Quais são os impactos do consumo excessivo de sódio na saúde?

9 respostas
Quais são os impactos do consumo excessivo de sódio na saúde?
Dra. Carla Vidal
Nutricionista
Rio de Janeiro
O consumo excessivo de sódio está associado ao aumento da pressão arterial, aumento do risco de doenças cardiovasculares (infarto AVC), derrames, retenção de líquidos (inchaço), sobrecarga do sistema circulatório e sobrecarga renal (que pode comprometer a função renal). É importante reduzir a ingestão de alimentos processados, que costumam ter altos níveis de sódio, e optar por temperos naturais e alimentos frescos. Essas orientações são gerais e não substituem uma avaliação individualizada com um profissional de saúde.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Catia Duarte
Nutricionista
Rio de Janeiro
O consumo excessivo de sódio pode causar retenção de líquidos, aumentar a pressão arterial e sobrecarregar os rins, aumentando o risco de hipertensão, problemas cardiovasculares e doenças renais. Além disso, pode favorecer a desidratação e impactar negativamente o desempenho esportivo. Procure manter o equilíbrio na sua alimentação!
Dra. Claudia Santos
Nutricionista
Nova Iguaçu
Sódio e sal em excesso aumentam o risco de doenças cardiovasculares, é uma das causas de hipertensão, pode causar AVC, retenção de líquidos, infarto, doença renal, entre outras doenças. É importante estar atento ao consumo de embutidos, enlatados e industrializados, são produtos com alto teor de sódio. Cuidado também com o sal adicionado na comida.
Dra. Cely Thanios Awad
Nutricionista
Goiânia
Bom dia! Consumo excessivo de sódio pode aumentar a pressão arterial desencadeando doenças do coração. Além disso, pode sobrecarregar os rins dependendo de sua função e da quantidade ingesta de água. E também, pode desencadear doenças tais como gotas entre outras que deve ser analisada individualmente. Beba bastante água!
Olá! Ótima pergunta a sua:

O sódio pode ser responsável por elevar sua pressão arterial e isso causa prejuízo em diversos órgãos, como coração, olhos, rins, por exemplo. Se não for devidamente tratada, com o tempo, podem surgir outras doenças cardiovasculares que podem levar à morte.

O excesso de sódio pode contribuir para formação de cálculos renais, as famosas pedras nos rins.

Muitos produtos com sódio em excesso, como industrializados, também são ricos em gorduras, o que aumenta ainda mais o risco de desenvolver doenças.

Caso o paciente tenha sobrepeso ou obesidade, o consumo de alimentos ricos em gordura pode piorar o quadro e o consumo de alimentos ricos em sódio irá aumentar ainda mais o risco de problemas cardiovasculares.
 Marco Antonio Roqueto
Nutricionista
São João Da Boa Vista
Olá, pode causar hipertensão arterial, doenças crônicas e problemas de saúde.
Olá! O consumo excessivo de sódio pode trazer diversos impactos negativos para a saúde, principalmente a longo prazo. Alguns dos principais são:
Aumento da pressão arterial - O excesso de sódio favorece a retenção de líquidos, sobrecarregando o coração e aumentando o risco de hipertensão.
Maior risco de doenças cardiovasculares – Hipertensão descontrolada pode levar a infartos e AVC.
Retenção de líquidos e inchaço – O sódio em excesso faz com que o corpo retenha mais água, causando inchaço, especialmente nas pernas e rosto.
Sobrecarga dos rins – O excesso de sódio pode prejudicar a função renal, favorecendo o desenvolvimento de pedras nos rins e insuficiência renal.
Desregulação da saúde óssea – O sódio em excesso pode aumentar a eliminação de cálcio pela urina, enfraquecendo os ossos e elevando o risco de osteoporose.

Dica: Para reduzir o consumo, evite ultraprocessados (como embutidos, salgadinhos e macarrão instantâneo) e prefira temperos naturais no lugar do sal!

Se precisar de uma orientação mais personalizada, estou à disposição
 Rachel Franco
Nutricionista
Rio de Janeiro
Busque atendimento nutricional adequado e tratado com individualidade. Estou disponível para agendamento de consulta.
 Betina Harmel
Nutricionista
São José Dos Pinhais
O consumo excessivo de sódio pode ter vários impactos negativos na saúde, especialmente a longo prazo. O principal efeito é o aumento da pressão arterial, pois o sódio retém líquidos no corpo, o que sobrecarrega o sistema cardiovascular e pode levar à hipertensão. Isso aumenta o risco de doenças como infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência renal. Além disso, o excesso de sódio pode prejudicar a função renal, causar retenção de líquidos, levando ao inchaço, e até aumentar o risco de osteoporose ao fazer com que o corpo perca cálcio. O consumo elevado também coloca pressão sobre o coração, podendo levar à insuficiência cardíaca e aumentar o risco de um AVC, devido ao enfraquecimento dos vasos sanguíneos. Para evitar esses problemas, é importante reduzir o consumo de alimentos ricos em sódio, como alimentos processados e enlatados.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.