quais as diferenças entre ideias de referência e delírios de referência?

6 respostas
quais as diferenças entre ideias de referência e delírios de referência?
Delírio é sair do trilho (em Latim) - uma ideia ou pensamento que não corresponde com a realidade, a pessoa acredita realmente nessa ideia ou pensamento mesmo sendo dito a ela que não é real. A ideia de referência são sintomas que se caracteriza por percepções de situações exteriores distorcidas, de situações ou de outras pessoas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A compreenção do conceito de Ideias de referencia, devem ser destinguidas de forma bem distintas de delirios de referencia, podem ser semelhantes em conteúdo, porém não na convicção. Podendo haver transiçoes para delírios partindo das ideias de referência. O teste de realidade pode ser perdido e com isso transformado em devaneios que rapidamente podem dá origem a delírios chamados de referência.
Confesso que essa temática não é de facíl exposição, sua narração é bem complexa, mas se vc sofre de delírios de referência é necessário a busca de um especialista no assunto.

São características do delírio um conteúdo não correspondente com a realidade, porém com uma convicção absoluta do indivíduo de que aquilo trata-se de uma verdade, e apesar de outros indivíduos contestarem, a pessoa delirante continua com a sua convicção inabalável, promovendo assim um rompimento com a realidade! As idéias de referência, por sua vez, tratam-se mais de opiniões distorcidas do indivíduo acerca do que os outros estão pensando ao seu respeito. A pessoa apresenta ainda uma certa crítica em relação a verdade daquele conteúdo, que é mais facilmente contestado por outros!

Descrevem o fenômeno que um indivíduo está experimentando, onde acredita que eles tem um significado pessoal, passando a ser acometido de delírios. As ideias de referência diz respeito a distorção que o indivíduo faz sobre o que estão pensando sobre ele. Passando a sofre de delírios e saindo da realidade em que vive.

Ideias de referencias é quando o sujeito acredita que tudo que outras pessoas estão falando é a seu respeito. Delírio de referencia é quando a pessoa começa a mudar seu comportamento em função do que acha que estão pensando sobre si, gerando uma ruptura entre a realidade e o imaginário, estabelecendo assim uma crença distorcida.

No delírio o individuo sai da realidade. As ideias de referencia, ele tem uma ideia do que as pessoas estão pensando sobre ele.

Especialistas

Jair da Silva Cerqueira

Jair da Silva Cerqueira

Psicólogo

Osasco

Weslley Nazareth

Weslley Nazareth

Psicólogo

Uberlândia

Thalita Garcia

Thalita Garcia

Psicólogo

Curitiba

Madson Lima de Oliveira

Madson Lima de Oliveira

Psicólogo

Fortaleza

Elvira Azevedo

Elvira Azevedo

Psicólogo

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 22 perguntas sobre Delírio

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.