Quais são os sinais de que alguém com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) está passando por

3 respostas
Quais são os sinais de que alguém com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) está passando por uma crise de identidade?
Durante uma crise de identidade, a pessoa com Transtorno de Personalidade Borderline pode demonstrar mudanças rápidas na forma de se ver e se comportar, como alterar opiniões, interesses ou até o jeito de agir conforme o contexto. Também é comum expressar confusão sobre quem é, sentir-se vazia, insegura ou desconectada de si mesma. Essas oscilações costumam vir acompanhadas de emoções intensas e dificuldade em manter uma sensação estável de identidade.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A crise de identidade no Transtorno de Personalidade Borderline se manifesta por uma instabilidade intensa na forma como o sujeito se percebe. A pessoa passa a oscilar entre diferentes modos de ser, mudando de valores, interesses e relações de forma abrupta. Sente-se confusa sobre quem é, experimenta vazio, angústia e depende do olhar do outro para se reconhecer. Essa oscilação provoca desorganização emocional e comportamentos impulsivos, pois o sujeito busca, de modo desesperado, um sentido de si que parece sempre escapar.
Olá, como vai? A crise de identidade no TPB costuma surgir como uma sensação intensa de não saber quem se é, acompanhada por mudanças bruscas na forma de agir, vestir, falar ou se posicionar no mundo. A pessoa pode se sentir perdida, confusa e desconectada de si mesma, como se não houvesse um “eu” contínuo que sustente suas escolhas. Muitas vezes, surge um incômodo profundo com a própria imagem, acompanhado de dúvidas sobre valores, preferências e objetivos de vida. Esse momento pode despertar um grande sofrimento emocional e um pedido silencioso de acolhimento, compreensão e espaço seguro para elaborar o que está acontecendo.

Especialistas

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Psicólogo

Rio de Janeiro

Liézer Cardozo

Liézer Cardozo

Psicólogo

Curitiba

Claudia Matias Santos

Claudia Matias Santos

Psicólogo

Rio de Janeiro

Anabelle Condé

Anabelle Condé

Psicólogo

Rio de Janeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2023 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.