Por que tudo que eu vejo, eu guardo na minha memória, e lembro toda hora, sendo a maioria coisa ruim

14 respostas
Por que tudo que eu vejo, eu guardo na minha memória, e lembro toda hora, sendo a maioria coisa ruim, momentos do passado ou coisas que vi. Tem cura/tratamento?
Olá!!
A memória é uma ferramenta muito importante para nossa sobrevivência, é por ela que nos criamos nossos laços afetivos e a nossa visão dos acontecimentos. Ocorre que, dependendo dela também criamos o que chamamos de "crenças", que vai se arraigando ao longo da vida, por meio de associações sobre o que nos faz bem, ou o que o cérebro entende de que deve nos "defender"

Em alguns momentos mais difíceis ou também por sintomas de alguns transtornos, nos passamos a fazer associações equivocadas e passamos a distorcer alguns acontecimentos. Chamamos de "distorções cognitivas", quando por exemplo passamos a fazer uma filtragem nos nossos pensamentos, dando mais ênfase às coisas ruins..

Dizemos que os pensamentos negativos são automáticos, ou intrusivos e por isso a nossa busca deve ser no sentido de substituir estes pensamentos, por pensamentos positivos. É claro que não é fácil, mas é possível ressignificar o que você entende. Omo "coisas ruins", por meio da terapia. Entendendo quando, como e porquê foi criada determinada crença.

Procure começar a sua Psicoterapia para descobrir junto com um profissional, os meios e estratégias para lidar melhor com seus sentimentos, emoções e isso vai se refletir também no manejo dos seus pensamentos!

;)
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 180

Somente com esse breve relato não dá para dizer porque isso está acontecendo. O fato é que parece haver uma questão emocional para ser trabalhada. A psicoterapia é parte do tratamento, que pode envolver outros profissionais e ferramentas e penso que é possível sim diminuir ou até mesmo cessar esse comportamento.
Primeiro precisamos nos conhecer melhor e entender o porquê das repetições de pensamentos e ações. Tudo tem um sentido, mesmo que para nós não encontremos respostas. Um trabalho bem feito com um psicólogo poderá levá-lo a entender esse processo, e ajudá-lo a ser seletivo com sua forma de pensar e agir. Espero que eu o tenha ajudado.
A ocorrência de sentimentos de desolação e a sensação de que “tudo vai dar errado” não fazem parte de uma rotina mental saudável
Pensamentos pessimistas podem ocorrer em situações de estresse, após um evento traumático, e durante crises pessoais – como fins de relacionamento, brigas, etc. Se eles são recorrentes, no entanto, podem ser sintoma de Transtornos Psiquicos ou mesmo engatilhar algum quadro clínico. Se você deseja saber mais sobre a questão e entender quando os pensamentos pessimistas devem ser avaliados de forma mais profunda, procure um Psicólogo Clínico e faça uma avaliação psicológica.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 250
Você lembra pois de alguma maneira essas memórias tem significados importantes pra vc, pode ser um medo inconsciente, algo que te impressionou muito etc e alguns estimulos no seu dia podem remeter a algums dessas memórias. O Tratamento na verdade é você identificar e elaborar esses medos, sentimentos e emoções envolvidos. A Psicoterapia poderá te ajudará!!!
Quando algo nos vem a memória é porque necessitamos dela para elaborar algo que ainda não foi "digerido". Pode ser um trauma, pode ser uma distorção do que foi vivenciado, e para elaborar é necessário falar, colocar em palavras exatamente o que é visto e naturalmente o que é sentido nesta lembrança/memória. Uma analista da Psicanálise pode ajudar muito neste contexto. Espero poder ajudar.
Olá, guardar memórias negativas de forma persistente e constante pode estar associado a diferentes condições e pode variar de pessoa para pessoa. Alguns transtornos mentais, como o transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), podem envolver a experiência de flashbacks ou memórias intrusivas. Além disso, fatores como estresse crônico, ansiedade e depressão também podem influenciar a forma como lidamos com nossas experiências. Nesse sentido, é importante buscar o auxílio de um profissional de saúde mental, para realizar uma avaliação completa da sua situação, considerando seus sintomas, história de vida e circunstâncias individuais.
A terapia cognitivo-comportamental (TCC) pode te ajudar a identificar pensamentos e modificar padrões de comportamento que contribuem para a manutenção das memórias intrusivas. Mas é importante lembrar que cada indivíduo é único e a resposta ao tratamento pode variar. Procure o suporte de um profissional para uma avaliação precisa e um plano de tratamento adequado às suas necessidades específicas. Cuide da sua saúde mental!
Olá, acredito que muitas questões estão precisando serem vistas por você num processo psicoterápico. Que só aqui nesse breve contato podem ser decifrados. Quando associamos o autoconhecimento (o que te dá consciência das dores emocionais, traumas e crenças que te limitam e você guarda).
Poderá observar mudanças profundas acontecendo na sua vida.
Esteja receptiva para essa prática, ok? Abraços
Bom dia,
Tudo que vê,ouve, sente, são guardados na memória de todos nós. O quanto você valoriza é a questão X. . Uma avaliação precisa com um profissional experiente, vai lhe ajudar a entender, identificar e modificar tais pensamentos e comportamentos. Procure um psicólogo
Olá! Tem sim, busque por um atendimento.
Olá. É importante procurar um psicólogo ou psiquiatra, para uma avaliação precisa e um plano de tratamento personalizado. A combinação de terapia psicológica e, em alguns casos, medicamentos, pode ser altamente eficaz no manejo desses tipos de pensamentos intrusivos. Sempre à disposição.
O fato de você estar lembrando frequentemente de experiências passadas, especialmente as mais negativas, pode ser uma manifestação de ruminação ou um foco excessivo em pensamentos intrusivos. Isso pode afetar seu bem-estar emocional e mental. Embora não haja uma “cura” definitiva, existem abordagens terapêuticas que podem ajudar a lidar com isso.

A terapia cognitivo-comportamental (TCC), por exemplo, é uma abordagem que pode ajudar a identificar padrões de pensamento negativo e desenvolver estratégias para redirecionar esses padrões. A terapia de exposição também pode ser útil para diminuir a intensidade das lembranças intrusivas.

Converse com um profissional de saúde mental para uma avaliação mais completa e para discutir as opções de tratamento que podem ser mais adequadas
Se sua memória prefere selecionar fatos que você considera ruins, é perceptível que se trata de memória traumática, fatos do seu passado que você gostaria de não ter vivido, mas que te marcaram até hoje, talvez coisas que uma criança nunca poderia ter visto, mas vivenciou. Apesar de ser um caminho que requer coragem os traumas podem ser tratados. Por meio de uma investigação cuidadosa de suas memórias é possível compreender como isso tem te afetado e como lidar melhor com isso, trazendo um novo significado para suas lembranças. Em minha clínica eu chamo este tratamento de Curando a Criança.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 180
Olá, como vai? Poxa, é muito difícil mesmo essa sensação de que estamos sendo invadidos pelas nossas memórias. Me parece que está faltando um lugar seguro para que você possa falar dessas memórias, dividir esses pensamentos e quem sabe, com isso, abrir espaço para estar mais presente no agora. Com certeza há tratamento sim.