Qual a diferença entre a Quetiapina normal e a de liberação prolongada (LP)? Quais efeitos a pessoa

2 respostas
Qual a diferença entre a Quetiapina normal e a de liberação prolongada (LP)? Quais efeitos a pessoa que toma sente?
O tempo para atingir a concentração máxima no sangue é maior para a quetiapina de liberação prolongada (aproximadamente 5 h x 2 h) e a concentração máxima após dois dias de uso, é um pouco (13%) menor para a quetiapina de liberação prolongada. Algumas pessoas sentem menos sedação com a quetiapina de liberação prolongada e, por ser de liberação prolongada, pode ser administrada em dose única diária. Porém, os efeitos antipsicóticos, antidepressivos e estabilizadores do humor são os mesmos.

Boa tarde! A quetiapina normal (curta ação) tem efeito mais rápido, é melhor usá-la quando o objetivo é tratar a insônia inicial (quando a pessoa tem dificuldade de iniciar o sono, ou seja, custa a dormir) pela rapidez de sua ação, pois é absorvida mais rápido pelo organismo, consequentemente dá sono mais cedo; menos tolerada no tocante aos colaterais, mais sedativa; seu potencial terapêutico para tratar a psicose, depressão e estabilizar o humor é tão boa quanto a de longa ação. A quetiapina LP demora mais tempo para ser liberada na corrente sanguínea, então menos eficiente para insônia inicial, mas eficaz para insônia terminal (quando a pessoa acorda de madrugada e custa a voltar a dormir ou não consegue dormir mais, perde o sono); mais tolerada em relação aos colaterais, inclusive bem menos sonolência; potencial terapêutico idêntico ao da curta ação para tratar a psicopatologia do paciente (psicose, depressão ou o transtorno afetivo bipolar).