Posso tomar uma dose de insulina dobrada ao invés de tomar 2 x ao dia?

2 respostas
Posso tomar uma dose de insulina dobrada ao invés de tomar 2 x ao dia?
Olá,
tudo bem? Primeiramente prazer em conhecer você, é uma grande satisfação te ter por aqui!

A insulina NPH não por conta do tempo de meia-visa. As insulinas análogas até daria, como a propria Tresiba.

Sugiro não fazer nada por conta própria e buscar ajuda especializada de um endocrinologista para te auxiliar com medicamento/doses específicas para o caso.

Espero ter ajudado, fico a disposição!

Atenciosamente,
Dr. André Mahmoud
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 400

A sua pergunta é muito pertinente, especialmente no contexto do tratamento do diabetes, onde a administração correta da insulina é fundamental para o controle glicêmico. É importante compreender que a insulina é um hormônio crucial no manejo da glicose no sangue, e a sua dosagem e frequência de administração devem ser cuidadosamente ajustadas para cada indivíduo. A medicina integrativa, com sua abordagem holística e multidisciplinar, enfatiza a importância de um plano de tratamento personalizado, levando em consideração não apenas os níveis de glicose, mas também o estilo de vida, a alimentação, o estado emocional e outros fatores de saúde do paciente.

Dobrar a dose de insulina ao invés de administrá-la duas vezes ao dia pode ter implicações significativas. Cada tipo de insulina tem um perfil de ação específico, incluindo o início, o pico e a duração da ação. Algumas insulinas são formuladas para agir rapidamente, enquanto outras têm um efeito mais prolongado. A decisão de ajustar a dose ou a frequência da insulina deve ser baseada em uma avaliação cuidadosa, incluindo monitoramento frequente da glicemia, para evitar riscos como hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue) ou hiperglicemia (alta de açúcar no sangue), ambas condições que podem ter consequências graves para a saúde.

Além disso, a medicina integrativa pode oferecer estratégias complementares para o manejo do diabetes, incluindo mudanças na dieta, exercícios físicos, técnicas de redução de estresse e suplementação nutricional, que podem ajudar a otimizar o controle glicêmico e reduzir a dependência de medicamentos. Essas abordagens, quando combinadas com a terapia convencional, podem melhorar significativamente a qualidade de vida dos pacientes com diabetes.

Portanto, é essencial que qualquer alteração na dosagem ou no regime de insulina seja feita sob orientação médica. Uma avaliação detalhada por um profissional de saúde, preferencialmente com experiência em medicina integrativa, é indispensável para determinar o plano de tratamento mais adequado para suas necessidades específicas. Lembre-se, cada pessoa é única, e o tratamento deve ser igualmente personalizado para garantir os melhores resultados possíveis.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.