Posso lidar com o Transtorno de ansiedade por doença sozinha com a Logoterapia?

4 respostas
Posso lidar com o Transtorno de ansiedade por doença sozinha com a Logoterapia?
Olá,
Um transtorno de ansiedade requer tratamento acompanhado por profissionais (psiquiatra e psicólogo). Não seria prudente cuidar disso sozinha. Com apoio você terá acolhimento e também o melhor tratamento disponível.
A Terapia Cognitivo Comportamental, que é reconhecida pela ciência como o melhor tratamento disponível para o Transtorno de Ansiedade por doença irá te trazer de volta a qualidade de vida e o bem estar que você merece viver.
Se cuide, conte comigo e fique bem.
Cristina Parisi, psicóloga, CRP 20/3393.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não, a logoterapia não é uma abordagem completa para tratar o transtorno de ansiedade por doença sozinha. Embora possa ser uma ferramenta útil, é fundamental buscar a ajuda de um profissional de saúde mental.

A logoterapia, desenvolvida por Viktor Frankl, é um tipo de terapia existencial que se concentra em encontrar um sentido na vida. Ela pode ser muito eficaz para lidar com sentimentos de desesperança e falta de propósito que podem acompanhar a ansiedade por doença, mas não é a principal abordagem para tratar os sintomas físicos e cognitivos da ansiedade.

Um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, pode oferecer um tratamento mais abrangente, que geralmente inclui a terapia cognitivo-comportamental (TCC). A TCC é considerada o tratamento mais eficaz para a maioria dos transtornos de ansiedade. Ela ajuda a identificar e modificar os pensamentos e comportamentos negativos que alimentam a ansiedade.

Além disso, um médico pode avaliar se há necessidade de medicação para controlar os sintomas físicos da ansiedade, como palpitações, falta de ar e tremores.

Qual a melhor forma de usar a Logoterapia?
A logoterapia pode ser uma terapia complementar. Ela pode ser usada para:

Desenvolver resiliência: Ajuda a encontrar um propósito mesmo em meio à preocupação e ao sofrimento.

Focar no presente: Concentra-se nos aspectos da vida que você pode controlar e que dão sentido, em vez de se perder em preocupações sobre o futuro ou doenças.

Encontrar valor na sua experiência: Ajudar a perceber que o sofrimento não é em vão e que ele pode levar ao crescimento pessoal e à transformação.

Em resumo, a logoterapia pode ser uma parte valiosa de um plano de tratamento, mas não é suficiente por si só. A melhor abordagem é procurar um profissional de saúde mental que possa oferecer um tratamento integrado e personalizado para o seu caso.
 Felipe Jardim
Psicólogo
Maricá
Olá!

Tratar transtorno de ansiedade sozinha não é uma boa escolha. Sempre será mais fácil com a ajuda de um profissional qualificado que irá conduzir esse processo de forma segura. O psicólogo te ajuda a passar por esses momentos difíceis. Conte conosco!
 Stella Lizot Lavrini
Psicanalista, Psicólogo
São Paulo
A Logoterapia pode ser um ótimo manejo da ansiedade por doença para reduzir o medo. Mas, lidar com o transtorno sozinha é difícil, sendo recomendável o acompanhamento profissional.

Especialistas

Wellington Aparecido Silva

Wellington Aparecido Silva

Psicólogo

Marília

Francielly Pedroso Salvador

Francielly Pedroso Salvador

Psicólogo

Londrina

Ana Suely de Moura

Ana Suely de Moura

Psicólogo

Jaboatão Dos Guararapes

Anderson Siqueira Pereira

Anderson Siqueira Pereira

Psicólogo

Porto Alegre

Luana Caroline Silva Vieira

Luana Caroline Silva Vieira

Psicólogo

Lavras

Fernanda Guerra Galon

Fernanda Guerra Galon

Psicólogo, Psicanalista

Barueri

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 496 perguntas sobre Transtornos de ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.