Quais são as crenças de rejeição? .

3 respostas
Quais são as crenças de rejeição? .
 Daiany Davilla
Psicólogo
Aparecida de Goiânia
As crenças de rejeição são convicções negativas e distorcidas sobre si mesmo, os outros e o mundo, que se desenvolvem a partir de experiências de rejeição, como abandono, abuso ou críticas excessivas. Isso afeta ate em seus relacionamentos, autoestima baixa, aquele sensação de esta só. Mas na terapia te como tratar essa crença.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Leticia Sanches de Castilho
Psicanalista, Psicólogo
São Paulo
As crenças de rejeição são pensamentos profundamente enraizados que surgem, na maioria das vezes, a partir de experiências de exclusão, abandono ou desvalorização. São ideias distorcidas sobre si mesmo e sobre os outros, como: “eu não sou bom o bastante”, “ninguém vai me querer”, “se eu mostrar quem sou, vão me abandonar”, ou “eu preciso agradar para ser aceito”. Essas crenças funcionam como lentes inconscientes que influenciam os vínculos, a autoestima e a forma de reagir a críticas ou afastamentos. Na psicoterapia, é possível reconhecer, questionar e transformar essas ideias, fortalecendo uma visão mais realista e compassiva de si.
Dra. Angele Senna
Psicólogo
Rio de Janeiro
As crenças de rejeição são ideias profundas que a pessoa carrega sobre si mesma, como “não sou boa o suficiente”, "se eu não fizer perfeito, não vão querer ser meu amigo", “vou ser rejeitada” ou “as pessoas sempre vão me abandonar”. Geralmente se formam a partir de experiências emocionais ao longo da nossa infância e acabam influenciando pensamentos, emoções e comportamentos. Na terapia, essas crenças são trabalhadas com cuidado para que a pessoa possa construir uma visão mais segura de si e das relações.

Especialistas

Luiz Carlo Lima da Silva

Luiz Carlo Lima da Silva

Psicólogo

Goiânia

Priscila Garcia Freitas

Priscila Garcia Freitas

Psicólogo

Rio de Janeiro

Daniela Lemos Sobral

Daniela Lemos Sobral

Psicólogo

Sorocaba

Luciana Cassol

Luciana Cassol

Psicólogo

Cachoeirinha

Michelle Sousa

Michelle Sousa

Psicólogo

Recife

Ana Raquel Righi Gomes

Ana Raquel Righi Gomes

Psicólogo

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1003 perguntas sobre Saude Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.