Posso associar Bupropiona com Escitalopram para melhorar a perda de libido e a dificuldade de ereção,

6 respostas
Posso associar Bupropiona com Escitalopram para melhorar a perda de libido e a dificuldade de ereção, causada pelo escitalopram mesmo tendo TAG?
Dr. Eduardo de Paula Miranda
Urologista
Fortaleza
O uso dos inibidores seletivos da recaptação da serotonina como o Escitalopram pode causar disfunções sexuais masculinas como alterações da libido e do orgasmo. A Bupropiona é reconhecidamente o antidepressivo com melhor perfil de efeitos colaterais na função sexual masculina, já que age mais preferencialmente nas vias da dopamina e noradrenalina. Infelizmente em casos de ansiedade, seu efeito é menos pronunciado. A associação poderia ser benéfica no sentido de diminuir a dose ou mesmo realizar o desmame do Escitalopram, no entanto essas mudanças do seu plano terapêutico devem ser supervisionadas de perto pelo seu psiquiatra. Também é necessário avaliar se há uma relação de causa e efeito dos sintomas com a introdução da medicação, pois muitas vezes a TAG por si causa problemas sexuais de forma mais pronunciada do que as medicações empregadas no seu tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Giovana Dantas Da Silva
Psicólogo
Vitória
Olá. É necessário primeiro verificar o porquê da perda da libido, fazer um diagnóstico adequado. Muitas vezes o problema não está relacionado a questões orgânicas ou medicamentosas. Realmente o Escitalopram afeta a libido, porém antes de iniciar o tratamento com este remédio, você já apresentava dificuldade de ereção?
Dr. Conrado Pires
Psiquiatra
São João del Rei
o uso do escitalopran pode ter como um dos seus principais efeitos colaterais a alteração do libido e orgasmo, alem dificuldade de ereção.
Nesses casos fica contra indicado o tremendo com escitalopran em monoterapia.
Sendo a utilização do bupropiona a escolha com maior eficácia no combate desses para efeitos causados pelos ISRS.
No entanto antes de acrescentar essa segunda medicao, deve-se avaliar junto ao seu médico assistente a resposta terapêutica do Escitalopran para o quadro de Tag, o preço do tratamento bupropiona + Isrs. para avaliar se a melhor opção e a troca do escitalopran por outra medicao ou se seria a adição do bupropiona ao tratamento inicial
Dr. Fernando Monçores Velloso
Psiquiatra
Miguel Pereira
A bupropiona é comumente associada a putro depressivos, numa tentativa de combater as alteracoes da libido proporcionada por outros antidepressores.
Dr. Dilermando Gonçalves da Neiva
Psicólogo, Psicopedagogo
Ubá
Olá, seria bom voltar ao seu médico e fazer uma nova avaliação.
Olá!
O ideal é você relatar possíveis efeitos do medicamento diretamente com médico, ele poderá te orientar ou até mudar a droga que está utilizando em seu tratamento. Seria bom, também, você se consultar com um psicologo, na maioria das vezes questões emocionais, assim como orgânicas, influenciam bastante nas dificuldades relacionados a vida sexual do individuo e atrelado ao tratamento medicamentoso, os resultados são bem satisfatórios. Se faça uma pergunta: como anda minha vida emocional? Em todas as esferas, conjugal, financeira, familiar e etc.

Especialistas

Léia Ribeiro de Morais

Léia Ribeiro de Morais

Psicólogo

Alta Floresta

Adriana Spadoni

Adriana Spadoni

Psicólogo

Campinas

Desiree Monteiro Cordeiro

Desiree Monteiro Cordeiro

Psicólogo

São Paulo

Wilson Nascimento Almeida Junior

Wilson Nascimento Almeida Junior

Psicólogo

São Paulo

Fernanda Mitre Cotta

Fernanda Mitre Cotta

Ginecologista

Belo Horizonte

Cinthia Borduque

Cinthia Borduque

Ginecologista

Gama

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 234 perguntas sobre Distúrbios na libido
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.