Tratamento da ansiedade - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em tratamento da ansiedade

Encontre um especialista em Tratamento da ansiedade na sua cidade:

Perguntas sobre Tratamento da ansiedade

Nossos especialistas responderam a 4 perguntas sobre Tratamento da ansiedade

Boa noite!
O mais indicado é que você procure um profissional para que o mesmo possa estar fazendo a avaliação correta e assim estar te encaminhando para o tratamento adequado. Você pode…
4 respostas

Boa noite. Por todo o nosso corpo temos vasos sanguíneos que irrigam todos os nossos tecidos, desde a pele, os dedos, até o cérebro, coração, etc. Onde há vaso, existe pulsação, portanto se o…
5 respostas

Olá! Você pode sim. O psiquiatra vai avaliar a necessidade de medicação para os sintomas que você apresenta. O acompanhamento psicológico também seria bem importante para entender o porquê desses…
7 respostas

Especialistas falam sobre Tratamento da ansiedade

A acupuntura é um tratamento para distúrbios emocionais como a ansiedade, estresse, depressão, insônia dentre outros, isto porque ela estimula a produção de hormônios da alegria e do bem estar (serotonina e endorfina).

Walter Viterbo Da S. Neto

Médico acupunturista, Anestesiologista

Salvador

Agendar uma visita

Com uma vasta experiência em tratamento com fitoterápicos, quânticos e ortomoleculares, visamos um equilíbrio global do paciente para manejo da ansiedade de forma mais natural.

A Organização Mundial de Saúde refere que 33% da população mundial sofre de ansiedade. A ansiedade é uma reação normal aos mais diversos desafios da vida, mudanças e novas experiências. O problema é quando se torna excessiva e patológica, gerando prejuízos na vida da pessoal e profissional da pessoa. A ansiedade patológica se diferencia da normal por ser uma resposta exagerada e inadequada a determinado estímulo ou perigo. Neste caso, deve-se buscar tratamento médico e psicológico. A ansiedade, assim como a depressão, pode ser tratada com classes diferentes de medicamentos. São muito utilizados os antidepressivos, medicamentos corretos para o tratamento dos transtornos de ansiedade.

A psicanálise é uma teoria sobre o funcionamento psíquico e uma terapêutica para o sofrimento psíquico. Uma das formas em que temos conhecimento do sofrimento psíquico é a ansiedade.Inclusive a ansiedade se encontra como um dos primeiros sintomas de várias patologias psíquicas. A psicanálise como um tratamento vai se ocupar da linguagem que o inconsciente esta usando ,através do afeto da angústia e ansiedade para se manifestar . O objetivo das sessões de psicanálise é levar o paciente a analisar sua história e como experiências passadas podem influenciar no desenvolvimento do transtorno de ansiedade.

Cladismari Zambon

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Agendar uma visita

O tratamento para ansiedade é feito de acordo com a intensidade dos sintomas e as necessidades de cada pessoa, envolvendo principalmente a psicoterapia e o uso de medicamentos, como antidepressivos ou ansiolíticos, receitados pelo médico, que atuam a nível cerebral para reduzir os sintomas ansiosos.Além disso, é recomendado que a pessoa complemente o tratamento com medidas naturais, ao realizar atividades do tipo exercícios físicos E PSICOTERAPIA.são estratégias que ajudam a reduzir os níveis de estresse, aumentar a consciência corporal e sensação de relaxamento, além de contribuirem para uma vida mais saudável.

Envolvem todas as faixas etárias, sendo que, em algumas, há transtornos mais específicos, como o mutismo seletivo (recusa a falar em situações específicas, com mais frequência em sala de aula, por crianças que não apresentam transtornos na fala) e o transtorno de ansiedade de separação (ansiedade intensa e inadequada com relação a afastar-se de casa ou dos cuidadores além do que é apropriado para a idade), presentes em crianças. Nos idosos, sabe-se que uma parcela muito pequena, apenas 8% da população idosa, recebe tratamento adequado para transtornos de ansiedade. O tratamento envolve o uso de medicamentos e alguns tipos de Psicoterapia. A consulta, por si só, tem um efeito terapêutico.

Pedro Henrique Costa Meneses

Psiquiatra

Vitória


Preocupação excessiva, sensação de não conseguir desligar dos problemas, insônia, palpitação, suor excessivo, sentir-se "estressado" a maior parte do tempo podem ser sintomas de Transtorno de Ansiedade. Há diversos tratamentos, tanto medicamentosos quanto não medicamentosos para esta condição.

Os sintomas dos transtornos de ansiedade são inúmeros e podem se manifestar de infinitas formas. Cada sintoma pode surgir com uma intensidade e em momentos específicos para cada paciente. Eles podem como sintomas psíquico(emocionais), sintomas físicos (do corpo), sintomas cognitivos(da mente). É importante frisar que a presença de um ou outro sintoma isolado não quer dizer muita coisa. Precisamos analisar os sintomas associados, a duração, a intensidade e o principal: o impacto na qualidade de vida. Não existe doença psíquica se não houver impacto no rendimento e na qualidade de vida da pessoa afetada e das que a cercam.

Leila Câmara

Psicólogo, Sexólogo

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

A ansiedade é a antecipação de um contexto futuro que é percebido como ameaçador. O tratamento visa trabalhar o seguinte processo: (1) Quais são as crenças em relação ao contexto ansioso; (2) Como as crenças estão influenciando no sentimento de ansiedade (3) e Quais comportamentos estão retroalimentando o quadro de ansiedade. O trabalho envolve a realização de estratégias para compreender como a ansiedade funciona no seu corpo e no dia a dia, elaborar uma reestruturação na forma de perceber o estímulo ansioso e técnicas para aliviar a ansiedade a ponto do cliente se tornar independente e assertivo em diversos contextos de ansiedade.

Alan Dutra

Psicólogo

Montes Claros

Agendar uma visita

Vale salientar que o transtorno de ansiedade é responsável por grandes perdas na produtividade individual e é responsável por muitas queixas dentro das relações interpessoais. Aproximar-se do contexto do paciente com uma boa escuta é fundamental para um diagnóstico assertivo de transtorno de ansiedade. O tratamento visa um bom funcionamento dentro da rotina de cada um. O uso de medicação associado ao acompanhamento psicoterápico aumenta a eficácia do tratamento e diminui o sofrimento do paciente.

Thiago Macedo

Psiquiatra

Juazeiro Do Norte

Agendar uma visita

Os sintomas de ansiedade podem se manifestar a nível físico, como a sensação de aperto no peito e tremores ou a nível emocional como a presença de pensamentos negativos, preocupação ou medo, por exemplo e, geralmente, surgem vários sintomas ao mesmo tempo. Estes sintomas podem surgir tanto em adultos como em crianças, mas a criança pode ter mais dificuldade para explicar o que está sentindo. No Tratamento de Ansiedade é aplicado escalas e testes para verificar o grau de ansiendade do paciente, após analisado esse grau é proposto um tratamento que é efetuado em conjunto com o paciente, no qual é composto de técnicas e atividades.

Muitas vezes passamos a vida ansiosos e nem percebemos. Só vamos prestar atenção na Ansiedade, quando ela se manifesta de forma crônica. Conhecer seus sintomas ajuda a identificar com antecedência se você é uma pessoa ansiosa para começar a trabalhar o quanto antes para ter mais qualidade de vida. A terapia facilita com que o paciente se conheça e possibilita e possa ter maior controle da sua vida.

A ansiedade é caracterizada por sentimentos de preocupação constante, insonia, medo ou confusão, incapacidade de relaxar, dores de estômago, falta de concentração, fraqueza física, tensão muscular e muito mais. Mais de 18 por cento das pessoas hoje sofrem de transtornos de ansiedade. Medicamentos para ansiedade podem causar insônia, boca seca, tontura, náusea, visão embaçada, ganho de peso, fadiga e assim por diante. A quiropraxia quando usada em conjunto com a Homeopatia, é uma maneira natural de gerenciar a ansiedade sem medicação prejudicial. A homeopatia e quiropraxia para o tratamento da ansiedade não apenas controla o estresse e outros sintomas, mas também visa tratar a causa raiz.

Mestre Sammy

Homeopata, Quiropraxista, Terapeuta complementar

Campinas

Agendar uma visita

Ansiedade é um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão, caracterizado por tensão ou desconforto derivado de antecipação de perigo. A ansiedade e o medo são elementos normais na nossa vida psíquica e surgem como resposta a algum fator que essencialmente não apresenta (atualmente) nenhum perigo real. Estes passam a ser reconhecidos como patológicos quando são exagerados e desproporcionais em relação ao estímulo gerador.

Quais profissionais realizam Tratamento da ansiedade?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.