Quais as possíveis causas do ronco em mulheres na faixa dos 40 anos?

3 respostas
Quais as possíveis causas do ronco em mulheres na faixa dos 40 anos?
Dr. Nelson Solcia Filho
Cirurgião buco-maxilo-facial, Otorrino, Cirurgião cranio-maxilo-facial
Campinas
O estreitamento das vias aéreas superiores, na região de base de lingua e paredes laterais da faringe ( proximo das amigdalas) são os principais responsàveis pelo ronco e apneia obstrutiva do sono.
Fatores como o tamanho da lingua, perfil facial ( queixo para trás, queixo e maxilar superior para tras), obesidade, uso de determinados medicamentos, habitos alimentares e uso de bebidas alcoolicas antes de dormir, deformidades e obstrução nasal, podem piorar o quadro de ronco e apnéia

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Lidia Sabaneeff
Otorrino, Médico do sono
Rio de Janeiro
Os hormônios femininos protegem as mulheres da Apneia do sono por isso os homens roncam mais do que as mulheres. Após a menopausa, não há diferença entre homens e mulheres.
As principais causas de apneia do sono são o sobrepeso/obesidade e alterações anatômicas que devem ser avaliadas pelo especialista. Consulte um especialista.
De fato, a mulher começa roncar mais tardiamente, em relação ao homem, mas aí vai uma triste informação -praticamente todas as mulheres roncarão, um dia!
Por que começa mais tarde?
Quando a mulher começa a ter sua carga hormonal alterada, com climatério e menopausa, há um relaxamento da musculatura da garganta e assim, ela fica mais susceptível à diminuição do espaço das vias aéreas e isso causa o ronco (barulho) e surtos de apneia (episódios de obstrução total do ar).
Outro fator importante, relacionado à essa faixa etária é o ganho peso e diminuição de atividades físicas.
Então, se a menopausa não pode ser detida, fica aí a orientação - controle seu peso e faça atividades físicas regularmente.

Especialistas

Adriana Salles

Adriana Salles

Otorrino

Salvador

Danilo Freitas

Danilo Freitas

Otorrino

São João Do Piauí

Katia de Mello Portinho

Katia de Mello Portinho

Otorrino

Vila Velha

Arrison Silva Leitão

Arrison Silva Leitão

Otorrino

Concórdia

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Andrea Vieira Laercio Pontes

Andrea Vieira Laercio Pontes

Dentista

Fortaleza

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 23 perguntas sobre Ronco e apnéias obstrutivas do sono (OSA)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.