Quais os tipos de transtornos bipolares que existem?

4 respostas
Quais os tipos de transtornos bipolares que existem?
Oficialmente existem 2 tipos de Transtorno Afetivo Bipolar: O Tipo 1 e o Tipo 2, além daquele que é considerado SOE (Sem outra especificação).
A diferença entre o tipo 1 e 2, é a fase de mania (pois tanto o tipo 1 quanto tipo 2 tem quadros depressivos), que no tipo 1 é muito mais intensa, com diminuição importante da necessidade do sono, aumento da velocidade da fala e do pensamento, aumento dos gastos financeiros, aumento da atividade sexual, dos comportamentos de riscos (não é necessário todos os sintomas juntos), podendo muitas vezes vir associado à sintomas psicóticos (quando o paciente rompe com a realidade) como delírios de grandeza, de poder, de acreditar em dons especiais, entre diversas outras possibilidades. O Tipo 2 tem um episódio de hipomania que é menos intenso que um episódio de mania, e não apresenta nenhum sintoma psicótico. Podem existir também episódios mistos, que são misturas entre alguns sintomas depressivos e de mania/hipomania. Um grande abraço. Luiz Dieckmann

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O Transtorno Afetivo Bipolar pode apresentar-se como tipo 1, 2 ou episódios mistos, entre mania e depressão. Para adequado diagnóstico e procedimentos deves procurar um psicólogo e um psiquiatra que tirarão todas as suas dúvidas especificamente do caso en questão.
Existem diversos tipos de Transtorno Bipolar, o que difere é a intensidade e qual o episódio atualmente mais frequente, se é mania ou depressão e se existe sintomas psicóticos.

Talvez seja importante salientar que cada paciente tem a sua dinâmica e muitas vezes pessoas com o mesmo diagnóstico se comportam completamente diferente.

Por este motivo antes de pensar em qual patologia ou qual tipo de patologia se trata, seja fundamental consultar um especialista de sua confiança.

Att.
Priscilla Leitner
O transtorno bipolar se caracteriza por alterações graves do humor, com episódios depressivos e maníacos ao longo da vida. Geralmente durante o episódio de humor depressivo, o indivíduo apresenta alterações de apetite e do sono,dificuldade de concentração, pensamentos negativos, incapacidade de sentir alegria ou prazer, redução da energia, podendo haver a ocorrência de ideação suicída e/ou sintomas psicóticos. O episódio do humor maníaco, ao contrário do depressivo, geralmente se caracteriza pela presença do humor exageradamente expansivo, aceleração do pensamento, agitação psicomotora e pensamentos delirantes de grandiosidades, dependendo da gravidade do episódio maníaco as ideias deliróides podem ser confundidas com um surto esquizofrênico.

Existem dois tipos:

Transtorno Bipolar Tipo I - Mania e Depressão.
Transtorno Bipolar Tipo II - Hipomania e Depressão.

Att,

Junior Gaia

Especialistas

Renan Medeiros

Renan Medeiros

Psiquiatra

Caruaru

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Lucas Pilla Garcia

Lucas Pilla Garcia

Generalista

Londrina

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 895 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.