Posso ver direto um psiquiatra sem nunca ter ido em um psicólogo em casos de transtorno de ansiedad

14 respostas
Posso ver direto um psiquiatra sem nunca ter ido em um psicólogo em casos de transtorno de ansiedade?
Olá! Pode sim! Pode ser que seu caso necessite de medicação. Se necessitar, o psiquiatra te receitará. Porém, a medicação sozinha não é tão eficiente quanto é, ao ser atrelada a psicoterapia. Alguns casos nem mesmo precisará de medicação. Se sentes necessidade de ir ao psiquiatra vá, mas não deixe de procurar um profissional da psicologia. Muitas vezes a emergência em descartar aquilo que nos machuca, nos faz entrar por caminhos que parecem mais fáceis. E só mais tarde, descobrimos que eliminar fases de maneira impensada apenas retarda o alcance dos nossos objetivos. Espero ter ajudado. Um abraço!

Olá, bom dia! Você pode ficar à vontade para ir ao psiquiatra. Ele vai te avaliar e se caso precise iniciar um tratamento medicamentoso, ele irá te receitar uma medicação. Mas é muito importante se ter um tratamento completo, psiquiatra e psicoterapeuta, pois a medicação irá trabalhar na parte fisiológica, nos neurotransmissores. Já a psicoterapia irá trabalhar atitude, comportamento, pensamento, emoções, ou seja, um trabalho conjunto. Na psicoterapia você poderá desenvolver algumas habilidades para lidar melhor com a ansiedade, podendo assim diminuir sua intensidade e frequência!
Olá! Você pode sim. O psiquiatra vai avaliar a necessidade de medicação para os sintomas que você apresenta. O acompanhamento psicológico também seria bem importante para entender o porquê desses sintomas; apesar de serem desagradáveis eles sinalizam que algo não está bem, muitas vezes são indicativos de que é necessário mudar algo em sua vida. Espero ter ajudado! Melhoras!
Claro, o psiquiatra fará a avaliação do seu caso. Irá verificar a necessidade de medicação ou não. Isso dependerá dos sintomas apresentados. Ao procurar um psicólogo você irá trabalhar as questões que provocam esse estado de ansiedade.
Sim, é possível. Ressaltando que o Psiquiatra trata dos sintomas mais fisiológicos como por exemplo: insônia, ataque de pânico manifestados em tremores, palpitações, falta de ar.. entre outros. Já a psicoterapia com um Psicólogo, irá acompanhar as situações que geralmente acontecem as crises de ansiedade e desenvolver junto ao paciente a melhor forma de lidar com tais circunstâncias. É muito possível um trabalho em conjunto Psiquiatra e Psicólogo, mas a ideia principal é que você possa funcionar bem sem a dependência de medicamentos. A medicação torna-se no tratamento psicológico como um paliativo, ou seja, vai ajudá-la a sair dos sintomas, já a terapia vai ajudá-la a resolver os problemas com menos sintomas de ansiedade.
Olá! Claro. Não há uma ordem correta de qual profissional procurar primeiro. O psicólogo poderá achar necessário te encaminhar para um psiquiatra, assim como o psiquiatra poderá achar necessário te encaminhar para um psicólogo. O psiquiatra cuidará da parte medicamentosa e o psicólogo conduzirá um processo terapêutico.
Sim, com certeza! A medicação lhe trará alívio nos sintomas. Porém o remédio passado pelo psiquiatra não tratará as causas que estão levando o seu organismo apresentar os sintomas de ansiedade. O trabalho do psicólogo se concentra na vida e circunstâncias que você está vivenciando e que podem estar gerando este transtorno de ansiedade. Ou seja, ambos profissionais são complementares para o tratamento de transtornos psiquiátricos.
Sim, pode! Não há nenhuma restrição nesse sentindo. O ideal é que você realize acompanhamento com um psiquiatra e com um psicólogo. É importante ressaltar que o trabalho do psicólogo e do psiquiatra é realizado em conjunto, um não restringe o outro. Att., Pedro Pádua.
Olá, pode procurar atendimento com um psiquiatra, assim você pode relatar o que está acontecendo e ele lhe dizer como pode te auxiliar.
Olá, pode sim. Mas seria interessante fazer um tratamento combinado com os dois.
Ola! Pode sim! Mas sempre legal falar com um psicologo, pois ele trata a ansiedade de uma forma diferente, aliada a medicação a psicoterapia e maravilhosa e pode vir a substituir a medicação apos o tratamento.
Sim, com certeza. Um bom psiquiatra provavelmente dará um diagnóstico mais coerente e fará um tratamento com ou sem medicação e juntamente com o tratamento psiquiátrico te indicará para um psicologo pois combinando os tratamentos terá um resultado muito mais efetivo e duradouro.
Olá!! Pode sim!! O psiquiatra vai avaliar a necessidade ou não de medicamento para aliviar a ansiedade. Porém o acompanhamento psicológico é fundamental para o tratamento, afim de entender e trabalhar os reais indicadores. A terapia EMDR, biofeedbak e neurofeedbak trazem resultados eficientes e duradouros.
Olá
Como os colegas acima falaram, sim, não há problema nenhum em procurar primeiro o psiquiatra.No entanto tenha em conta que o tratamento só com a medicação ficará incompleto dependendo do caso. Um psicólogo te dará suporte para você entender o que está acontecendo com você.
Boa sorte