Tenho uma aluna de 5 anos e tem dificuldades na psicomotricidade, não escreve nenhuma letra e numero,

18 respostas
Tenho uma aluna de 5 anos e tem dificuldades na psicomotricidade, não escreve nenhuma letra e numero, qual terapia ou tratamento é aconselhado recomendar para a familia nas dificuldades de aprendizagens?
Nesse caso, em primeiro lugar um Fonoldiólogo pode fazer alguns testes e ter um diagnóstico preciso, o pedagogo também tem conhecimento para esse encaminhamento.
Mas um Fono é o mais aconcelhado. A terapia com Psicólogo vai ajudar também a detectar caso acha algum outro problema que esteja impedindo esse desenvolvimento. Um Psicólogo infantil acho importantíssimo também.

Att
Dra. Sayonara Machado

Há a expectativa da família e da instituição de ensino, temos de escutar a criança também. Um bom psicanalista conversará com os pais e com a instituição para aí sim, iniciar com a criança. O psicodiagnóstico é importante como disse a colega acima, para o encaminhamento adequado.
Minha experiência de 38 anos com crianças em situações escolares diversas afirma que o fato desta criança ainda não fazer números e letras aos 5 anos pode não significar nada e pode significar alguma situação especial. Ela está em desenvolvimento. Como ela está na escola de forma geral? Brinca, se interessa? Tem que ver a criança como um todo. Uma boa professora experiente em alfabetização e atenta saberá dar um bom parecer. Nem tudo é patologia. A escola tem serviço de psicopedagogia?
É importante fazer uma avaliação psicopedagógica para tirar dúvidas encaminhando assim, para um especialista como neurologista, fono, psicólogo entre outros.
Penso que é melhor procurar um psicopedagoga(o) e também um Neurologista. O psicólogo viria depois dessas especialidades.
Abraços,
Roger Tonon
A conduta a adotar com uma criança de 5 anos, como psicólogo, seria o psicodiagnóstico, que daria uma visão previa da real dificuldade dessa criança, se é que ela apresenta alguma, para então traçar um plano de ação e iniciar um acompanhamento multiprofissional se necessário
Olá , essa criança necessita inicialmente de uma valiação neuropsicológica onde será avaliado as suas funções cognitivas , após um acompanhamento com uma psicomotricista para estimular a habilidade
Bom dia, acredito que o mais indicado nesse momento seria fazer uma avaliação com um neurologista, que a partir desse ponto, se necessário, ele irá encaminhar a criança para outros tratamentos eficazes com outros profissionais tais como um psicólogo, TO, fono, dentre outros que achar necessário. Se achar conveniente pode encaminha-lo a um psicólogo inicialmente também, pois a partir dali ele dará outros encaminhamentos necessários. Espero ter te ajudado.
Abraços.
Olá, primeiramente converse com os pais com intuito de saber se eles percebem alguma dificuldade também. Seria importante indicar os pais buscarem um psicanalista. Dessa forma a criança vai ter um espaço que possa se expressar mesmo que seja pelo brincar. E o psicanalista poderá juntamente com a família ver se precisa incluir outros profissionais no tratamento. Espero ter ajudado.
Olá. Nesse caso é importante conversar com os responsáveis pela criança para compreender nível educacional e cultural da família; além de buscar informações a respeito da frequência e qualidade de estimulação da criança no ambiente familiar. Diante disso, seria importante uma avaliação multidisciplinar para determinar se tais dificuldades são significativas do ponto de vista de marcos do desenvolvimento e de quais propostas terapêuticas a aluna em questão se beneficiaria nesse momento. Uma avaliação neurológica, fonoaudióloga e uma avaliação neuropsicológica poderiam dar um direcionamento inicial e responder algumas das questões colocadas acima. Me coloco a disposição para maiores esclarecimentos. Boa sorte!
Psicopedagoga e/ou psicóloga infantil podem fazer a avaliação e encaminhamentos para outros profissionais a partir do resultado obtido.
Lembrando que cada criança tem seu próprio processo de aprendizagem.
As dificuldades relacionadas a aprendizagem são bastante complexas. Seria muito importante realizar um psicodiagnóstico inicial nos contextos, físico e emocional, pois poderemos detectar dificuldades na dinâmica familiar ou questões nas funções cerebrais, podendo a partir dos 6 anos ser encaminhada para uma avaliação neuropsicológica, na qual a criança poderá ser encaminhados os profissionais mais adequados a analisar o problema, focando deste modo o tratamento.
Os distúrbios psicomotores na criança podem aparecer em diversas situações que envolvam transtorno emocional e afetivo, causando dificuldades de aprendizagem. Seria interessante um trabalho com um profissional que atue na educação psicomotora, como também fazer uma avaliação neuropsicológica e definir um plano de ação envolvendo outros profissionais.
Olá
Com 5 anos é prematuro a afirmação de dificuldade de aprendizagem formal/escolar. Todo o processo psicomotor envolvido na aprendizagem da escrita é lento e requer paciência, estímulo e repetições. O desempenho se dá de forma crescente e algumas crianças são mais rápidas que outras. O contexto que esta criança traz familiar também é importante, pois como os pais cuidam dela contribuem em como sua psicomotricidade é demandada. Caso haja evidências alarmantes em que as situações de aprendizagem não tenham efeito, é importante uma avaliação neuropsicológica para encaminhamentos conforme necessidade a tratamentos em psicomotricidade, psicopedagógico, fonoaudiológico ou psicoterapêutico.
Crianças com dificuldades de aprendizagens podem ter várias causas. Existem também vários tratamentos possíveis. A avaliação neuropsicológica pode dizer por que a criança apresenta dificuldades. A partir da avaliação neuropsicológica, a partir das dificuldades e as potencialidades da criança poderemos então indicar os tratamentos profissionais que mais se enquadram as demandas da criança, profissionais como o psicopedagogo, fonoaudiólogo, psicólogo e neuropsicólogo podem contribuir muito para esta aprendizagem.
Olá. Encaminhe para um neuropsicólogo. Atenciosamente
Olá, seria importante a primeiro momento um acompanhamento psicopedagógico, pois nem sempre envolve uma patologia específica. O desenvolvimento infantil tem marcos mas cada criança pode apresentar sua maturidade de forma diferenciada. Importante conversar com os pais e verificar como está o comportamento da criança em casa, com os familiares e com os amiguinhos. Caso seja necessário, poderá encaminhar os pais para uma orientação psicológica também. Espero ter ajudado!
Olá! Inicialmente, o mais indicado é uma avaliação com um neuropsicólogo. Um abraço!