Quais os alimentos que contém purina, de origem animal ou vegetal.

2 respostas
Quais os alimentos que contém purina, de origem animal ou vegetal?
Olá, tudo bem? Coloco aqui valores de uma tabela com alimentos com teor alto, moderado e baixo de purinas. O importante é lembrar sempre do equilíbrio e realmente preferir o consumo de alimentos com baixo índice. Muitas vezes mesmo com a dieta adequada, a gota vem. Então sempre bom fazer acompanhamento e medicação certinhos pra evitar novas crises.
Alimentos com um conteúdo elevado de
purinas: Condimentos como caldos de carne e de galinha, extrato de carne, molhos à base de carne, vísceras (coração, rim e fígado), miolos, moela, presunto (embutidos), arenque,
anchovas, mexilhão, sardinha, manjuba, cavala, ovas de
peixe e levedura de cerveja./

Alimentos com um conteúdo moderado de
purinas : Carnes e pescados, mariscos, verduras, aspargos, feijão, lentilha, ervilha, grão de bico, favas, cogumelo e
champignon, espinafre e couve-flor. /

Alimentos com um conteúdo insignificante de purinas Cereais, pão branco, biscoitos doces ou salgados, pastel, frutas (frescas ou secas), verduras (exceto as citadas acima), hortaliças, azeitona, leite e derivados, ovos, chocolate, café, chá, azeite, óleos, margarina, manteiga, refrigerante, conservas, sal, açúcar, edulcorantes e vinagre.

Espero ter ajudado!!

Olá! Imagino que a pergunta tenha sido motivada pelo interesse no manejo da Gota, doença inflamatória articular com potencial deformante causada pelo acúmulo de ácido úrico nas articulações. O ácido úrico tem sua origem do metabolismo das purinas que são encontradas sobretudo em alimentos como a carne vermelha, embutidos (presunto, salsichas, etc), vísceras (fígado, coração, etc) e frutos do mar. A boa notícia é que nem todo alimento que contenha purina irá aumentar sobremaneira os níveis no sangue de ácido úrico já que isso depende bastante de como a purina será disponibilizada pelo alimento no nosso organismo. Vários trabalhos médicos mostram que o ácido úrico contido em leguminosas e frutas geralmente não colaboram muito para a hiperuricemia (níveis de ácido úrico no sangue). Além disso, dietas muito restrititvas são impalatáveis e muito difíceis de serem mantidas pelos pacientes e, mesmo que sejam mantidas, colaboram para uma redução máxima de 1-2mg/dl nos níveis de ácido úrico. Isso pode não mudar muito a necessidade de uso de medicamentos em um paciente com níveis séricos muito elevados de ácido úrico (ex. 10-12mg/dl) tendo em vista que o tratamento da gota é baseado em metas de níveis máximos de ácido úrico no sangue (ex. presença ou não de tofos gotosos). Não se pode esquecer que não só os alimentos ricos em purinas colaboram para o acúmulo sérico e articular de ácido úrico. As bebidas alcóolicas contribuem (e muito!) nesse sentido já que podem ser ricas em purinas (cervejas) e podem reduzir ou bloquear a eliminação do excesso do ácido úrico conforme o seu teor alcóolico. Tomara que tenha ajudado. Fraterno abraço!