PORQUE A DIETA DE QUEM TEM COLITE PRECISA SER POBRE EM FIBRAS? O QUE A FIBRA FAZ MAL NESSE CASO?

8 respostas
PORQUE A DIETA DE QUEM TEM COLITE PRECISA SER POBRE EM FIBRAS?
O QUE A FIBRA FAZ MAL NESSE CASO?
Dra. Lícia D'Ávila
Nutricionista
São Caetano do Sul
O objetivo da dieta para colite é fornecer baixos resíduos ou quantidades de fibras, pois alimentos que contenham poucas fibras são de fácil digestibilidade, e passam pelo intestino com maior facilidade, uma vez que o local encontra-se inflamado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A colite pode ter piora com a ingestão de fibras, pois a colite em si já é uma inflamação do cólon intestinal.
Agenda sua consulta com seu nutricionista para uma adequação no cardápio.
 Gorette Albuquerque
Nutricionista
Recife
Dependendo do caso e do estágio da doença, além do tipo de fibra, essa pode gerar maior desconforto e contribuir para manter e/ou aumentar a inflamação do intestino. Sinais e sintomas provocados pela doença, podem ser minimizados através do acompanhamento sistemático com um Nutricionista Clinico Funcional, por isso sugiro que procure esse profissional, o mais próximo possível de sua cidade.
 Beatriz Cabrini Momesso
Nutricionista
Piracicaba
Alimentos ricos em fibras ajudam na motilidade intestinal. Geralmente quem está com colite, ou seja, com intestino inflamado, não precisa de mais motilidade intestinal e desses alimentos que fazem funcionar ainda mais o intestino. Geralmente que está com colite já está com intestino solto e precisa "prender" ele um pouco. Porém não se deve só diminuir as fibras; é preciso de maneira geral arrumar o plano alimentar e evitar outros tipos de alimentos que também geram inflamação. É necessária uma dieta antiinflamatória, que fortaleça a mucosa intestinal e com baixo teor de fibras e alimentos alergênicos. Cada caso é um e cada um tem sua individualidade. A dieta deve ser específica para aquele paciente e com acompanhamento. Espero ter ajudado. Boa semana.
 Alana Oliveira
Nutricionista
São Paulo
A dieta de quem tem colite, especialmente durante crises, precisa ser pobre em fibras porque as fibras, especialmente as insolúveis (como cascas de frutas e grãos integrais), podem irritar ainda mais o intestino inflamado. A colite causa inflamação no cólon, tornando o intestino mais sensível. Alimentos ricos em fibras insolúveis podem aumentar o volume das fezes, o que pode intensificar a dor, o desconforto e a diarreia.

Além disso, as fibras insolúveis são mais difíceis de serem digeridas e podem aumentar o trânsito intestinal, o que pode ser problemático em um intestino já inflamado. Portanto, durante crises de colite, é recomendado reduzir o consumo de fibras para aliviar os sintomas e permitir que o intestino se recupere. Depois da crise, as fibras podem ser reintroduzidas gradualmente, de acordo com a tolerância do paciente e com orientação profissional.
Dr. Gabriel Ferreira
Nutricionista
Rio de Janeiro
Excelente pergunta! A dieta de quem tem colite, especialmente em fases agudas, ou seja, durante as crises, precisa ser pobre em fibras porque as fibras, principalmente as insolúveis, podem irritar a mucosa intestinal inflamada e agravar os sintomas.
Existem dois tipos de fibras nos alimentos: as solúveis e as insolúveis. De maneira simplificada, podemos dizer que as solúveis se misturam à água, formando um gel, enquanto as insolúveis não se dissolvem, agindo mais como uma vassoura no intestino.
Fibras insolúveis, presentes no farelo de trigo, folhas cruas, cascas de frutas e vegetais, além de cereais integrais, aumentam o volume fecal e aceleram o trânsito intestinal, o que pode piorar a diarreia e causar mais desconforto. Elas funcionam como uma espécie de "vassoura", descendo pelo trato digestivo e promovendo uma limpeza intensa, da boca até a eliminação das fezes.
Fibras solúveis, encontradas na aveia, na maçã sem casca, na cenoura cozida, na batata, na chia e na linhaça, são melhor toleradas porque formam um gel com função protetora, ajudando a regularizar o trânsito intestinal. Além disso, essas fibras criam uma camada que reveste a parede intestinal, melhorando a absorção de nutrientes, alimentando as bactérias benéficas para a nossa saúde e proporcionando um efeito de lubrificação, reduzindo o atrito das fezes ao longo do intestino.
Durante as crises, a recomendação é reduzir a ingestão de fibras para evitar estímulos mecânicos no intestino inflamado. Já nas fases de remissão, a reintrodução gradual desses alimentos pode ser feita para auxiliar na manutenção da saúde da microbiota intestinal.
 Rachel Franco
Nutricionista
Rio de Janeiro
Busque atendimento nutricional adequado e tratado com individualidade. Estou disponível para agendamento de consulta.
Excelente pergunta, e muito pertinente! Em casos de colite, que é uma inflamação do intestino grosso, a mucosa intestinal está irritada e sensível, e as fibras insolúveis (presentes em cascas, grãos integrais e verduras cruas) podem piorar os sintomas, aumentando a diarreia, os gases e as cólicas. Por isso, recomenda-se temporariamente uma dieta pobre em fibras e resíduos, com alimentos bem cozidos, sopas, purês e arroz branco, até a inflamação diminuir. Após a melhora, as fibras solúveis (como as da aveia, maçã e banana) podem ser reintroduzidas, pois ajudam na recuperação da flora intestinal. O segredo é respeitar o tempo de cicatrização do intestino e ajustar a dieta conforme o estágio da doença. Reforço que esta resposta tem caráter informativo e não substitui uma consulta nutricional individual. O acompanhamento com um nutricionista é essencial para garantir segurança, adequação e resultados duradouros no seu caso. Coloco-me à disposição para ajudar e orientar com consultas presenciais e atendimento online em todo o Brasil, com foco em nutrição clínica, funcional, esportiva e metabólica, sempre com uma abordagem técnica, empática e humanizada. Dra. Cleonice Soares – Nutricionista | CRN: 16652.

Especialistas

Juliana Rosseto

Juliana Rosseto

Gastroenterologista

Boa Vista

Alessandro Theisen Fischer

Alessandro Theisen Fischer

Gastroenterologista

Santa Maria

Vincent Dall'Oglio

Vincent Dall'Oglio

Gastroenterologista

Porto Alegre

Bruno Falascina

Bruno Falascina

Endoscopista

Limeira

Lucio Flavio Araujo Costa

Lucio Flavio Araujo Costa

Cirurgião geral

Campina Grande

Ulyssea Reschke Berquo

Ulyssea Reschke Berquo

Cirurgião geral

Nova Prata

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 157 perguntas sobre Colite
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.