Quais comportamentos a pessoa com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) pode ter quando está

3 respostas
Quais comportamentos a pessoa com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) pode ter quando está com ciúme?
 Helio Martins
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Oi, tudo bem? Essa é uma questão bem importante, porque o ciúme no Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) costuma ser sentido de forma muito mais intensa do que o comum — quase como se o corpo e a mente entrassem em modo de emergência emocional. Quando o medo de perder o vínculo é ativado, a pessoa pode reagir com comportamentos impulsivos, tentativas de aproximação excessiva ou, em alguns casos, com afastamentos bruscos, numa tentativa de se proteger antes de ser “deixada”.

É como se o cérebro dissesse: “Se eu me afastar primeiro, não corro o risco de ser rejeitado.” Esse padrão acontece porque as áreas responsáveis pela regulação emocional e pela percepção de ameaça ficam hiperativadas. A emoção vem como uma onda que parece impossível de conter — por isso, a pessoa pode mandar muitas mensagens, buscar confirmações constantes de afeto, sentir raiva repentina ou alternar entre idealizar e desvalorizar o outro.

Esses comportamentos não surgem por escolha ou manipulação, mas como uma forma de tentar restaurar a sensação de segurança. A terapia pode ajudar justamente a traduzir o que está por trás dessas reações, criando estratégias para reconhecer o que se sente e responder de maneira mais equilibrada. Com o tempo, o ciúme deixa de ser um inimigo e passa a ser um sinal de algo que precisa de cuidado.

Talvez valha se perguntar: o que realmente me assusta quando sinto ciúme? Eu estou tentando proteger o vínculo — ou a mim mesmo da dor de perdê-lo? E o que eu gostaria que o outro entendesse sobre o que estou sentindo? Essas reflexões abrem espaço para que o ciúme seja compreendido, em vez de apenas controlado. Caso precise, estou à disposição.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
No borderline, o ciúme pode gerar comportamentos intensos como raiva, cobranças, necessidade de atenção constante, tentativa de controle e medo de abandono. No fundo, não é só ciúme, é pavor de perder quem importa. Por isso a orientação de procurar fazer psicoterapia, pois ajuda a lidar melhor com isso.
Quando uma pessoa com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) sente ciúme, ela pode apresentar comportamentos intensos e impulsivos, como cobranças excessivas, tentativas de controlar ou monitorar o outro, explosões emocionais, crises de raiva ou choro, comportamentos de afastamento ou busca exagerada de atenção. Também podem ocorrer interpretações distorcidas de situações, desconfiança rápida ou reações desproporcionais a sinais percebidos de rejeição ou abandono. Esses comportamentos refletem a dificuldade em regular emoções e lidar com insegurança, e não necessariamente a intenção de prejudicar a outra pessoa.

Especialistas

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Psicólogo

Rio de Janeiro

Liézer Cardozo

Liézer Cardozo

Psicólogo

Curitiba

Claudia Matias Santos

Claudia Matias Santos

Psicólogo

Rio de Janeiro

Anabelle Condé

Anabelle Condé

Psicólogo

Rio de Janeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2550 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.