Quais são as crenças de rejeição? .
3
respostas
Quais são as crenças de rejeição? .
As crenças de rejeição são convicções negativas e distorcidas sobre si mesmo, os outros e o mundo, que se desenvolvem a partir de experiências de rejeição, como abandono, abuso ou críticas excessivas. Isso afeta ate em seus relacionamentos, autoestima baixa, aquele sensação de esta só. Mas na terapia te como tratar essa crença.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
As crenças de rejeição são pensamentos profundamente enraizados que surgem, na maioria das vezes, a partir de experiências de exclusão, abandono ou desvalorização. São ideias distorcidas sobre si mesmo e sobre os outros, como: “eu não sou bom o bastante”, “ninguém vai me querer”, “se eu mostrar quem sou, vão me abandonar”, ou “eu preciso agradar para ser aceito”. Essas crenças funcionam como lentes inconscientes que influenciam os vínculos, a autoestima e a forma de reagir a críticas ou afastamentos. Na psicoterapia, é possível reconhecer, questionar e transformar essas ideias, fortalecendo uma visão mais realista e compassiva de si.
As crenças de rejeição são ideias profundas que a pessoa carrega sobre si mesma, como “não sou boa o suficiente”, "se eu não fizer perfeito, não vão querer ser meu amigo", “vou ser rejeitada” ou “as pessoas sempre vão me abandonar”. Geralmente se formam a partir de experiências emocionais ao longo da nossa infância e acabam influenciando pensamentos, emoções e comportamentos. Na terapia, essas crenças são trabalhadas com cuidado para que a pessoa possa construir uma visão mais segura de si e das relações.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Quero entender se existe uma duração comum de um processo psicanalítico.
- Qual a relação entre autocuidado e psicoterapia? .
- Como as emoções se relacionam com a análise existencial?
- O que é reabilitação psicossocial e quais seus benefícios?
- Como a psicanálise compreende e trabalha com a ansiedade/angústia?
- Quais responsabilidades temos com a nossa saúde mental?
- Em que a terapia cognitiva baseada em atenção plena (MBCT) pode ajudar?
- Como a conexão entre mente e corpo afeta a saúde mental?
- Como lidar com a identificação projetiva? .
- Quais são as habilidades técnicas que auxiliam no aconselhamento psicológico?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1003 perguntas sobre Saude Mental
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.