Tenho uma aluna de 5 anos e tem dificuldades na psicomotricidade, não escreve nenhuma letra e numero, qual terapia ou tratamento é aconselhado recomendar para a familia nas dificuldades de aprendizagens?
 Sayonara Machado
Sayonara Machado
Psicólogo
Rio de Janeiro
Nesse caso, em primeiro lugar um Fonoldiólogo pode fazer alguns testes e ter um diagnóstico preciso, o pedagogo também tem conhecimento para esse encaminhamento.
Mas um Fono é o mais aconcelhado. A terapia com Psicólogo vai ajudar também a detectar caso acha algum outro problema que esteja impedindo esse desenvolvimento. Um Psicólogo infantil acho importantíssimo também.

Att
Dra. Sayonara Machado

Prof. Maria Alice M. Bampi
Prof. Maria Alice M. Bampi
Psicopedagogo
Florianópolis
Minha experiência de 38 anos com crianças em situações escolares diversas afirma que o fato desta criança ainda não fazer números e letras aos 5 anos pode não significar nada e pode significar alguma situação especial. Ela está em desenvolvimento. Como ela está na escola de forma geral? Brinca, se interessa? Tem que ver a criança como um todo. Uma boa professora experiente em alfabetização e atenta saberá dar um bom parecer. Nem tudo é patologia. A escola tem serviço de psicopedagogia?

Dr. Robson Duarte
Dr. Robson Duarte
Psicanalista, Psicólogo
Belo Horizonte
Há a expectativa da família e da instituição de ensino, temos de escutar a criança também. Um bom psicanalista conversará com os pais e com a instituição para aí sim, iniciar com a criança. O psicodiagnóstico é importante como disse a colega acima, para o encaminhamento adequado.

Olá! Como psicóloga infantil, aconselho fazer um psicodiagnóstico, para detectar a necessidade real da criança e poder encaminhá-la ao profissional indicado.
Estou á sua disposição!

 Rosemeire Cheban da Silva
Rosemeire Cheban da Silva
Psicopedagogo
São Bernardo do Campo
É importante fazer uma avaliação psicopedagógica para tirar dúvidas encaminhando assim, para um especialista como neurologista, fono, psicólogo entre outros.

 Aline Costa Simões
Aline Costa Simões
Psicopedagogo
São Paulo
É necessário fazer uma avaliação global dessa criança pra compreender de onde vem a dificuldade na escrita de numerais e letras aos 5 anos. Lembro que aos 5 anos de idade muitas crianças ainda fazem espelhamentos, por isso, as letras e numerais não são escritos perfeitamente como pessoas alfabetizadas fazem. Há alguma dificuldade motora. Esta criança tem alguma dificuldade para segurar o lápis para a escrita, por exemplo? Ela consegue caminhar normalmente? Necessitaria fazer uma avaliação psicopedagógica e psicomotora pra responder as causas desta queixa apresentada. Lembro que crianças de 5 anos não tem que estar alfabetizadas na fase alfabética, portanto muitos fatores devem ser considerados na avaliação psicopedagógica desta criança.
Coloco-me à disposição para uma avaliação.

Dr. Roger Tonon
Dr. Roger Tonon
Psicólogo
Curitiba
Penso que é melhor procurar um psicopedagoga(o) e também um Neurologista. O psicólogo viria depois dessas especialidades.
Abraços,
Roger Tonon

Especialistas em Anamnese Psicopedagógica

Claudia Grass

Claudia Grass

Psicólogo, Psicopedagogo

Niterói

Agendar uma visita
Jumiraci Andrade

Jumiraci Andrade

Psicopedagogo, Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Marcia Aparecida Santos Restolho

Marcia Aparecida Santos Restolho

Psicólogo, Psicanalista

São Paulo

Agendar uma visita
Tânia Diniz

Tânia Diniz

Psicólogo

São Paulo

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 3 perguntas sobre Anamnese Psicopedagógica

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.