Posso tratar a dependência química da minha filha,com psiquiatra e psicólogo?

14 respostas
Posso tratar a dependência química da minha filha,com psiquiatra e psicólogo?
O tratamento de dependentes químicos se faz com psiquiatras e psicólogos mesmo. Quando atendo esse tipo de pacientes costumo combinar em torno de três sessões por semana e contato com o psiquiatra.
No caso a paciente seria sua família, mas seria bom a família realizar algum tipo de psicoterapia ou orientação.

Bom Dia!
Sim! É importantissimo o tratamento com esses dois profissionais! Além disso o paciente e a família poderiam ainda procurar grupos mútuo-ajuda. A importância da família no tratamento é fundamental.
Sucesso e perseverança!
Maria Consolata Pappacena
Exatamente. O tratamento de drogadição atualmente requer o trabalho conjunto da psicologia e da psiquiatria. O psiquiatra dá o suporte farmacológico e o Psicólogo ajuda a pessoa a entender a sua relação com o vício, assim como pode reduzir essa dependência e desenvolver formas mais saudáveis de ter prazer.
Sim, trata-se de algo muito complexo e que exige acompanhamento de diversos profissionais da saúde mental. A medicação ajuda, porém, importante que também faça acompanhamento psicológico para que consiga superar esta situação, bem como é um espaço para dizer de si, das suas angústias e sobretudo apoio psicológico para lidar com esta situação. Importante ressaltar que a dependência química é algo complexo e exige uma rede de cuidado e apoio para que o sujeito consiga deixar de fazer uso da substância de que é dependente. Existe o CAPS ad, que é o "Centro de Atenção Psicossocial - álcool e drogas" que oferta atendimento multidisciplinar à dependentes químicos pelo SUS. Mas se preferir pode buscar profissionais separadamente. O importante não deixar de cuidar. Espero ter ajudado.
Olá!
Sim. Os dois especialistas são fundamentais neste processo, porém é necessário que ela queira, que esteja disponível para o tratamento.
Estou a disposição.
Boa tarde o terapeuta ocupacional é também muito importante pois reorganiza a rotina diária as atividades que devem ser realizadas. Além do caps ad existem grupos de auto ajuda os alcoólicos anônimos e os narcóticos anônimos que são gratuitos e fundamentais. Atendo dep Química e fiz residência em saude mental no grupo hospitalar Conceição
O tratamento da dependência química é complexo pois envolve uma série de variáveis. O psiquiatra trata o paciente com dependência química com medicação para que este tenha paulatinamente a diminuição de sintomas e o psicólogo trata o paciente com a finalidade de ouvir as angústias e dificuldades e, a partir daí, realizar a intervenção. O atendimento psicológico é muito relevante para o tratamento do dependente químico
Exatamente. A dependência química deve ser tratada com psiquiatra e psicólogo. A psicoterapia com abordagem cognitivo comportamental irá ajudar a identificar e modificar as crenças e pensamentos disfuncionais que levaram ao uso das drogas, gatilhos que fazem com que pessoa sinta vontade de consumi-las, estratégias para lidar com esses gatilhos, além de estratégias para lidar com os sintomas da abstinência, prevenção de recaídas, dentre outros. A medicação ajuda no alívio dos sintomas físicos causados pela abstinência.
Olá, mãe! Você não só pode como deve procurar um psiquiatra e um psicólogo. Os dois especialistas agem de maneira conjunta nos aspectos envolvidos no quadro de dependência química. O psiquiatra como médico, irá receitar medicações que ajudam no controle da dependência criada no organismo pela droga. O psicólogo irá auxiliar o paciente a buscar novos meios de lidar com suas frustrações, perdas e enfim tudo aquilo que o fragiliza emocionalmente que faz com que ele busque então como compensação ou válvula de escape, a droga, como fuga da realidade. Espero ter contribuído um pouco sobre o esclarecimento da importância desses dois especialistas no tratamento de dependência química. Boa sorte!
Olá, pode e deve. A Dependência química é complexa e precisa de uma rede multiprofissional para acompanhamento e suporte ao dependente. Psicólogo e Psiquiatra irão trabalhar em conjunto, além desses profissionais você pode buscar ajuda no CAPSad (SUAS)) da sua região, pois lá há uma equipe especializada.
Abraços Psicóloga Kelly Lima
O ideal é que o tratamento seja realizado pelo psiquiatra e psicólogo. A medicação vai ajudar a reduzir os sintomas, que na dependência química são considerados urgentes. Já o psicólogo vai trabalhar as questões que estão gerando essa dependência, ajudando a sua filha a compreender melhor seus comportamentos. É um trabalho multidisciplinar, onde um completa o outro.
Com certeza no quesito dependência química se torna extremamente relevante o tratamento com psicólogo e psiquiatra. Ressaltando que o medicamento e psicoterapia ajudará muito ,mas sua filha tem que estar disposta a deixar o uso de substâncias psicoativa, e se abrir para uma nova vida.. Acho importante também a colaboracao da família para o êxito do tratamento. Att-Maria Cristina
Olá, meu (minha) amigo(a)!
Se a sua filha está com suas faculdades mentais normais, deve ser atendida, primeiramente por um (a) psicólogo (a). No atendimento o(a) psicólogo (a) avaliará a necessidade ou não de um tratamento medicamentoso. Observo que, é importante para o sucesso da psicoterapia, que ela queira deixar a dependência. Coloco -me à disposição! Um abraço!
Sim. De preferência a psicoterapia e a farmacoterapia juntas aumentam a possibilidade de sucesso e diminuem as recaídas.