Qdo ainda estava na barriga de mãe meu pai era alcóolatra e bateu nela, será que isso explic eu

9 respostas
Qdo ainda estava na barriga de mãe meu pai era alcóolatra e bateu nela, será que isso explic eu ter tanto medo de enfrentar as coisas tipo serviço, trabalhar sob pressão, correria e achar que n dou conta de fazer as coisas? E medo d n agradar as pessoas e preocupar c o q elas pensam? Me ajud p fv
Não, pelo fato da agressão física, mas pelo clima entorno de onde, provavelmente, fostes criadas é uma possibilidade. O clima familiar das pessoas dependentes de álcool, geralmente, é tenso e desagregante e nestas circunstâncias o desenvolvimento da personalidade pode ser influenciado pelas tensões ambientais.

Olá,
Parece que você ficou bastante tocado por essa informação dada sobre sua gestação não é mesmo? Essa informação deve ter significado bastante para você. Como será que você lidou todo esse tempo com isso? Talvez essas sejam questões importantes para entender como você se sente em situações estressantes. A psicoterapia pode ser bastante benéfica para você.
UM abraço,
Thais.
O ser humano é um conjunto de suas relações. Trata-se então de sua multideterminação, que envolve suas várias experiencias no decorrer da vida. Para a análise de seu caso é importante consultar um(a) profissional de psicologia e, assim, entender fatores que desencadearam seu comportamento ou sintomas atuais. De imediato posso dizer-lhe que não desanime diante da vida pois, há enormes possibilidades de você mesmo construir novas perspectivas de vida.
Dificilmente podemos dizer que um fator isolado desencadeou outro. Independente de ser esse o motivo, o importante seria você cuidar do presente e futuro trabalhando essas questões que incomodam. É possível modificar esse quadro com um tratamento psicoterápico.
A depressão não deve ser tomada de forma isolada, pois ela é um sintoma de algo que não vai bem. Existem razões simbólicas/subjetivas para o sujeito encontrar-se nesse estado. É evidente, que isso está atrelado a história do sujeito, que é singular. No tratamento psicanalítico isso pode ser colocado em questão e trabalhado pelo sujeito. Desse modo, a medida o tratamento avança o sujeito pode sair desse "estado" de tristeza profunda.
Não só quando você estava na barriga de sua mãe, mas se o seu desenvolvimento biopsicossocial foi construído em meio a relações perturbadas , sejam elas desviadas, impróprias ou insuficientes, podem sim, colocar em risco sua capacidade de relacionar-se, bem como trazer prejuízo em sua área profissional. Para tanto fazer análise e/ou psicoterapia é sempre bem vindo.
Acredito que esta sua dificuldade tem lhe causado muitos transtornos e consequentemente muito sofrimento. Contudo, mais importante do que saber se a relação dos seus pais tem alguma influência nisto, é você acreditar que existe dentro de você um potencial ao crescimento. Minha sugestão é que você procure um profissional, que poderá ser um psicólogo e vocês dois certamente encontrarão uma solução.
Mais do que buscar uma causa para o que descreve, talvez seja mais interessante se atentar para como você lida com as histórias da sua vida. Quais modelos teve? Como você se vê a partir do olhar dos outros? E também, em última instância: quem são esses outros? É comum a ideia de que é preciso saber a causa ou o porquê, quando de fato é mais operacional se perguntar "como"? Como vim a me tornar uma pessoa insegura, por exemplo? Como respondo aos outros? O que espero deles? O que isso diz de mim? Ao confrontar essas questões, novas perspectivas podem surgir e novos modos de se colocar perante a si mesma e ao mundo também. A terapia é um processo que visa possibilitar esse tipo de transformação.
Nosso psiquismo sofre sim profundas e intensas influências desde nossa concepção . A vida intra uterina é uma ponte ininterrupta para os afetos ( emoções ,sentimentos , desejos ) positivos ou negativos da mãe e , mesmo de seu meio , chegarem até o bebê .Chamamos de desenvolvimento cenestésico.