Posso toma bicarbonato mesmo se tomei 2 omeprazol pra azia?

2 respostas
Posso tomar bicarbonato mesmo se tomei 2 omeprazol pra azia?
Omeprazol é uma medicação útil e bastante segura.

============================Na minha prática clínica com milhares de pacientes atendidos ainda não vi efeitos colaterais. A Literatura Médica confirma que os efeitos colaterais são raros, e mesmo o uso a longo prazo não mostrou maiores problemas até agora.
===============================Embora haja muitas conversas sobre a segurança dos IBPs(que é o grupo que inclui Omeprazol, Pantoprazol, Lansoprazol, etc.) NADA foi provado quanto ao perigo de câncer a longo prazo. Outros riscos potenciais como osteoporose e diarréias por supercrescimento bacteriano, embora muito falados, também não foram comprovados. Os Estudos Internacionais nada mostraram. Há estudos com mais de 100.000 pacientes, o que é algo impressionante.

=====================Mas deixo uma palavra de PRUDÊNCIA: como os IBPs são medicações eficazes e que acabam com os sintomas, muitos podem fazer uso deles sem qualquer orientação médica.
=======================E ainda pior, podem retardar ou impedir um diagnóstico seguro, se usados por conta própria.
=======================Então concluo: se usados sob orientação médica os IBPs são medicamentos úteis e muito seguros. Mas podem ser arriscados se usados por conta.
=======================Na minha prática só aconselho o uso a longo prazo em pacientes que conheço bem o Histórico Clínico e as Endoscopias. Mas tenho a sorte de acompanhar a maioria de meus pacientes por muitos anos, e ter uma idéia de sua evolução.

******** O uso de um IBP associado a um antiácido ainda pode ser útil.
******** Isso especialmente quando durante um tratamento há um "escape" ou seja o paciente ainda tem sintomas de vez em quando. Nesse caso o antiácido será um sintomático(alivia os sintomas)
********* CONTUDO
********* Bicarbonato tem efeito antiácido e foi usado há anos atrás. Mas surgiram antiácidos muito mais eficazes do que ele.
********* Nesse sentido, sugiro que converse com seu médico(a) para uma orientação personalizada

O melhor a ser realizado, neste caso é consultar-se com um gastroenterologista/hepato de sua confiança, a fim de esclarecer detalhadamente cada dúvida.