Prezados Drs devido abuso do álcool fiquei 2 meses internado para tratar abstinência hoje tomo Sertralina

4 respostas
Prezados Drs devido abuso do álcool fiquei 2 meses internado para tratar abstinência hoje tomo Sertralina 150mg Torval 1000mg Quetiapina 250mg Rivotril gotas 6gotas Para Sl em horários indicados pelo médico minha preocupação será que não é uma carga grande de medicamentos ser tóxico, já faz 1 ano?
Olá! Acredito que referente as medicações os psiquiatras acima responderam muito bem, mas em se tratando de tratamento psicológico aconselho que você procura um tratamento na linha da terapia cognitivo comportamental, vai lhe ajudar bastante referente ao seu uso de álcool. Fico a disposição!

Muitas vezes, em psiquiatria, necessitamos utilizar muitas medicações juntas para tratar todos os sintomas referidos pelo paciente, outras vezes uma medicação irá conter os efeitos colaterais de outras, o que faz parecer uma carga grande de remédios, sem ser obrigatoriamente uma sobrecarga. As medicações citadas não têm interações perigosas entre si e certamente têm sua função no seu tratamento. Com relação ao tempo de uso, precisaria saber se você está assintomático e caso esteja, há quanto tempo. Só assim podemos determinar se 1 ano é suficiente para finalizar o tratamento.
As medicações aprovadas para o tratamento do alcoolismo são a naltrexona, o acamprosato e o dissulfiram. Como não há acamprosato, no Brasil, por vezes se usa o topiramato, que tem alguma semelhança e há alguns estudos mostrando sua utilidade.

Dos remédios que você cita, nenhum é para alcoolismo. Isto não significa que esteja errado, porque muitas vezes pessoas com transtorno de uso de álcool também têm outros transtornos psiquiátricos.

Sertralina é para depressão e alguns transtornos ansiosos.

O Torval* (valproato de sódio) é usado em epilepsias, transtorno bipolar (TAB) e por vezes para potencializar efeitos de antidepressivos.

A quetiapina é usada em psicoses e no TAB; por vezes, na depressão.

O Rivotril* (cloonazepam) é um ansiolítico, por vezes usado como hipnótico. Seu uso é desaconselhado em pessoas com problemas com drogas, pois pode levar a dependência e não previne a recaída. Mas, sempre pode haver exceções, não tem como saber se é seu caso, sem avaliação presencial.
Prezado, obrigado pela pergunta. Antes de respondê-la, aí vão algumas perguntas. Seu médico falou em outro (s) diagnóstico(s)? Dois meses de internação por abuso de álcool? Como destaca o colega Ivan Braun, as medicações referidas por você abrangem um leque extenso de patologias, nenhuma delas essencialmente para a situação descrita. Pode ser que se trate de uma ou mais comorbidades que ultrapassam uma "simples" questão de abuso de álcool. Procure avaliar essa(s) condição (ões) com seu psiquiatra.