qual a diferença entre psicopedagogia e pedagogia?

22 respostas
qual a diferença entre psicopedagogia e pedagogia?
Considerando as diversas boas respostas de profissionais acima, posso ainda resumir assim: O objetivo da escola é ENSINAR. É neste espaço que o PEDAGOGO tem a sua grande função. Ensinar a quem? Ao aluno. E quando ele não está conseguindo aprender? Isto é uma grande preocupação na escola que envolve professores, pais e principalmente a criança que entra em sofrimento emocional. O profissional da psicopedagogia, com seus métodos próprios ( não da psicologia nem da pedagogia) deverá avaliar a situação como um todo e auxiliar a família e a escola a superarem as questões que impedem a aprendizagem desta criança.

Pedagogo é profissional em nivel superior com finalidade de suporte didático aos professores para desenvolvimento humano no aspecto da aprendizagem. Psicopedagogo é profissional em nivel de pos graduação com finalidade de suporte clinico ou institucional no desenvolvimento da aprendizagem e potencial cognitivo. Psicologo é profissional em nivel superior com finalidade de suporte emocional e mental que podem influenciar ou não no desenvolvimento da aprendizagem.
Olá. Há diferenças, mas são áreas afins. O pedagogo tem o foco no processo da aprendizagem: como o indivíduo está processando as informações (assimilando); como está sendo seu "modo de pensar". É entendido que possa haver dificuldades no "como" o pensar esta sendo construído. Portanto, o profissional da pedagogia estará ensinando o indivíduo a processar as informações e lhe ajudando a aplica-las de forma generalizada. O psicopedagogo estará tendo também essa atenção sendo que buscando identificar o processo intrínsico que é inerente a aprendizagem. Este processo intrínsico diz respeito a subjetividade do indivíduo, exemplo: sua autoestima, autoconfiança. Pois, aprender não é somente utilizar o intelecto mas também as emoções, os sentimentos. Espero ter podido dar-lhe uma luz sobre a questão, mas saiba que há muito o que ser dito.
Resumindo, o psicopedagogo estuda a construção do conhecimento do individuo, e principalmente alunos de inclusão e ou com necessidades especiais. Esse profissional recebe orientações básicas da área de psicologia para melhorar o relacionamento professor/aluno e quando necessário encaminha a um psicologo, um "mediador," que muitas vezes confundido com o psicologo.Para ser psicologo, é preciso estudar 5 anos, e para lidar com crianças, alem da formação é necessário uma especialização. O pedagogo é um professor com especialização para lidar com individuo em varias etapas do desenvolvimento escolar, normalmente vai da pré escola ao ensino médio.
O trabalho do Psicopedagogo é prevenir e intervir nos processos de aprendizagem humana. Consideramos os aspectos orgânicos, cognitivos, emocionais, sociais e pedagógicos de uma forma ímpar, no qual cada ser é único. Avaliamos transtornos que afetam e causam sofrimento, perdas e prejuízo na aprendizagem, vida diária, vida laboral e emocional dos indivíduos. Já a Pedagogia, estuda métodos e princípios voltados diretamente para a educação. O Profissional estará apto a atuar na Educação infantil, EF1 ( 1 a 5 ano), supervisão e orientação escolar e na Diretoria de uma Escola. O Pedagogo também poderá atuar em empresas desenvolvendo projetos educacionais como projetos, métodos e sistemas fundamentais para o aperfeiçoamento do funcionário. Espero poder ter ajudado. Boa sorte.
A psicopedagogia está entre a psicologia e a pedagogia, formando um tripé para auxiliar pessoas com dificuldades cognitivas e/ou transtornos facilitando a aquisição de conhecimentos, suas relações e seu avanço cognitivo, ou seja, o psicopedagogo investiga a causa do problema que interfere na aprendizagem e busca as estratégias para que o aluno possa sanar sua s dificuldades e avançar pedagogicamente, como suas relações familiares e interpessoal, melhorando também a auto estima e auto confiança tornando-a mais segura e mais feliz.
A Pedagogia estuda a aprendizagem como um todo e habilita o profissional (pedagogo) a ensinar em escolas, promover orientação escolar e desenvolver projetos pedagógicos para empresas e escolas.
Já a Psicopedagogia é a visão que tem como foco o sujeito que aprende e seus contextos - sua família, sua dinâmica escolar, sua dinâmica emocional, entre outros. Através da psicopedagogia, identificam-se os problemas de aprendizagem e também as falhas metodológicas no ensino, mapeando fatores no contexto do aluno para ajudá-lo a aprender de forma significativa, através de suas potencialidades. O trabalho do psicopedagogo institucional e clínico é melhorar o laço do aluno com seu processo de aprendizagem, envolvendo família, escola e aluno em um processo integrado e eficaz.
Olá! O psicopedagogo tem como campo de estudo a aprendizagem, buscando perceber como o sujeito aprende ou porque motivo ele não está aprendendo, investigando diferentes aspectos, como por exemplo as questões afetivas, cognitivas, sociais, emocionais, pedagógicas, motoras, etc. Fazendo assim uma investigação ampla e acurada sobre o sujeito em uma perspectiva global . O pedagogo busca através de métodos e técnicas fazer com que os sujeitos aprendam, trabalhando diretamente com os processos de ensino e aprendizagem, podendo atuar do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental 1 e também em espaços não escolares.
O pedagogo e o psicopedagogo trabalham na área da aprendizagem, o primeiro com metodologias mais especifica para os estudantes aprender e se apropriar dos assuntos dos quais tem mais dificuldades, quando precisam de um suporte mais especifico devidos a fatores emocionais ou a dislalia ou dislexia, o psicopedagogo é mais indicado para intervir de forma mais adequada na superação de tal dificuldade.
Olá...
Pedagogia é uma graduação e psicopedagogia é uma especialização. Tanto psicólogos, como pedagogos está habilitado para o curso.
Abraços!
A pedagogia é a ciência que estuda os métodos e princípios aplicados exclusivamente no processo da educação. Os pedagogos são incumbidos de solucionar problemas de aprendizagem que estão relacionados ao desenvolvimento de crianças e jovens.
É dos profissionais da pedagogia, ainda, a missão de identificar as dificuldades e carências individuais, a fim de adaptar os melhores métodos para aqueles alunos em especial.
Já podemos definir a psicopedagogia como o ramo que aplica os recursos da psicologia durante os processos de aprendizagem. Com isso, aumenta a eficácia dos princípios que norteiam a pedagogia.
A psicopedagogia é o segmento responsável por analisar como os seres humanos constroem o conhecimento. Depois de identificar as etapas desse processo, o psicopedagogo escolhe as melhores estratégias e ferramentas para favorecer o aprendizado.
A pedagogia é o estudo dos processos de aprendizagem, sejam eles quais forem. A psicopedagogia lida mais com o desenvolvimento das instâncias psicológicas, como a memoria, a personalidade, a cognição, e a atenção.
Sua pergunta é muito comum. Ate porque são áreas parecidas. A pedagogia é a ciência que estuda os métodos e princípios aplicados exclusivamente no processo da educação. Os pedagogos são incumbidos de solucionar problemas de aprendizagem que estão relacionados ao desenvolvimento de crianças e jovens, no processo escolar
A psicopedagogia já é o ramo que aplica os recursos de outra profissão, que é a psicologia, durante os processos de aprendizagem. O Psicopedagogo une os serviços da psicologia com o da pedagogia. Com isso, se aumenta a eficácia dos princípios que norteiam a pedagogia e toda a aprendizagem.
A psicopedagogia é o segmento responsável por analisar como os seres humanos constroem o conhecimento. Depois de identificar as etapas desse processo, o psicopedagogo escolhe as melhores estratégias e ferramentas para favorecer o aprendizado. Muito obrigada pela sua pergunta.
Além de tudo que foi dito, é importante marcar que a Pedagogia é graduação e a Psicopedagogia é uma especialização. Sendo que tanto um pedagogo, quanto um psicólogo, são elegíveis a cursar a Psicopedagogia.
São diferentes áreas de atuação, porém uma não dispensa a outra, no sentido do respeito com a pessoa humana dentro do ciclo de aprendizagem. Pedagogia é uma graduação e psicopedagogia é uma especialização. ... A pedagogia é a ciência que estuda os métodos e princípios aplicados exclusivamente no processo da educação. Os pedagogos são incumbidos de solucionar problemas de aprendizagem que estão relacionados ao desenvolvimento de crianças e jovens. É importante ressaltar que a psicopedagogia como complemento é uma ciência nova que estuda o processo de aprendizagem e dificuldades, muito tem contribuído para explicar a causa das dificuldades de aprendizagem, pois tem como objetivo central de estudo o processo humano do conhecimento: seus padrões evolutivos normais ...
A pedagogia é a ciência que estuda os métodos e princípios aplicados exclusivamente no processo da educação.
A psicopedagogia é o segmento responsável por analisar como os seres humanos constroem o conhecimento.
Pedagogia é um profissional para a educação infantil no ensino fundamental do primeiro ao quinto ano.

Psicopedagogia é um profissional que vai auxiliar nas dificuldades escolares nos processos do aprendizado.
A Pedagogia está relacionado ao estudo dos métodos e processo voltados exclusivamente para o processo da educação. Os pedagogos são profissionais da educação que lidam com os
problemas de de aprendizagem apresentados o desenvolvimento de crianças e jovens.
A psicopedagogia é um ramo da pedagogia que trata das dificuldades apresentadas no processo cognitivo, como memoria, atenção, raciocínio, etc.
A pedagogia e Psicopedagogia apesar de serem áreas a fins, há diferença entre elas. O Pedagogia tem como finalidade dar suporte didático aos professores, bem como para o aluno como mediador da aprendizagem, utilizando ferramentas didático pedagógicas e estratégias que ajudem o sujeito aprendiz APRENDER, porém quando esse profissional percebe algumas dificuldades mais complexas no processo de aprendizagem esse é responsável por encaminhar o aluno a um profissional da Psicopedagogia. pois é esse profissional habilitado para dar tanto suporte institucional aos profissionais da educação quanto suporte clinico a fim de avaliar e acompanhar o sujeito aprendiz a desenvolver de forma eficaz no processo de aprendizagem e potencializar suas habilidades cognitivas.
Olá! A pedagogia é a ciência que estuda os métodos e princípios aplicados exclusivamente no processo da educação. ... A psicopedagogia já é o ramo que aplica os recursos de outra profissão, que é a psicologia, durante os processos de aprendizagem. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Resumindo a resposta podemos dizer que a pedagogia é uma graduação e habilita para o ensino, e a psicopedagogia é uma especialização para lidar com os aspectos da psi.
A pedagogia é uma graduação, na atuação o pedagogo foca no processo de aprendizagem. Já a Psicopedagogia é uma especialização da pedagogia, na atuação o psicopedagogo estará tendo também essa atenção sendo que buscando identificar o processo intrínseco da aprendizagem.