Hipoglicemia (baixo açúcar no sangue) em pacientes diabéticos - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é hipoglicemia?

Hipoglicemia ou baixa de açúcar no sangue é uma condição na qual a concentração de glicose (açúcar) no sangue está abaixo de um certo limite, 54 mg / dl (cerca de 3,0 mmol / l). Isso faz com que vários sintomas, que geralmente desaparecem dentro de 10 a 15 minutos parem se tomar um pouco de açúcar.

Qual é a causa de hipoglicemia?

A insulina é um hormônio produzido no pâncreas e serve para fazer certas células do corpo, especialmente o fígado, usar a glicose do sangue. Normalmente, o aumento da concentração de glicose após a ingestão de 126-180 mg / dl (7-10 mmol / l) e, em seguida, o pâncreas produz insulina. A concentração de glicose começa a diminuir novamente após uma ou duas horas depois do almoço, e volta ao normal antes da próxima refeição, entre 72-90 mg / dL (4 e 5 mmol / l). Naquele tempo, a concentração de insulina no sangue retorna ao normal.

Nos diabéticos, a hipoglicemia (também chamado de "açúcar no sangue") pode ser devido a:

  • Muita insulina no sangue: a dose de insulina ou comprimidos para diabetes é muito alta. O paciente acidentalmente excedeu a dose de insulina ou comprimidos retomado.
  • Menos insulina é necessária: o paciente tem comido menos do que o habitual, não tem se exercitado, ou não bebeu álcool.

Como identificar uma hipoglicemia?

Hipoglicemia pode causar os seguintes sintomas:

  • Palidez
  • Tremores
  • Sudorese
  • Sensação de fraqueza
  • Palpitações
  • Fome
  • Nervosismo
  • Dificuldade de concentração
  • Irritabilidade
  • Cansaço ou fadiga
  • Visão turva
  • Mudanças incomuns no padrão de
  • Perda temporária da consciência
  • Confusão
  • Convulsões
  • Coma.

Hipoglicemia em alguns diabéticos não causa qualquer destes sintomas, especialmente se o paciente é diabético há muitos anos. Nesses pacientes, a hipoglicemia pode causar convulsões e perda de consciência sem aviso prévio. Para evitar isso, estes doentes devem manter a concentração de glicose no sangue maior do que outros pacientes com diabetes e a glicemia medida mais freqüentemente do que o normal. Isto é muito importante.

Tipos de hipoglicemia

Hipoglicemia podem ser classificados em:

  • Crise de hipoglicemia  leve: o paciente pode controlar a hipoglicemia em si.
  • Hipoglicemia severa: o paciente precisa de ajuda de alguém (um parente ou um médico).

O que pode uma pessoa com hipoglicemia fazer?

É importante conhecer os sintomas de hipoglicemia a tempo de tratá-los. Em caso de dúvida deve medir a glicose no sangue (concentração de glicose no sangue).

Também é importante:

  • Trazer açúcar- sempre é fácil  comer com a mão.
  • Medir a glicose no sangue todos os dias, pois isso pode ajustar a quantidade de insulina e diminuir o máximo possível o risco de hipoglicemia.
  • Siga as recomendações dietéticas e mantenha hábitos alimentares regulares.
  • Dê uma pausa entre as refeições, isso ajuda a manter a concentração de glicose não cair muito baixo antes da próxima refeição. Realizar uma identificação (cartão)do paciente diabético. As gotas de açúcar no sangue durante a noite são um sério problema para muitos diabéticos, porque durante o sono não são identificadas. Se você tem sonhos ruins à noite, acorda com dor de cabeça ou é especialmente irritado quando você acorda, você deve medir o açúcar no sangue até as três da manhã. De qualquer forma, você pode reduzir o risco de hipoglicemia noturna de glicose no sangue medido em cerca de 10 ou 11 da noite. Se você estiver abaixo de 126-144 mg / dl (7-8 mmol / l) deve comer algo leve.
  • O álcool também reduz a glicose no sangue. É muito importante para evitar a embriaguez. Depois de beber muito você deve comer alguma coisa antes de dormir.

Como é o diagnóstico?

O diagnóstico é feito através da medição da concentração de glicose no sangue com um dispositivo de medição de glicose no sangue. A glicose menor que 54 mg / dl (3,0 mmol / l) indica a hipoglicemia.

Exercício e dieta

Exercício utiliza glicose e reduz o açúcar no sangue, por isso, se você se exercita ou fazer atividade física extenuante:

  • Coloque menos insulina do que o normal antes de esportes ou qualquer atividade incomum física.
  • Coma mais antes, durante ou logo após o exercício. Em pacientes tratados com insulina normalmente, a glicose no sangue é maior do que uma ou duas horas depois de comer e inferior três a quatro horas após as refeições. Algumas pessoas têm sintomas de hipoglicemia imediatamente antes das refeições. Isso destaca a necessidade de beber entre as refeições para evitar a hipoglicemia.

Previsões a longo prazo

Hipoglicemia é geralmente fácil de tratar e um episódio leve de uma semana não é perigoso. O perigo surge quando as concentrações de glicose caem abaixo dos limites aceitáveis ??a níveis perigosos. A única fonte de energia é a glicose no cérebro e, portanto, não é saudável níveis de açúcar no sangue cair muito.

Tratamento da hipoglicemia

Hipoglicemia leve-  ??tomar cerca de 10 ou 20 gramas de glicose (açúcar) como, por exemplo, um copo de suco ou leite, açúcar ou tabletes de glicose. Em caso de hipoglicemia continuada ou crise de hipoglicemia grave, chamar uma ambulância para levar o paciente ao pronto-socorro, onde será dada a glicose intravenosa ou glucagon (um hormônio que aumenta a glicose) por via intramuscular.

A família do paciente deve aprender a dar injeções de glucagon. Você pode ter um kit de glucagon, de modo que se o paciente tem várias hipoglicemias com perda de consciência pode ser aplicado para o tratamento imediatamente e evitar ter que ir ao hospital.

Em caso de repetidas crises de hipoglicemia é necessário medir glicose no sangue quatro vezes por dia. Saber quando você está baixando a glicose no sangue permite que o paciente ajuste a sua dose de insulina e saiba quando deve comer.

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - hipoglicemia (baixo açúcar no sangue) em pacientes diabéticos

Encontre um especialista na sua cidade:
Ana Cristina Gazzaneo Belsito

Ana Cristina Gazzaneo Belsito

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Renata Maria de Noronha

Renata Maria de Noronha

Endocrinologista

São Paulo

Miguel Alonso Gonzalez

Miguel Alonso Gonzalez

Endocrinologista

São Bernardo do Campo

Caroline Martins Silva

Caroline Martins Silva

Endocrinologista

Porto Velho

Francine Luiza Alvarenga de Campos

Francine Luiza Alvarenga de Campos

Endocrinologista

Osasco

Dimona Macêdo

Dimona Macêdo

Endocrinologista

Barreiras

Perguntas sobre Hipoglicemia (baixo açúcar no sangue) em pacientes diabéticos

Nossos especialistas responderam a 39 perguntas sobre Hipoglicemia (baixo açúcar no sangue) em pacientes diabéticos

Boa noite! Sinceramente, NPH deve ser tomada antes do café ,do almoço e ao deitar , 3 doses. Não existe dose fixa padrão. Ela é calculada para cada paciente.Precisa ir urgente ao endocrinologista…
2 respostas


Olá! A princípio todas as insulinas podem ser combinadas com o Janúvia. O que acontece é que algumas insulinas estão em combinação fixa com outra medicação ( análogos de GLP-1), são elas Xultophy…
1 respostas


A INSULINA É UMA MEDICAÇÃO QUE DEVERÁ SER UTILIZADA COM CAUTELA , DE ACORDO COM A NECESSIDADE INDIVIDUAL DE CADA PACIENTE E SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES DE UM ENDOCRINOLOGISTA ATUANDO EM CONJUNTO…
4 respostas

Quais profissionais tratam Hipoglicemia (baixo açúcar no sangue) em pacientes diabéticos?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.