Quais sintomas apresenta uma pessoa com sindrome de asperger leve?

5 respostas
Quais sintomas apresenta uma pessoa com sindrome de asperger leve?
O autismo e suas gradações é um assunto que desperta muitas dúvidas. A síndrome de Asperger é um transtorno que é também chamado de "autismo de alto funcionamento", é uma gradação do espectro autista. Atualmente, a Síndrome de Asperger, é considerada pelo DSM um transtorno neurobiológico.

É importante ressaltar que cada pessoa é diferente da outra, portanto, o diagnóstico é multifatorial e multidisciplinar, epende das questões do paciente.

Algumas características do transtorno: Rotinas repetitivas ou rituais; peculiaridades na fala (excessivamente formal, ou monótona, usando literalmente figuras de expressão); fala repetitiva ou "robótica",incapacidade de entendimento de frases de senso comum, comportamentos social e emocional inadequados; problemas com a comunicação não-verbal.

Só os sintomas acima não são suficientes. É imprescindível uma avaliação multifatorial/multidisciplinar para um correto diagnóstico e tratamento. Espero ter ajudado!

A síndrome de Asperger se manifesta desde a infância podendo causar dificuldades na interação com os outros. Além disso, pode apresentar dificuldades em se comunicar com os outros,na linguagem, comportamentos repetitivos, dificuldade em compreendder regras, hipersensibilidade a estimulos. No entanto, é importante que seja feito uma avaliação multidisciplinar para que seja feito um diagnóstico correto. Espero ter ajudado.
No geral seu rendimento acadêmico vai ser bom mas seus interesses e pessoas com quem interage vão ser restritos, e talvez entenda as coisas de forma muito literal e com pouca abstração. Mas muitas outras situações podem mimetizar esses sintomas, sendo necessária consulta especializada para o diagnóstico
A dificuldade de se socializar por exemplo, manter olho no olho, manter uma conversa e se relacionar são alguns dos sintomas mais presentes. Além da preferência por assuntos restritos que não são muito comuns e só buscam esse conteúdo. Rituais e se não os cumpre pode gerar intenso desconforto. Dificuldade de entender metáforas, por exemplo se alguém disser que algum comportamento dele pode matar sua mãe do coração ele pode ficar desesperado por acreditar que sua mãe pode infartar com aquilo de fato.
A sindrome de asperger, que hoje de acordo com o CID11, se encaixa como Transtorno do espectro do Autismo Leve. Apresenta dificuldades nas relações sociais, problemas de comunicação e linguagem. Tem dificuldade de entender a linguagem pragmática e semântica. Apresenta inteligência normal ou acima da média. Porém, deve ser estimulado precocemente apesar de seu aparecimento ser mais tardio.