Qual a diferença de nervosismo e ansiedade? Os sintomas são diferentes e quais sãos?

14 respostas
Qual a diferença de nervosismo e ansiedade? Os sintomas são diferentes e quais sãos?
A ansiedade é uma resposta natural do ser humano diante de situações que a mente encara como perigosas. Já o nervosismo é um sentimento comum em resposta ao estresse causado no seu corpo (muitas vezes, ele é provocado por alguma situação que cause medo ou apreensão, como um primeiro encontro ou uma entrevista de emprego). Sintomas do nervosismo: sensação de não conseguir relaxar; distúrbios do sono (insônia, pesadelos, sono agitado ou excessivo…); sentimento de tristeza sem motivo; melancolia; fobia social; comportamentos violentos; baixa autoestima; maior propensão a infecções (pois o sistema imunológico fica debilitado); mudanças no apetite; perda ou ganho de peso; alergia nervosa (dermatite); queda de cabelo; problemas intestinais; dores musculares sem explicação lógica; enxaqueca; bruxismo; cansaço excessivo; alterações no desejo sexual; comportamentos de automutilação; pensamentos suicidas.
O nervosismo pode ser o reflexo de: noites mal dormidas; excesso de cafeína; sedentarismo; desorganização; falta de autoconfiança; pressão no trabalho; perfeccionismo; problemas de relacionamento;
preocupações financeiras; efeito colateral de medicamentos, entre outros.
A ansiedade se manifesta basicamente com os mesmos sintomas do nervosismo e o que irá diferenciar um do outro é a história de vida do paciente e/ou a rotina. A psicoterapia auxilia no tratamento de ambos.

Olá! O nervosismo é um sentimento comum em resposta ao estresse provocado no seu corpo por alguma situação desconfortável. É temporário e pode ser controlado assim que se sentir menos "ameaçado". Você pode sentir as mãos suando, batimentos cardíacos aumentados e sensação no borboletas no estômago. Se estiver ansioso, você pode ter sentimentos severos de nervosismo e preocupação. E, embora seja natural e comum nos sentirmos ansiosos, é importante avaliar se esses eventos ocorrem com frequência, quais sintomas provocam e se te atrapalham de alguma forma no dia a dia.
Olá! A ansiedade é uma reação comum do nosso organismo, assim como o nervosismo e literalmente as duas “andam de mãos dadas” a diferença é que a ansiedade pode chegar ao estado de patologia (quando se desenvolve o transtorno trazendo danos biológicos/físicos) podendo causar danos e prejuízos a nossa rotina, já o nervosismo não comumente pode evoluir seu nível para uma patologia, espero ter ajudado
Boa tarde, tudo bem?
Apesar de natural, ansiedade não é saudável. O que é saudável e esperado é medo diante de uma situação de risco. Existe uma grande diferença aqui. Para esclarecer eu darei uma breve explicação: quando estamos diante de um perigo, ex: um leão prestes a nos atacar. Nosso sistema simpático (sistema nervoso central) é acionado e isso prepara o organismo para situações de estresse ou de emergência: lutar ou fugir.
Para isso, o sistema simpático aumenta a frequência cardíaca e a força das contrações do coração e aumenta (dilata) as vias respiratórias para facilitar a respiração. Faz o corpo liberar a energia armazenada. Aumenta também a força muscular. Esta divisão também faz a palma da mão suar, as pupilas dilatarem e o cabelo ficar em pé. Reduz os processos do corpo que são menos importantes em emergências, como digestão e urina.
Aqui está o "pulo do gato", eu acabei de explicar o que o medo nos causa internamente e quais processos ocorrem. Bom, quando falamos em ansiedade, estamos falando de um medo que NÃO necessariamente está relacionado a algo da realidade. E normalmente a ansiedade carrega consigo uma composição de medos (no plural). O que torna ainda mais difícil entender a razão de tais reações.
Quanto ao nervosismo, é uma reação natural diante de situações que lhe despertam medo/estresse. Ex: fico nervosa em pensar que vou ter que apresentar um trabalho, pois tenho medo de me expor e de me sentir incompetente. Se esse nervosismo se agrava, podemos pensar em um quadro de ansiedade ou fobia... Etc.
Espero ter esclarecido. Grande abraço.
Te convidamos para uma consulta: Consulta em psicanálise online - R$ 200
A ansiedade é o que faz nosso corpo se movimentar, organizando a mente no amanhã, faz nossas tarefas de forma natural, pois é natural que tenhamos ansiedade e não transtorno de ansiedade, que já muda bastante esse cenário. Quanto ao nervosismo, ele é recorrente de estresse, angústia, medo, até mesmo alegria, é uma reação recorrente de um quadro emocional do atual momento quando algo está muito aflorado...
Ex: Tem gente que fica nervosa para um primeiro encontro amoroso; tem quem fica nervoso no trânsito ou em filas; tem nervosismo de quando se está com raiva; nervosismo por angustia, onde esperamos por uma informação importante e não recebemos, nervosismo por preocupação, nervosismo por medo...aqui dei diversos exemplos para perceber que o nervosismo ele é basicamente uma resposta reativa do nosso emocional diante de algum fato, já a ansiedade é uma "energia" psíquica que faz nosso corpo estar em movimento.
Abraço.
Olá! A ansiedade surge como resposta a uma situação que a nossa mente encara como perigosa, já o nervosismo aparece como resposta ao estresse. Na prática, é bem difícil diferenciar uma sensação da outra, pq além de semelhantes, ambas frequentemente caminham juntas. Os sintomas dos quadros são quase os mesmos (irritação, aumento dos batimentos cardíacos, agitação, insônia…), mas essa seria a principal diferença entre a ansiedade e o nervosismo. Importante ressaltar também que sentir ansiedade ou nervosismo em alguns momentos da vida é absolutamente normal. Mas caso essas emoções estejam aparecendo com frequência, não deixe de buscar um Psicólogo para fazer o tratamento adequado. Espero ter ajudado. Cuide-se bem!
O nervosismo é temporário e se resolve assim que o estresse vai embora, podendo ser controlado. Situações cotidianas podem causar nervosismo. O nervosismo desaparece quando o stress desaparece. A ansiedade não.
Os transtornos de ansiedade são transtornos psiquiátricos que se desenvolvem a partir de sintomas complexos incluindo genética, química cerebral e eventos da vida. Ansiedade pode causar vários problemas de saúde, dificuldade em controlar humor, entre outros. Espero ter ajudado.
A ansiedade é um conjunto de respostas mentais e fisiológicas a eventos do dia a dia. Por exemplo, podemos apresentar sintomas de ansiedade em situações em que somos avaliados como uma entrevista de emprego, concurso e outros. Mas, quando esse estado de humor se tornar muito desconfortável, pode refletir em danos na saúde mental e qualidade de vida. O nervosismo é uma resposta aguda a alguma situação estressora. Fique bem! Cuide-se!
Estar ansioso não é o mesmo que estar nervoso e estas são as diferenças a ter em conta: 1 – O nervosismo desaparece quando o stress desaparece. A ansiedade não. 2 – Os transtornos de ansiedade são transtornos psiquiátricos que se desenvolvem a partir de sintomas complexos incluindo genética, química cerebral e eventos da vida.
Os principais sinais da ansiedade são: Preocupação excessiva, insônia, medo irracional, tensão muscular, problemas digestivo, entre outros.
O nervosismo é um estado emocional no qual uma pessoa se sente agitada e irritada, como se estivesse em um estado de excitação negativa. Muitas vezes, o nervosismo faz parte de um quadro generalizado de ansiedade, sendo que, por vezes, é impossível falar de ansiedade sem falar de nervosismo e vive-versa. Geralmente o nervosismo é temporário e controlável, já a ansiedade causa vários transtornos tanto psíquico como sintomas físicos como arritmia / taquicardia (alteração no ritmo cardíaco ou do coração), vertigens ou tonturas, boca seca, dificuldade respiratória (falta de ar), entre outros.
Olá, tudo bem? Bem a ansiedade é algo indissociável do ser humano, podemos sentir ansiedade por coisas ruins, geralmente mais atreladas, como também por coisas boas quando se é relatado por uma pessoas problemas em relação a ansiedade é porque já está em um grau patológico e prejudicial para o funcionamento normal do indivíduo. Já o nervosismo, pode ser entendido como uma ansiedade mas com um nome mais informal e cotidiano. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.

Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
O nervosismo geralmente se refere a uma resposta emocional transitória diante de uma situação estressante. É uma sensação de inquietação ou agitação que pode ocorrer antes de um evento importante, como uma apresentação ou uma entrevista de emprego. O nervosismo é geralmente de curta duração e tende a diminuir uma vez que a situação estressante tenha passado.

Por outro lado, a ansiedade é uma condição de saúde mental mais duradoura e persistente. É uma resposta emocional intensa que vai além do nervosismo e pode ocorrer mesmo quando não há uma ameaça óbvia ou iminente. A ansiedade pode ser desencadeada por preocupações excessivas, medos irracionais e incerteza em relação ao futuro. Ela pode se manifestar em diferentes áreas da vida e interferir nas atividades diárias, relacionamentos e bem-estar geral.
Olá, irei responder sua pergunta de forma simples e objetiva: Na prática, ansiedade e nervosismo, podem ser considerados a mesma coisa. Em ambos os casos estamos a falar sobre uma relação de preocupação e, ou de fantasias, que geram uma resposta emocional de medo, causando sintomas de estresse e ansiedade. Podemos ainda dizer como diferenciação entre elas algo em termos do tempo de duração e intensidade dos sintomas. Na dúvida sobre questões de saúde sempre agende com um profissional o mais breve possível. Espero ter ajudado
Boa tarde! Espero que você esteja bem. O nervosismo geralmente surge em situações específicas e temporárias, como antes de uma apresentação ou evento importante. Os sintomas podem incluir uma sensação de borboletas no estômago, inquietação e tensão muscular. Já a ansiedade é uma preocupação que pode ser persistente e excessiva e pode afetar várias áreas da vida da pessoa, sendo muitas vezes ativada por gatilhos específicos. Os sintomas podem incluir preocupação constante, irritabilidade, dificuldade para se concentrar, insônia, tensão muscular, sudorese excessiva, tremores, palpitações e falta de ar. A ansiedade pode ser debilitante e interfere significativamente no bem-estar emocional e físico. Se você estiver experimentando algum desses sintomas de forma persistente, sugiro procurar um psicoterapeuta para poder cuidar desse momento . Espero ter ajudado, fico a disposição!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!