Quais sentimentos estão associados à crise de identidade no Transtorno de Personalidade Borderline (

3 respostas
Quais sentimentos estão associados à crise de identidade no Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?
A crise de identidade no Transtorno de Personalidade Borderline costuma vir acompanhada de sentimentos de vazio, confusão, insegurança e medo de rejeição. A pessoa pode se sentir perdida, sem saber quem é ou o que quer, o que gera angústia e, às vezes, uma sensação de desamparo. Esses sentimentos costumam variar de forma intensa e rápida, refletindo a dificuldade em manter uma percepção estável de si mesma.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá ! Bom dia ! A pessoa com TPB costuma ser intensa em seus sentimentos, com dificuldade de lidar com as emoções.
Há um medo intenso em ser abandonado, sentimento de vazio, tristeza, dificuldade em controlar a raiva, confusão de identidade ( perguntas como não saber quem é), as relações afetivas são intensas ( a pessoa valoriza como desvaloriza seu companheiro (a), comportamento destrutivo, pequenas frustrações são sentidas como intensas, desencadeando mudanças no humor.
Esta pessoa sente o mundo de uma forma intensa, por isso o tratamento com psicoterapia, as vezes, a medicação se faz necessária, para que possa aprender a construir relações mais seguras, entender quais gatilhos desencadeiam as crises e lidar de uma forma melhor com suas emoções.
Espero ter ajudado ! Um dia de boas conexões para você !
Na crise de identidade no Transtorno de Personalidade Borderline, os sentimentos mais comuns incluem confusão sobre quem a pessoa é, insegurança intensa, vazio interno, ansiedade e medo de abandono. Podem surgir sentimentos de inadequação, baixa autoestima, raiva direcionada a si mesma ou aos outros, e tristeza profunda. É frequente também a alternância rápida entre emoções opostas, como idealização e desvalorização de si ou de outras pessoas. Esses estados emocionais refletem a dificuldade de manter uma autoimagem estável e coerente, característica central do TPB, tornando a pessoa vulnerável a decisões impulsivas e relações interpessoais instáveis.

Especialistas

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Psicólogo

Rio de Janeiro

Liézer Cardozo

Liézer Cardozo

Psicólogo

Curitiba

Claudia Matias Santos

Claudia Matias Santos

Psicólogo

Rio de Janeiro

Anabelle Condé

Anabelle Condé

Psicólogo

Rio de Janeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2023 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.