatou que sua ansiedade está evoluindo para sintomas fisiológicos seria bastante proveitoso você procurar um acompanhamento psicológico para que durante essa transição você possa lidar melhor com as mudanças! Fico à disposição.
Olá! Controle. Quando estamos familiarizados com algo podemos ter a sensação de controle, ainda que isso não seja exatamente o que está acontecendo. A Terapia EMDR pode te ajudar a relaxar.
Olá! Bom, primeiramente, um certo nível de angústia diante de uma situação de mudança é normal, um sinal de alerta para um novo contexto, com diferentes desafios. Transições podem causar medos, inseguranças e ansiedade, pois você está caminhando para algo novo, desconhecido, mesmo que venha a ser melhor. No entanto, se a angústia está muito forte, é importante buscar identificar quais são os seus principais receios, o que está deixando para trás e o que está esperando da nova oportunidade. Quanto mais clareza acerca dos medos envolvidos, maior a probabilidade de você conseguir encarar a mudança diante da realidade dos fatos, e não fundamentada em fantasias. Também seria interessante ter o auxílio de um profissional da psicologia para lidar com esse momento. Pode haver questões mais profundas, ligada à sua trajetória de vida, que estão interferindo no processo. Espero ter ajudado a esclarecer e fico à disposição!
É natural que mudanças nos deixem ansiosos, afinal por mais que as perspectivas sejam boas, continua sendo algo novo e portanto desconhecido. Pode ser interessante explorar as expectativas que você está colocando nessa nova fase, explorar também o que você está deixando para trás para realizar essa mudança. A psicoterapia oferece um espaço de acolhimento para essas questões.
Abraço
Olá, a ansiedade pode estar presente mesmo nos momentos positivos, pois o novo e melhor também trazem seus desafios. Seria importante procurar ajuda especializada de um psicólogo para poder entender sua ansiedade e aprender a lidar com ela, para nós da TCC - Terapia Cognitivo-Comportamental, a cognição (os pensamentos), determinam o tipo de emoção e comportamento que teremos. Cuide-se. Abraço.
Olá. Tudo que nos tira da zona de conforto pode trazer algum tipo de ansiedade e expectativas. Se isso está te prejudicando, sugiro buscar um psicólogo para que possa trabalhar melhor esses sintomas, para se sentir melhor e mais confiante com a mudança.
Olá! Todas as mudanças na nossa vida podem nos causar situações emocionais, sejam boas ou ruins! Algumas pessoas sentem mais do que as outras, é bem relativo. No seu caso, parece que está somatizando muito a simples ideia de se mudar de cidade. Quais as alternativas que você tem diante dessa possibilidade? É algo imprescindível e que vai acontecer ou pode ser evitado? Estas questões você pode refletir melhor em um ambiente terapêutico, daí a importância de investir em você! Na sua saúde mental. Qualquer coisa entre em contato! Abs
Olá! A ansiedade é um sentimento que é natural na nossa vida, por vezes ela é responsável pela nossa capacidade de enfrentar e dar conta das coisas que precisamos, ou seja, nem sempre ela é considerada prejudicial. Contudo, em níveis de intensidade que causam prejuízo é importante ficar atenta! Mudanças geram expectativas, e essas estão intimamente ligadas ao sentimento de ansiedade, ainda mais quando as expectativas são grandes e com impacto importante na vida. Acolha e perceba seus sentimentos, nesse processo, e, caso sinta que precise de auxílio para lidar com essa mudança, busque um profissional que possa ser uma rede de apoio para essa etapa. Até a próxima!
Olá!! A ansiedade é uma resposta normal do organismo frente a diversas questões, inclusive na possibilidade de uma mudança de cidade. Ela passa a ser um problema quando de alguma forma gera desconfortos, angustias e ou sofrimento, quando a pessoa se perceber nesse estado é importante buscar ajuda com um profissional da psicologia, na psicoterapia será possível investigar a causa desses sintomas e a melhor forma de lidar com eles. Abraço.
Olá! Isso pode acontecer porque mudanças, mesmo as benéficas, representam um desconhecido e podem desencadear preocupações sobre o que está por vir.

A Terapia pode ajudar a explorar esses sentimentos. A angústia pode estar relacionada a pensamentos automáticos negativos sobre a mudança, como medo do desconhecido, preocupações com a adaptação ou receios sobre a perda de conexões sociais. A TCC trabalha para identificar e modificar esses padrões de pensamento, ajudando a encontrar perspectivas mais equilibradas e adaptativas.

Pode ser útil explorar quais são os pensamentos automáticos que surgem ao pensar na mudança, como eles influenciam as emoções e comportamentos, e como é possível desenvolver estratégias para lidar com esses desafios emocionais de maneira mais saudável.

Além disso, a TCC frequentemente envolve o desenvolvimento de habilidades de enfrentamento e estratégias práticas para lidar com a ansiedade, como a prática da atenção plena (mindfulness) e técnicas de relaxamento. Isso pode ajudar a reduzir os sintomas físicos associados à ansiedade, como as dores no peito.

Caso o desconforto persista, é importante considerar discutir essas questões mais a fundo. Vamos juntos?
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!