Pelo que tenho lido existe uma grande contradição entre os nutricionistas em relação a alimentos par

5 respostas
Pelo que tenho lido existe uma grande contradição entre os nutricionistas em relação a alimentos para a gota. Gostaria de saber porquê? Existem tantos estudos mas cada um tem a sua opinião.
Olá, cada paciente deve ser avaliado individualmente, mas de maneira geral, deve-se adequar o consumo de água, consumir lácteos com baixa gordura, desnatado, carnes magras na quantidade adequada, alimentos cozidos, grelhados ou assados, azeite de oliva, temperos frescos.Evitar consumo de álcool, açúcar, refeições volumosas, frituras, gorduras e excesso de carne vermelha e frutos do mar. Procure um nutricionista para fazer seu planejamento nutricional adequado.
Te convidamos para uma consulta: Consulta de nutrição - R$ 400

O que é necessário é consumir alimentos com baixo teor de gordura, principalmente carnes. Prefira cortes magros como músculo bovino, lombo suíno e peito de frango. Laticínios, prefira ricota, creme de ricota light e leite desnatado.

Uma alimentação rica em fibras, pouco sódio e sal. Muitas verduras, legumes e frutas.

Todo o resto de suplementação deve ser analisado caso a caso.
Gota é uma doença que ocorre deposição de cristais de ácido úrico nas articulações. Abordagem na alimentação com ingestão de alimentos com baixo teor de purinas como frutas frescas, cereais, biscoitos, leite e derivados, ovos, chá, azeite; ingestão com moderação de carnes, peixes, mariscos, aspargo, feijão, lentilha, grão de bico, espinafre, couve flor, cogumelos e evitar os que tem maior concentração de purinas as vísceras (coração, moela, fígado), caldo de carne, embutidos ( presunto, linguiça, salsicha), peixes (sardinha, arenque, cavala), mexilhão e levedura de cerveja. O atendimento com um nutricionista seria mais esclarecedor

Quando os níveis de ácido úrico não estão equilibrados, seja por causa de algum problema de saúde ou por medicamentos, pode acontecer a gota, que nada mais é do que o ácido acumulado nas articulações e calcificado no local.
Embutidos, como salsicha e presunto, bebidas alcóolicas, caldo de carne, frutos do mar, alguns peixes gordos, como o bacalhau e o salmão, devem ser evitados. Esses alimentos podem aumentar a retenção de ácidos no corpo.
Beba bastante água ajuda a eliminar o ácido úrico do organismo.
** Do ponto de vista prático, estudos sugerem que, em pacientes com hiperuricemia ou gota, a restrição de purinas dietéticas deve se limitar às purinas de origem animal, mas não às de origem vegetal. Convém enfatizar que vegetais ricos em purinas são excelentes fontes de proteínas, fibras, vitaminas e minerais, sendo essenciais a uma alimentação adequada.
A contradição entre as opiniões de nutricionistas em relação aos alimentos para a gota pode ser atribuída a várias razões, incluindo a complexidade da condição, as diferenças individuais nas respostas dos pacientes e a evolução da compreensão científica sobre a relação entre dieta e gota.

A gota é uma forma de artrite inflamatória que ocorre devido ao acúmulo de cristais de ácido úrico nas articulações, causando inflamação e dor. A dieta desempenha um papel na gestão da gota, pois certos alimentos podem influenciar os níveis de ácido úrico no corpo.

Aqui estão algumas razões para a divergência de opiniões entre os nutricionistas:

Complexidade da Gota:

A gota é uma condição complexa e multifacetada. A gravidade dos sintomas e as respostas individuais à dieta podem variar significativamente entre os pacientes.
Variação nas Respostas Individuais:

Cada pessoa pode responder de maneira diferente a determinados alimentos. O que desencadeia um ataque de gota em uma pessoa pode não ter o mesmo efeito em outra.
Evolução do Conhecimento Científico:

O entendimento da relação entre dieta e gota continua evoluindo à medida que novas pesquisas são conduzidas. Isso pode levar a mudanças nas recomendações ao longo do tempo.
Fatores de Risco e Comorbidades:

Além da dieta, fatores como obesidade, diabetes e hipertensão podem influenciar a gota. O tratamento nutricional pode precisar ser adaptado de acordo com a presença desses fatores.
Diferentes Escolas de Pensamento:

Existem diferentes abordagens na nutrição para a gota. Algumas escolas de pensamento enfatizam a restrição de certos alimentos ricos em purinas, enquanto outras podem focar em outros aspectos da dieta, como a qualidade geral da dieta.
Falta de Estudos Definitivos:

Alguns aspectos da relação entre dieta e gota ainda podem carecer de estudos definitivos. Isso pode levar a interpretações variadas dos dados disponíveis.
Se você está buscando orientação específica para a sua situação, é altamente recomendável consultar um profissional de saúde, como um nutricionista ou reumatologista, para uma avaliação personalizada. Eles podem considerar seus sintomas, histórico médico e preferências alimentares para fornecer recomendações adequadas para o manejo da gota.