Quais os principais sintomas de problemas na grandulas tireóide?

3 respostas
Quais os principais sintomas de problemas na grandulas tireóide?
Alterações funcionais = Endocrinologista

Alterações Estruturais = Cirurgião

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
As doenças da glândula tireóide basicamente podem ser funcionais ou estruturais. As funcionais seriam as doenças relacionadas ao hormônios tireóidianos, que podem estar elevados (causando perda de peso, insônia, agitação excesso de suor, exoftalmia e tremores) ou diminuídos (inchaço, letargia, queda de cabelo, sintomas psiquiátricos). As doenças estruturais se manifestam como nódulos (caroços) na tireóide. Esses podem ser visíveis, palpáveis ou causarem sintomas compressivos (dificuldade de engolir ou até mesmo respirar). Sintomas de alarme são rouquidão por mais de 3 semanas, nódulo na parte lateral do pescoço, dificuldade respiratória ou crescimento acelerado. Esses sintomas estão relacionados ao câncer da tireóide. As tireoidites agudas podem se manifestar também com dor na tireóide e sinais inflamatórios. Procure um endocrinologista ou um cirurgião de cabeça e pescoço.
Existem 2 tipos de problemas que podem acometer a glândula tireóide: problemas no funcionamento (produção hormonal) e problemas estruturais (nódulos, cistos, bócio, câncer).
Os problemas funcionais podem ser o hipotireoidismo ou o hipertireoidismo. O hipotireoidismo é a produção insuficiente de hormônio, e o tratamento é a reposição hormonal. Os principais sintomas são sonolência, ganho de peso, letargia, obstipação intestinal entre outros.
Já o hipertireoidismo ocorre pela produção excessiva de hormônio, e o tratamento é realizado com medicamentos, cirurgia ou radioiodoterapia. Os principais sintomas do hipertireoidismo são insonia, perda de peso, irritabilidade, diarreia, etc.
Já as alterações estruturais da glândula geralmente apresentam sintomas relacionados com compressão das estruturas do pescoço, como dificuldade para engolir, falta de ar ou opressão cervical. As vezes pode ser notada a presença de nódulo cervical. O tratamento nessa situação é preferencialmente cirúrgico.

Especialistas

Martha Rodrigues Sanjad

Martha Rodrigues Sanjad

Endocrinologista

Brasília

Rebeca Bandeira de Melo Cavalcante

Rebeca Bandeira de Melo Cavalcante

Endocrinologista

Manaus

Bruna Florencio

Bruna Florencio

Endocrinologista

Brasília

Fabio Mitsuhiro Satake

Fabio Mitsuhiro Satake

Cirurgião de cabeça e pescoço

Nova Lima

Bruna Scaglia

Bruna Scaglia

Endocrinologista

Posto Da Mata

Renata Maria Monteiro Leite

Renata Maria Monteiro Leite

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 830 perguntas sobre Doenças da glândula tireoide
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.