Problemas na articulação de palavras, nervosismo, ansiedade e estresse, podem causar erros na hora d

14 respostas
Problemas na articulação de palavras, nervosismo, ansiedade e estresse, podem causar erros na hora da fala, depois de ler que alzheimer pode causar alteração na linguagem, desenvolvi medo de falar, medo de errar as palavras, ou trocar palavras e isso já aconteceu antes de ler sobre a doença, caso eu erre algo na pronúncia já fico assustado, tanto que quando vou falar minha voz sai trêmula, fico ofegante, a voz sai travada, embargada, e a boca não abre, como se tivesse tensionada, tô obcecado com essa idéia, queria saber se quem tem alzheimer tem consciência dos erros que comete, tenho 31 anos, tenho medo exagerado de doenças, e agora não sei se isso é manifestação somática ou de fato é algum problema?
Oiê!
Ansiedade é um medo de perigo em potencial (o perigo pode ser real ou não), de forma que nosso corpo e mente ficam alertas e usam mecanismos de defesa. Tremor, respiração ofegante, esquecimento de palavras/frases, tensão, etc são sintomas comuns de ansiedade, e costumam acontecer junto com pensamentos de perigo.
Para entender o que está acontecendo, o recomendado é ter acompanhamento com psicólogo (abordagens cognitivo-comportamentais têm boas evidências de eficácia) e acompanhamento de saúde física também!
Fique à vontade para tirar qualquer dúvida que precise!!

Olá! Ao ler a tua pergunta o que me veio a mente seria algo relacionado a ansiedade. A ansiedade é o medo de algo que Pode vir a acontecer (mas que talvez nem aconteça). Algumas características da ansiedade são: sudorese, coração acelerado, dor de barriga, esquecimento, tensão muscular... A depressão também pode causar esquecimentos, falha na memória.
Desse modo, é importante que tu busque ajuda profissional para que ele faça uma avaliação do teu caso e entenda se tu está apresentando características de uma condição emocional ou orgânica. E assim, fazer o tratamento adequado.
Espero que tu encontre a ajuda que precisa!
Fica bem!
Como tu tem 31 anos, é muito improvável que a gente esteja falando de alguma doença degenerativa, como o Alzheimer. Raras vezes pode ser isso se na família já vemos outros casos de doenças cedo na vida, no caso de acidentes com traumatismo craniano, por exemplo. Pelo que tu conta, parece se tratar de ansiedade mesmo. A ansiedade faz com que a gente sinta que precisa se preparar para todas as possibilidades, ao invés de avaliar a probabilidade de algo acontecer. Isso faz com que fiquemos monitorando os menores sinais fisiológicos do nosso corpo em busca da evidência de que estamos doentes. O problema é que uma alteração normal nos joga no precipício da catástrofe. Sentimos uma dor de cabeça e pensamos que pode ser um tumor. Sentimos o coração acelerado a achamos que estamos tento um infarto. Esquecemos algumas palavras e achamos que pode ser uma doença degenerativa. A ansiedade por si só pode causar esquecimentos, porque temos que estar relaxados e concentrados para acessar nossos bancos de dados de palavras, e a ansiedade é nosso sistema de alerta. Se estamos em perigo, não temos tempo de encontrar as palavras na nossa memória. Importante buscar um profissional para te ajudar a lidar com isso. Eu sou especialista em Transtornos de Ansiedade, se quiser marcar uma conversa. Espero ter ajudado =)
Olá! Na sua idade é improvável que tenha Alzheimer, me parece que você esta enfrentando uma crise ansiosa. O fato de errar algumas palavras não é algo incomum, pode-se levar algumas outras hipóteses bem mais brandas que uma doença degenerativa como Alzheimer. Sugiro que agende uma consulta com um Psicólogo para ser avaliado.
Olá! Entendi, pelo que escreveu, que o receio relacionado à fala surgiu - ou foi acentuado - após ler os sintomas causados pelo Alzheimer. Contudo, embora o medo tenha inicialmente uma função protetiva muito importante para nós, seu excesso, ao contrário, paralisa resultando em dor ou sofrimento. Nesse sentido, é provável que num processo terapêutico você tivesse a oportunidade de entender o porquê de ter desenvolvido o que nomeou como um medo exagerado de doenças tendo, com isso, a chance de ressignificar esse comportamento. Você não precisa passar por isso sozinho!
Olá! Respondendo a sua primeira pergunta, a maioria das pessoas que têm Alzheimer, especialmente nas fases iniciais, tem noção de que alguma coisa está errada. Mas é pouco provável que você esteja com essa doença, especialmente por causa da sua idade e por você não ter relatado outros casos precoces na sua família. O que me chama a atenção, no entanto, é o fato de você ter perguntado se o que você tem é manifestação somática ou algum problema real. Não importa qual é a origem do seu sofrimento, seja orgânica, social ou psíquica, é um problema real. Não é bobagem, exagero, frescura. É um sofrimento que merece cuidado. Sugiro que você busque a ajuda de um psicólogo, para que você possa cuidar dessa angústia, desse medo, dessa dor. Não deixe de se cuidar!
Te convidamos para uma consulta: Tratamento da ansiedade - R$ 200
Você afirma que tem medo exagerado de doenças. Este é o seu problema, que é a origem ou a causa de sua ansiedade acentuada. Você não tem segurança em relação ao seu organismo. Todo ser humano tende ao equilíbrio das energias do organismo. Mas a ansiedade pode dar a impressão que seu organismo não é ou pode vir a ser acometido de alguma doença. Essa preocupação exagerada com doenças deve ser tratada com uma boa psicoterapía.
Pode ser tanto uma forma quanto a outra.
Vc não está sozinha(o). Venha participar de um programa de psicoterapia que dura entre 6-16 semanas. Nesse tempo iremos desenvolver uma relação terapêutica e alcançaremos objetivos amplos e com muito pé no chão. Sua CONDIÇÃO atual não define quem vc é. Essa possível ansiedade que está trazendo esses sentimentos é uma doença altamente tratável e acontece principalmente quando estamos com ruminação (de pensamentos negativos) e sentimentos de culpa. A psicoterapia na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), minha linha de estudo e trabalho é eficaz, comprovada cientificamente em mais de 80 % dos casos. Fico no aguardo de um contato, abs e espero ter ajudado mostrando que vc não é assim. Vc está assim!. abs e fique bem
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 125
Olá! Percebo que o medo que você sente te leva a uma crise ansiosa e isso faz com que erre algumas palavras. A ansiedade causa diversos sintomas físicos,sensoriais e cognitivos. A hipocondria é mais do que uma mania temporária, é um distúrbio de ansiedade. Agende uma consulta com um Psicólogo.
Olá!
Dois fatores demonstram ser pouco provável que estes sintomas sejam referentes ao Alzheimer: a sua idade e também o fato de você ter mencionado que tem um medo exagerado de doenças. Porém, você pode passar em avaliação com Neurologista para descartar a hipótese de Alzheimer. Possivelmente se trata de um quadro de ansiedade, pois você se encontra hipervigilante a qualquer sintoma e/ou erro na fala e isso eleva sua ansiedade, o que de fato o faz ter erros na fala. Na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) compreende-se que a maneira como pensamos, interfere no modo como sentimos. Em muitos casos de ansiedade, a pessoa se encontra com muitos pensamentos disfuncionais e com poucas evidências de que sejam reais. Sugiro que procure tratamento psicológico para transtornos de ansiedade.
Não ficou claro se há algum diagnóstico ou qual o motivo de ter pesquisado sobre Alzheimer, mas a questão na fala pode sim ser resultado do medo relacionado à sua pesquisa, se pesquisamos sobre um sintoma é muito provável que encontremos diversas doenças que tenham tais sintomas e até mesmo podemos passar a perceber mais sintomas após pesquisar, isso mexe com o emocional e há risco de somatizar. Mas seria necessário um profissional para quem você possa contar com mais detalhes sua situação, se foi desenvolvida uma fobia relacionada a falar há meios de treinar ou ressignificar para ir deixando esse medo de lado e voltando a conversar naturalmente, caso tenha mais motivos para sua preocupação seria legal passar por exames médicos que descartem um motivo orgânico.
Sugiro a procura de um profissional da psicologia que lhe inspire confiança, pois você demonstra muita insegurança frente as doenças como se fosse muito vulnerável para combatê-las. O processo de psicoterapia tende a te ajudar a lidar com essa insegurança e se fortalecer psiquicamente.
Olá, você provavelmente apresenta sintomas de ansiedade frente a situações de doenças que te causam medo, desespero e todos esses sintomas que descreveu. Procure um psicoterapeuta para te ajudar a lidar com isso. Estou a disposição. Melhoras!
Você descreve sintomas relacionados com a ansiedade. Procure um profissional, onde possa se aprofundar em suas crenças, esquemas e vulnerabilidades. Isso vai te ajudar a enfrentar estas situações que te amedrontam e a não se sentir tão frágil frente a ameaças, que podem ser apenas distorções cognitivas.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!